Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️
Passeio de 4 Dias no Salar de Uyuni, Bolívia

Passeio de 4 Dias no Salar de Uyuni, Bolívia

Viagem em 5 de dezembro de 2023
Compartilhe esse post

Olá, moxileiros!

Durante nossa passagem pelo Deserto do Atacama em dezembro de 2023, tivemos a oportunidade de conhecer um novo país e realizar um de meus sonhos: explorar o Salar de Uyuni.

Como estávamos um pouco perdidos para fazer esse passeio quando chegamos em San Pedro de Atacama, resolvemos escrever esse artigo contando um pouco mais do que você verá no passeio do Salar de Uyuni. Lembrando que fizemos tudo através de uma agência de turismo local.

🇧🇴 ️Inclusive, temos um grupo no WhatsApp para trocar informações, relatos e experiências sobre essa região – Atacama, Uyuni e Norte da Argentina. Clique aqui para entrar!

Informações e Dicas do Salar de Uyuni

ℹ️ Antes de falarmos mais sobre as majestosas belezas do Salar de Uyuni, vamos tratar sobre algumas perguntas que são feitas com certa frequência. O que é, como chegar, qual a melhor época, quanto custa? Reunimos informações essenciais para garantir que sua aventura neste deserto de sal boliviano seja completa.

O que é Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa)?

Localizado na Bolívia, é um vasto deserto de sal abrangendo mais de 10 mil km² a uma altitude acima de 3.600 metros acima do nível do mar que se destaca como um dos destinos mais extraordinários e famosos da América do Sul. Esta maravilha natural oferece paisagens tão surreais que parecem de outro planeta.

Considerado o maior deserto de sal do mundo, o passeio ao Salar de Uyuni, também conhecido como Salar de Tunupa, não se limita apenas ao mar de sal, mas também inclui uma incrível variedade de atrações ao longo de um trajeto turístico que costuma durar até 4 dias.

🪞️ Além disso, durante o período chuvoso, o Salar se transforma em um espelho d’água, refletindo o céu, as nuvens e até mesmo as estrelas à noite, proporcionando um espetáculo visual inesquecível. Falaremos mais sobre isso nas seções a seguir.

Não tivemos a oportunidade de ver o salar espelhado, mas ele seco não decepcionou!

Qual Altitude se Chega no Passeio do Salar de Uyuni?

Ao embarcar no passeio pelo Salar de Uyuni, espere alcançar altitudes notáveis, atingindo, em alguns trechos, patamares próximos ou superiores a 4.000 metros acima do nível do mar.

A falta de oxigênio pode afetar algumas pessoas acima dos 3.000 metros, manifestando-se como o mal de altitude. Por isso, o recomendado é fazer uma aclimatação gradual antes do início do passeio, além de estar ciente dos possíveis sintomas e dos cuidados necessários para garantir uma experiência mais tranquila. Caso você visite o Deserto do Atacama nos dias anteriores, provavelmente já estará bem aclimatado.

Durante a jornada, as altitudes variam de 3.600 metros a quase 5.000 metros. Algumas das atrações mais famosas incluem:

  • Salar de Uyuni: A planície de sal se estende a uma média de aproximadamente 3.650 metros acima do nível do mar.
  • Ilha Incahuasi (Isla del Pescado): Localizada no centro do Salar, essa “ilha” dominada por cactos eleva-se a cerca de 3.822 metros.
  • Laguna Colorada: Uma das mais lindas e também muito reconhecida por sua tonalidade avermelhada devido às algas, a lagoa está situada a aproximadamente 4.278 metros.
  • Geysers Sol de Mañana: Geralmente considerada a atração mais “alta” dos roteiros para o Salar de Uyuni, esses geysers fascinantes estão localizados uma altitude de aproximadamente 4.850 metros, com impressionantes fumarolas e poças de lama fervente.
  • Laguna Verde: Próxima ao Vulcão Licancabur, essa lagoa possui uma altitude de cerca de 4.320 metros, destacando-se pela cor verde intensa, variável conforme as condições climáticas.

É fundamental ter em mente que essas altitudes são aproximações e podem sofrer variações sutis de acordo com as fontes que você pesquisar.

Como se preparar para o mal de altitude, ou puna, no passeio do Salar de Uyuni?

Para enfrentar o mal de altitude durante o passeio do Salar de Uyuni, é crucial adotar precauções.

  • Aclimatação: A altitude pode causar sintomas como dor de cabeça, náuseas, falta de ar e fadiga. Sendo assim, o recomendado é passar alguns dias em uma cidade de menor altitude antes de ir para o Salar de Uyuni. Desta forma, você permitirá que seu corpo se acostume gradualmente à altitude, além de conseguir entendê-lo melhor. Por exemplo, caso vá para o Deserto do Atacama nos dias anteriores e faça alguns dos passeios, já estará passando por um processo de aclimatação suficientemente bom.
  • Hidratação: Beba bastante água e se mantenha hidratado, pois a altitude pode causar desidratação com facilidade. Bebidas alcoólicas e cafeína podem aumentar a desidratação e, portanto, evitá-las pode ser uma boa ideia.
  • Alimentação: Seu corpo te agradecerá caso faça uma alimentação leve, evitando alimentos pesados ​​e gordurosos, visto que eles podem dificultar a digestão em altitudes elevadas.
  • Medicamentos: Indo além, você pode consultar um médico antes da viagem para obter orientações sobre medicamentos para o mal de altitude, como a acetazolamida. Esses medicamentos podem ajudar a prevenir ou aliviar os sintomas do mal de altitude. No entanto, isso não é, de forma alguma, uma recomendação médica, e você deve sempre consultar um profissional antes de usar remédios.
  • Movimentação: Evitar esforços físicos intensos nos primeiros dias de chegada à altitude elevada dará tempo ao seu corpo para se adaptar gradualmente. É normal perder o fôlego em qualquer caminhadinha de 5 minutos – digo isso por experiência própria. 😮‍💨️
  • Conhecimento local: Sendo muito polêmica e famosa, as folhas de coca são usadas tradicionalmente na região para aliviar os sintomas do mal de altitude. No entanto, esteja ciente do que está consumindo. Muitas pessoas também alegam que não surtem nenhum efeito para solucionar esse problema.

< Breve pausa para publicidade >

Seguro Viagem para o Salar de Uyuni, Bolívia

Já que estamos falando sobre possíveis complicações de saúde causados pela altitude, não se esqueça de incluir um seguro viagem em seus planos. Desta forma, você estará mais bem preparado para lidar com imprevistos, como problemas de saúde, indisposições alimentares ou outros acidentes.

📃️ Com um seguro viagem adequado, você tem acesso a atendimento médico e hospitalar, além de benefícios como retorno antecipado, auxílio por cancelamento de voo e proteção para sua bagagem. Já nos esquecemos de pegar um seguro viagem e tivemos um vôo cancelado. Nem preciso falar do arrependimento, né?

➡️ Compare ofertas e coberturas em nosso parceiro para garantir uma viagem segura e tranquila!

Deserto do Atacama e Salar de Uyuni: A Combinação Perfeita

A fusão entre o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni é uma escolha popular, e com razão. A proximidade geográfica e a logística facilitada entre essas regiões tornam comum a inclusão de ambos os destinos em uma única viagem.

Para quem parte de San Pedro de Atacama, no Chile, há muitas opções de agências turísticas que oferecem esse passeio, que costumam durar de 3 a 4 dias, dependendo se você deseja retornar à San Pedro ou concluir a jornada em Uyuni.

Além disso, o caminho inverso também é possível, com agências saindo da cidade de Uyuni e finalizando o passeio em San Pedro.

Nós fizemos o passeio saindo (e retornando) de San Pedro de Atacama e a experiência foi surreal. Ambos os destinos combinam muito bem, e, já que você está na região, porquê não aproveitar e explorar ambas?