Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
Manhã de diversidade cultural em Foz do Iguaçu: Templo Budista e Mesquita

Manhã de diversidade cultural em Foz do Iguaçu: Templo Budista e Mesquita

Viagem em 14 de março de 2023
Compartilhe esse post

Olá aventureiros!

Depois de um dia de exploração em Ciudad del Este durante nossa viagem para Foz do Iguaçu, em março de 2023, ainda tínhamos uma manhã e começo de tarde livres na cidade de Foz e é claro que não iríamos desperdiçar esse tempo.

Sendo assim, aproveitamos nossas últimas horas para visitar duas atrações famosas da cidade, o Templo Budista e a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, bem como outros lugares nos arredores.

🇧🇷️ Clique aqui para entrar em nosso grupo gratuito de WhatsApp sobre destinos nacionais!

Confira também os relatos dos outros dias desta viagem: visitamos as cataratas, fomos para Puerto Iguazú e conhecemos as cataratas do lado argentino, fizemos o passeio panorâmico da Usina de Itaipu e exploramos Ciudad del Este pela primeira vez. E, aqui, o roteiro completo de 5 dias.

Já ouviu falar na “rua mais bonita de Foz do Iguaçu”? Continue lendo!

Dia 6: O que fazer em uma manhã/tarde em Foz do Iguaçu

Foram vários dias agitados, mas precisamos desacelerar o ritmo no último dia de nossa viagem. Nosso transfer para o aeroporto passaria no hotel às 16h, sendo o voo às 18h, então tomamos um café reforçado, fizemos o checkout no hotel, deixamos nossas mochilas lá e voltaríamos mais tarde para pegar o transfer.

Conhecemos um casal muito simpático na recepção do hotel e descobrimos que estavam ali pelo mesmo pacote do HURB que o nosso (ganharam de presente da filha). Ainda que fosse o mesmo pacote, eles não ganharam o transfer de ida e volta como nós, mas ganharam as entradas para as cataratas – se eu pudesse escolher, preferiria essa opção 😅️, o ônibus circular para o aeroporto é baratinho.

Também haviam feito o checkout e estavam com a manhã livre, e, como estavam sem planos, convidamos eles para nos acompanhar. Então logo dividimos um Uber e, por volta das 11h da manhã (sim, saímos bem tarde), chegamos no famoso templo budista.

Nosso quarto no Hotel Smart Iguassu. O café da manhã é excelente!

Visita gratuita ao Templo Budista Chen Tien

A entrada é gratuita e não controlada. Ao lado do portão fica um fotógrafo oferecendo seus serviços para todos os visitantes. Então seguimos em frente, já conseguindo avistar um Buda gigante que é a primeira escultura do templo e provavelmente onde você mais vai tirar foto.

Passando por esse Buda, há outras esculturas menores pelo gramado, tudo muito detalhadamente lindo e bem feito, além de, do outro lado, ter uma vista para a Ciudad del Este, no Paraguai.

Esse é talvez o maior Buda do templo, e em volta dele tem outras esculturas menores. Há uma vista legal do Paraguai

Seguindo adiante, há um pátio grande rodeado por dezenas de esculturas enfileiradas, e ao fundo outra escultura relativamente grande que não se pode chegar perto, mas também um ótimo lugar para fotos.

À esquerda desse pátio fica o templo, onde não se pode tirar fotos de dentro. Ali ficam dezenas de imagens de Budas e alguns cartões postais com fotos do templo, além de velas e esculturas douradas.

Esculturas no pátio do templo budista em Foz do Iguaçu. É proibido tirar fotos de dentro do templo, onde estão belíssimas esculturas

Saindo do templo, há outro pátio menor em frente a ele, com a escultura da imagem sagrada do Buda Śākyamuni deitada de lado e apoiando em sua mão, muito disputada pelos visitantes para fotos. Além disso, são várias outras esculturas dispersas pela propriedade. É um local muito tranquilo, silencioso e contemplativo, sem dúvidas a visita vale a pena. Ao todo ficamos cerca de 45 minutos no templo.

Buda Śākyamuni e outras esculturas

Há banheiro no local com belas frases e citações escritas nas paredes, bem como uma lojinha de souvenirs temáticos do parque: budinhas, elefantinhos, incensos e até um livro guia para a visitação. Não compramos nada e nos encontramos com o casal novamente para pegar um Uber para a mesquita, nossa próxima atração.

A parede do banheiro é uma exposição com belas frases. Também há vários souvernirs na lojinha

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab e doceria Albayan: influência árabe em Foz do Iguaçu

Foram cerca de 15 minutos para ir do templo budista até a mesquita de Uber. Nossa ideia era entrar e conhecer o local de culto dos islâmicos, mas descobrimos que a entrada recentemente se tornou paga (R$ 30 em março/2023) e, de qualquer maneira, estava fechada para o almoço (chegamos às 12:05). Vê-la por fora já foi legal, mas aparentemente o local estava em reforma.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab. Enquanto estávamos na região, pudemos ouvir algumas preces através de caixas de som externas

Vendo a cena de todos nós abandonados do lado de fora da visita, duas moças nos coagiram desesperadamente a conhecer a loja delas do outro lado da rua, a qual também estava prestes a fechar para o almoço, e entramos rapidamente na Kapadokya, uma loja de artesanatos e doces árabes, com uma grande variedade de produtos a preços relativamente interessantes.

Kapadokya, loja de artesanato e doces árabes, na calçada oposta à mesquita

Compramos alguns ímãs que estavam em promoção (inclusive, muitas coisas da loja estavam em promoção) e fomos para a loja vizinha, a qual havíamos anotado para conhecer: trata-se da doceria Albayan, muito tradicional na cidade e que oferece um buffet com diversos doces típicos da culinária árabe.

Você vai percorrendo a bancada e pedindo para irem adicionando os docinhos no prato, e tem uma plaquinha com o valor por kg de cada um. São muitas opções, principalmente de folhados, e o ingrediente principal que percebemos é a presença de pistache na maioria dos docinhos.

Eles também servem um café árabe que o sabor é muito diferente – extremamente forte, com gosto de planta/terra e que o pó fica decantado no fundo da xícara -, mas gostamos. No fim, perdemos um pouco o controle e saiu “caro”, cerca de R$ 45, mas a experiência foi muito legal e diferente, sem dúvidas vale a pena experimentar um pouco dessa culinária.

Doceria Albayan. O pistache é bem presente nessa gastronomia, e achamos tudo delicioso!

Nosso casal de amigos estava almoçando esfirras e tabule em um restaurante ao lado chamado Caminhos da Síria, enquanto nós comemos alguns palmitos sentados na calçada. 🤣️

Ainda assim, recomendo fortemente que experimentem pelo menos as famosas shawarmas. No dia anterior, comemos esse famoso sanduíche árabe e nos surpreendemos.

Experimentamos as shawarmas na Shawarmaria Siriana, que fica no centro de Foz do Iguaçu

Avenida Pedro Basso, a mais bonita de Foz do Iguaçu

O Renato, que conhecemos no dia anterior, havia nos recomendado uma rua que supostamente teria o título de “mais bonita de Foz”. Como ainda era 13h, perguntamos ao casal se gostariam de ir conosco, e fomos a pé. Ficava a menos de 1 km de distância, andamos cerca de 15 minutos e, chegando no local, ficamos um pouco confusos para entender qual era a tal rua, pois na verdade é uma avenida. 

Trata-se da Avenida Pedro Basso, que realmente é bem arborizada, mas estava lotada de carros e parecia uma rua bonita – mas nada fora do normal. Nos lembrou bastante a Avenida General Flores, em Colonia del Sacramento, e também as avenidas de Mendoza. Imagino que sem os carros ela fica bem mais bonita, e no Google realmente encontrei fotos impressionantes de lá.

Avenida Pedro Basso, arborizada e bonitinha

Passada rápida pela Feira Iguaçu e brechós de Foz do Iguaçu

Por fim, pedimos um Uber dali mesmo e voltamos para o hotel. Nos despedimos de nossos amigos, que não estavam no mesmo transfer e pegaram um Uber para o aeroporto mais cedo para despachar algumas malas, e demos uma última volta ali pelo centro, aproveitando que ainda havia tempo (era 14h30) e não havíamos percorrido a Avenida Brasil à tarde com a maioria das lojas abertas.

Passamos por alguns brechós e pela Feira Iguaçu, que são várias barraquinhas bem simples, com vendedores simpáticos e souvenirs a preços muito melhores do que os encontrados em outras lojas ali pelo centro. Compramos alguns chaveiros e ímãs e retornamos ao hotel para pegar nosso transfer até o aeroporto, às 16h.

Muitas lojinhas e barraquinhas na Feira Iguaçu. Um bom lugar para comprar souvenirs e lembrancinhas de Foz do Iguaçu

LoungeKey no aeroporto de Foz do Iguaçu: salas The Lounge Cataratas e Advantage VIP Lounge

Foram cerca de 40 minutos saindo da Avenida Brasil até chegar no aeroporto, pois a van passou em outros hotéis para pegar mais pessoas. Fizemos o check in online e não havia nenhuma bagagem para ser despachada, então passamos pelo raio-x e já seguimos direto para a sala The Lounge Cataratas.

É uma sala bem pequena mas tinham alguns salgados, cafés deliciosos e um cardápio a la carte com saladas, prato de frios, sopas, macarrões e sucos – claro, tudo à vontade. O Pietro pediu um suco só para ver como era o serviço e chegou bem rápido, estava muito bom.

Sala The Lounge Cataratas, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Depois ainda entramos rapidamente na Advantage VIP Lounge, aproveitando que o cartão possui entradas ilimitadas nas salas. É maior e parecia ter opções melhores de comida, mas ficamos apenas cerca de 10 minutos na sala pois o embarque já havia começado e para lá fomos nós.

Sala Advantage VIP Lounge Foz, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Ao embarcar ainda pudemos ver esse incrível arco-íris, o qual dava a impressão de que surgia da entrada do avião.

O tempo estava fechado e chovendo em vários trechos do voo. Em alguns momentos fomos também presenteados com lindos panoramas da chuva caindo em algumas regiões e com o show à parte das nuvens.

O Pietro é viciado em contemplar nuvens 😂️

Bleriot Bar & Lounge: usando o LoungeKey no desembarque em Guarulhos

Aterrisando no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, ainda aproveitamos para passar no Bleriot Bar & Lounge. Antes da viagem, não sabíamos que era possível usar os benefícios dos cartões no desembarque (desde que você ainda esteja na área de embarque), achávamos que servia apenas para o embarque, então imagine nossa felicidade em chegar no restaurante e receber os créditos para usar.

Toda vez que passamos lá, fazemos um pedido diferente pois queremos experimentar e “zerar” o cardápio. Dessa vez pedimos uma pizza e uma porção de iscas de frango. No entanto, nosso ônibus sairia em menos de uma hora, e começamos a ficar muito apreensivos.

Explicamos a situação para a garçonete (pois, ao nos sentarmos, ela disse que daria tempo), pedimos para embalar os pedidos para viagem – sim, saímos do aeroporto e subimos no ônibus carregando nossas mochilas, um drone, uma pizza e uma porção de iscas de frango! 😁️

Bleriot Bar em Guarulhos

Considerações finais: 5 dias em Foz do Iguaçu

E essa foi nossa viagem para Foz do Iguaçu em março de 2023! Foram dias muito bem aproveitados, sem desperdiçar tempo e conhecendo o máximo de coisas possíveis:

Cada dia dessa viagem foi super especial e completo!

O que você teria feito de diferente? Deixe nos comentários abaixo, vamos adorar saber outras ideias de roteiro. Em breve, estaremos lançando um post compilando esse roteiro para que você possa seguir com mais facilidade.

Não deixe de conferir abaixo também todos os valores gastos durante esse dia, bem como os destaques em nosso Instagram. 

🇧🇷️ E, claro, de entrar em nosso grupo de destinos no Brasil – é grátis!

Até a próxima!

Vídeos e fotos nos destaque do Instagram

Quanto gastamos no último dia em Foz do Iguaçu?

R$ 231,87

Despesas aproximadas por pessoa

  • Pacote R$ 89,76

    Aéreo + Hospedagem de 5 dias (R$ 448,80) / por dia

  • Transporte R$ 87,01

    Uber em Foz, Uber em Campinas, Campinas > Itapira

  • Alimentação R$ 22,60

    Docinhos árabes

  • Extras R$ 32,50

    Souvenirs Foz

Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!