Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar

Quem é a Moxileira?

Bia e Pietro: o mesmo emprego e a mesma paixão

Olá, moxileiros!

Me chamo Beatriz (@biasga), ou Bia/Bea, e sou formada em Ciências da Computação pela UNESP, tendo abandonado minha carreira em regime CLT e trabalhado como desenvolvedora web autônoma desde 2017. 🙂️

Em 2014, conheci o Pietro (@victorpietrom), ou Victor/Vitão para alguns, e namoramos desde então. Moramos no interior do estado SP, em cidades diferentes (Jaú/SP e Itapira/SP), então estamos bem acostumados a enfrentar estradas há mais de uma década para nos vermos.

Criamos a agência nectho pela qual trabalhamos remotamente. Sim, além de compartilharmos a mesma paixão de viajar e nossas próprias vidas, também nos formamos na mesma faculdade (e curso) e trabalhamos juntos desenvolvendo sites. Sendo esse um trabalho flexível e remoto, agora conseguimos trabalhar até mesmo durante as nossas viagens, diminuindo o problema comum e recorrente de escassez de datas para viajar.

Eurotrip 2023
Nosso estilo de viagem

Gostamos de fazer roteiros completos (para não dizer malucos 😂️), tentando visitar todos os cantinhos das cidades as quais visitamos. Buscamos conhecer o máximo de lugares possíveis em uma mesma viagem, visto que geralmente não voltamos tão cedo para lá.

📌️ Assim, em viagens futuras conseguimos passar mais rapidamente (e seletivamente), conhecendo as atrações que faltaram. É também uma ótima desculpa para viajar uma segunda vez até o destino e ver tudo que não deu para ver na primeira vez, além de curtir com mais calma o que gostamos. Entretanto, a prioridade por enquanto é sempre pisar em novos lugares e ter novas experiências.

Ao mesmo tempo que incluímos milhões de pontos nos nossos roteiros, tentamos economizar muito nas viagens – a ponto de não almoçar na maior parte dos dias e de evitar restaurantes – o estômago até diminui de tamanho e a fome nem vem 🤣️. Evidentemente deve haver um equilíbrio com isso, e priorizamos experimentar a culinária local, especialmente em restaurantes que os próprios locais frequentam, bem como barraquinhas de rua.

🤑️ Alguns amigos nos chamam de “muquiranas” (desde criança escuto isso), e nos divertimos com o apelido. Preferimos dizer que temos prioridades. Enquanto algumas pessoas gastam com roupas, festas caras e coisas que não somos tão apegados, optamos por sempre ter alguma passagem comprada e viagem marcada. Também usamos várias estratégias que nos permite economizar e gastar muito menos durante as viagens, e, com isso, conseguimos viajar com mais frequência.

Salar de Uyuni (1)
minimalismo e paixão por acampar...

Tenho tentado praticar o minimalismo, e cheguei até a abrir um brechó em alguns marketplaces para vender algumas coisas minhas com o sonho de ter somente o básico e que caiba tudo em uma mala algum dia. O namoro à distância traz dificuldades em fazer e desfazer malas todo mês, e precisei me adaptar a isso.

Com o passar do tempo, venho buscando diminuir a quantidade de coisas que uso e preciso. Essas estratégias não se limitam à vida pessoal, e usamos e abusamos delas nas viagens que fazemos, principalmente em travessias, onde passamos duas semanas com apenas uma cargueira e poucas peças de roupas.

⛺️ Amamos acampar, apesar de não ir com a frequência que gostaríamos. Esse estilo de viagem nos ensinou muito sobre viver com o básico e a dar valor a tudo o que temos quando chegamos em casa, tanto na questão do conforto das nossas camas e banheiros, quanto da fartura dos almoços em família e coisas como um simples banho quente. Também nos damos conta da quantidade de itens materiais que temos e não precisamos, além de nos conscientizarmos sobre os muitos privilégios que tivemos a felicidade de ter.

Serrania de Hornocal Jujuy Argentina Cerro de 14 colores.jpg (3)
Sonhos e objetivos

Um de nossos maiores sonhos é de um dia ter um motorhome para sair viajando pelo mundo – aquele roteiro clichê de descer até Ushuaia e ir subindo até o Alaska. Por enquanto, nós dois temos famílias saudáveis aqui no Brasil e buscamos aproveitar essa companhia enquanto podemos, passando mais tempo com eles.

💫️ Enquanto isso, fazemos periodicamente tanto viagens curtas de um final de semana, até viagens mais longas, chegando a passar de um mês de duração. Quando tivermos a oportunidade de executar nossa “Grande Viagem“, a ideia é já ter conhecido vários desses pontos isoladamente, o que deve nos ajudar a “agilizar” e otimizar esta jornada. Mas, tanto comprar um motorhome como mantê-lo demanda bastante dinheiro, então até lá vamos sonhando e nos planejando.

Salinas Grandes Jujuy Argentina (1)
Nossa experiência e motivação

Os roteiros das nossas viagens são cuidadosamente montados por mim e pelo Pietro. Planejamos cada detalhe, calculando da melhor maneira possível o tempo para aproveitar ao máximo cada lugar que visitamos, e levando em consideração várias coisas que costumam passar batido por outros viajantes. 🧐️

Desde a ida até o aeroporto e a volta para casa, até o local que vamos guardar as malas ou estacionar. Sabemos que nem sempre tudo sai conforme o planejado – imprevistos como chuvas, atrasos de terceiros e cansaço podem surgir no caminho. É por isso que a resiliência mental é essencial para esse estilo de vida, e no estoicismo encontramos ensinamentos e sabedoria que ajudaram a nos fortalecer nesse sentido.

De qualquer maneira, sempre buscamos executar nossos roteiros da melhor maneira possível e aproveitar ao máximo cada oportunidade que temos de explorar novos destinos.

Aqui no blog Moxileira e em nosso Instagram, compartilhamos não apenas os melhores lugares para visitar, mas também estratégias para economizar dinheiro durante a viagem.

💸️ Acredito (de verdade) que é possível desbravar o mundo com uma abordagem inteligente, aproveitando ofertas, pesquisando opções acessíveis, tirando proveito de promoções, montando roteiros otimizados e abrindo mão de algumas coisas supérfluas que fazem toda a diferença. Decidimos tornar o Moxileira nosso principal trabalho e a nossa missão é ajudar você a explorar o desconhecido sem esvaziar sua carteira.

Ao acompanhar o Moxileira, espere encontrar dicas valiosas para aproveitar ao máximo cada destino, descobrir lugares escondidos e experiências autênticas. Além disso, compartilhamos insights sobre como gerenciar seu tempo e energia durante as viagens, levando em consideração os imprevistos que podem surgir no caminho.

Prontos para explorar o desconhecido de forma inteligente? Junte-se a nós e nos acompanhe nas redes sociais! 🥰️

Onde nos acompanhar

Siga-nos também nas redes sociais

Nossos serviços

Um pouco do que fazemos para juntar dinheiro e viajar

Para onde já fomos?

Mapa interativo e linha do tempo
Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!