Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
Como conseguir o passaporte italiano – Cidadania Italiana via jurídica sem filas

Como conseguir o passaporte italiano – Cidadania Italiana via jurídica sem filas

Compartilhe esse post

Ciao, moxileiros!

Neste post, vou compartilhar com vocês o meu percurso rumo à obtenção do tão desejado passaporte italiano, atualizações virão à medida que avanço. Deixe esse link salvo nos favoritos do seu navegador para ir acompanhando as novidades do meu processo.

Atualmente, no dia 02/04/2024, meus documentos já estão na Itália, já tenho um juiz designado para o processo e data de audiência marcada. Contudo, chegar até aqui já exigiu a realização de várias etapas, e detalharei cada uma com precisão, proporcionando a vocês um guia completo a seguir.

➡️ Clique aqui para entrar em nosso grupo gratuito de WhatsApp com dicas, passagens e mais! ✈️

Não esperem encontrar aqui um guia genérico sobre cidadania, como tantos outros por aí. Em vez disso, este post se trata de um relato pessoal, destinado a todos aqueles que, assim como eu, desejam conquistar seu passaporte italiano por conta própria, sem a necessidade de assessorias

Lembrando que até hoje, 02/04/2024, eu ainda não consegui o passaporte! Ou seja, posso cometer erros no caminho e, registrarei tudo isso no post, caso aconteça, assim vocês podem evitá-los. O que está escrito a seguir são todos os passos que fiz e por enquanto não tive problemas, acredito estar no caminho certo. É um processo demorado! Comecei no dia 05/06/2023 a ir atrás de tudo.

Atualização das etapas do meu processo

DataEtapa
5 de junho 2023Início das buscas das certidões
24 de junho de 2023Procura do advogado
30 de junho de 2023Contrato fechado com o advogado
Primeiro pagamento ao advogado
4 de julho de 2023Início das emissões das certidões
31 de agosto de 2023Início das retificações das certidões
20 de dezembro de 2023Todas as certidões emitidas e retificadas
Pasta pronta
24 de janeiro de 2024Certidões apostiladas em Brasília e enviadas para a Itália
6 de fevereiro de 2024Certidões traduzidas e enviadas ao advogado na Itália
27 de fevereiro de 2024Advogado entrou com pedido de protocolo no tribunal de Firenze
Segundo pagamento ao advogado
21 de março de 2024Juíza designada
De acordo com o app Giustizia Civile, foi designada a juíza Catarina Condo para o nosso processo
29 de março de 2024Audiência marcada
Recebi e-mail do advogado com a carta da juíza marcando a audiência para 17/06/2025

Primeiros passos

Antes de ler o post, você já deve ter algumas informações em mente…

Por enquanto, esqueça tudo que já ouviu sobre o processo: traduzir, apostilar, assessoria… são coisas para depois!

E principalmente, antes do passaporte, precisamos da cidadania! O passaporte é um documento onde o processo é outro, e só conseguimos depois de nos tornarmos italianos. Vamos com calma.

Descubra se você tem direito à cidadania italiana

Você sabe se tem direito à cidadania? Já ouviu histórias na família onde algum parente veio da Itália?

Se não tiver nenhuma pista, mas desconfiar que sua família veio de lá, a primeira coisa a se fazer é saber qual é a sua linhagem, ou seja, monte sua árvore genealógica com ajuda de parentes ou empresas especializadas nisso. Foque em encontrar quem é o italiano, vulgo o antenato!

Indicação de site para descobrir a sua árvore genealógica: https://www.familysearch.org/

Um bom jeito de descobrir e de tirar dúvidas, além de perguntar para familiares, é entrando em grupos do Facebook e do Whatsapp. Caso você conheça algum familiar que já fez o processo, facilita muito! 

Você pode conferir essas informações emitindo certidões – processo que inevitavelmente já será feito no futuro, porém é algo caro. Com as certidões, você consegue conferir se seus descendentes chegam no italiano que buscamos. Mas lembre-se que muitos nomes mudam quando os italianos vem ao Brasil, então se não tiver muitas informações sobre, pode confundir mais ainda. 

Meu bisavô chamava Amadio na Itália e veio ao Brasil chamando Pedro. Se minha tia não me contasse, eu jamais associaria que o Pedro das certidões é o Amadio da Itália.

Family Search
Site FamilySearch é usado para encontrar árvores genealógicas

Escolha um método para obter a cidadania

Ok! Você tem direito à cidadania. Agora, pesquise as regras e descubra em qual caso o seu se enquadra, pois são muitos específicos levando em consideração o ano que a última mulher na linhagem teve filho, se foi antes ou depois de tal ano… sim, uma confusão, mas precisamos ter certeza antes de começarmos o processo!

Clique aqui para saber quais são os métodos.

Minha árvore genealógica (família Venturini)

Há vários e vários casos específicos sobre o processo da cidadania, então antes de começar a estudar mais afundo, é necessário saber se você tem o direito e se sim, de qual forma seria. O meu caso é via sanguínea (meu bisavô era italiano) e por parte da família da minha mãe. Como eu disse, esse post não será um post genérico, então se seu caso for outro ou com alguma especificidade (tais como filhos nascidos depois de tal ano, etc), procure outra fonte para suplementar o conteúdo desse post.

Sobre o FamilySearch que citei nesse trecho do post, confesso que achei um pouco difícil de mexer por conta de ser vários “perfis” criados por pessoas do mundo todo, se você tiver sorte, algum parente distante ou curioso já irá ter alimentado alguma parte de sua árvore. No meu caso, algumas linhagens por parte de pai já haviam sido cadastradas. Outra coisa que percebi é que, só conseguimos ver pessoas falecidas no site. Então não conseguimos encontrar pessoas vivas na árvore de ninguém, a não ser nossos próprios perfis.

Eu havia começado a pesquisar o processo por parte da família do meu pai, mas como ele é de outra cidade, estava ficando difícil o contato com o cartório de lá. Por sorte, praticamente todas as certidões da linhagem da minha mãe estavam no cartório de minha cidade e, uma tia próxima já havia usado essas mesmas certidões para o processo dela, além de ter feito algumas retificações, o que me adiantaria muito trabalho.

Amadio Venturini (Bisavô – italiano)

Wilson Venturini ()

Maria do Carmo Venturini (Mãe)

Beatriz Venturini (Eu)

O processo é nada mais nada menos que, com os documentos necessários, eu provar a linhagem até o italiano – provar que sou filha de Maria, provar que Maria é filha de Wilson e provar que Wilson é filho de Amadio.

arvore
Minha árvore genealógica - Família Venturini

Vocabulário da cidadania italiana

Confesso que estudando sobre o processo, fiquei um pouco perdida no meio de tantas informações. São muitos casos, muitas palavras em italiano, muitos detalhes específicos que só dificultavam o meu entendimento.

Comune

Como se fossem os pequenos municípios da Itália. Você terá que saber de onde era o seu antenato.

Retificação

Se alguma informação na certidão estiver errada, você precisa “abrir um processo/pedido” no cartório responsável para mudar.

Antenato

É o italiano da sua família de onde você vai começar a linhagem.

"Montar a pasta"

É literalmente pegar todas as certidões e colocar naquela pastinha com plásticos, chamada de pasta catálogo.

61AyakmdyVL._AC_UF894,1000_QL80_
Pasta catálogo onde você vai guardar suas certidões e outros documentos

Apostilar certidão / Apostilamento de Haia

Eu, inocente, imaginei que fosse literalmente apostilar/colocar espiral nas certidões kkkkk jamais façam isso!

No caso da cidadania, apostilar é uma folha com um carimbo que torna o documento válido em outro país.

Apostila-de-Haia-1

Prenotami

É um sistema novo por onde as pessoas se inscrevem para entrar na fila do consulado.

AIRE

É um banco de dados que reúne informações sobre os cidadãos italianos que residem fora da Itália – importante para o ministério de relações exteriores manter um controle dos dados dos cidadãos em outros países.

Tipos de processos para conseguir a cidadania italiana

Eu também achava que para conseguir a cidadania italiana eram somente esperando mais de 10 anos ou indo morar na Itália. Pois saibam que há uma outra maneira que tem o melhor “custo benefício” e é perfeita para quem não quer esperar tanto tempo ou não tem a disponibilidade de se mudar para a Europa.

Repito, esse post será focado em detalhar o meu processo que é por “jure sanguine“, ou seja, sou descendente de italianos e tenho direito à cidadania. Se você pretende ter a cidadania por matrimônio ou por residência, talvez esse post não seja para você.

Cidadania via Consulado (processo administrativo)

Talvez o processo mais conhecido e comum, onde o descendente italiano entra na fila do Consulado Italiano do seu estado ou região, espera ser chamado por alguns (muitos) anos e no dia da convocação, o descendente deve ir ao Consulado entregar os documentos que provam a sua descendência. Não entrarei em muitos detalhes, pois não é o meu caso, já que não teria a paciência de esperar tanto tempo (quem dera eu tivesse feito isso em 2013!)

consolato
Logo do Consulado italiano em São Paulo

Cidadania via comune na itália (processo administrativo)

Provavelmente você conhece ou já ouviu falar em alguém que foi até a Itália obter a cidadania italiana, certo? Esse processo geralmente é para quem sabe falar a língua, tem a disponibilidade e tem pressa. Basicamente você monta a sua pasta, viaja com ela, apresenta na comune e fica preso em uma casa ou apartamento alugado por de 2 a 12 meses – há um vigia conferindo se você está realmente morando lá – até o processo acabar. Também não entrarei em detalhes, pois infelizmente ir morar na Itália por tantos meses sem poder trabalhar lá ficaria um pouco força do orçamento que temos.

Cidadania via judicial contra filas (processo judicial)

Agora sim! Essa foi a minha escolha, já que os outros dois casos não serviam para mim. Se você tem um pouco mais de pressa e um pouco menos de dinheiro, talvez seja a melhor opção para você – lembrando que seu caso deve se encaixar nessa opção.

Resumindo para leigos, você monta a sua pasta no Brasil (reúne seus documentos, traduz para o italiano, apostila as certidões e suas respectivas traduções e envia para o responsável na Itália) e ao invés de ir até a Itália, você contrata alguém para levar na comune e apresentar o caso por você.

Processo via judicial com assessoria

É aí que entram as tão famosas “assessorias” que fazem esse trabalho por você. Entrei em contato com muitas delas, mas depois de pesquisar e perguntar bastante nos grupos, vi que era uma péssima ideia. Muitas delas embutem o preço de tudo no pacote, ou seja, cobram pela pesquisa, cobram pelas traduções, pelos apostilamentos, pelo processo todo… enfim, coisas que conseguimos fazer por conta e bem mais barato.

Também tenho conhecidos tirando a cidadania espanhola que tiveram péssimas experiências com as assessorias – tentam fazer tudo, mas não fazem nada.

Processo via judicial sem assessoria

Tá, mas sem assessoria, quem irá me representar na Itália no processo judicial?

Um advogado italiano!

Gente, eu nem sabia dessa opção. Descobri em grupos do Facebook onde até existe uma lista de advogados confiáveis, além de muitos relatos com feedback de quem já contratou-os. Perfeito!

pexels-andrea-piacquadio-3771097
Encontre um advogado italiano que te ajudará no processo

Tenho direito à cidadania italiana e quero fazer o processo judicialmente! E agora?

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está na mesma situação que eu. Descobriu sua linhagem, descobriu o antenato, escolheu fazer por via judicial e não quer ter gastos com assessoria?

Agora que vai começar o tão falado rombo na carteira kkkk pois temos que encontrar o responsável que irá nos representar no processo. E já adianto: advogados não são baratos!

Fiz o orçamento com vários advogados e todos giram em torno de 2.500 a 3.500 euros. Como podemos fazer para baratear esse custo?

Convidei dois primos para participar – sim, o advogado pode representar você e mais pessoas no processo! – e para minha sorte, eles tinham interesse em obter a cidadania. Também convidei minha mãe e meu irmão (que não topou por conta dos gastos, mas como sou boazinha tô pagando a parte dele, um dia ele me agradecerá – um desperdício ter todas as certidões da linhagem dele e não embutir ele no caso, né?). Meu tio, pai dos meus primos, infelizmente não topou. Lembrando que isso só é possível pois eu, meus primos, meu irmão e minha mãe temos o mesmo antenato, então a linhagem vem do mesmo italiano. Minha prima aproveitou e colocou o filho dela de 2 anos no caso, que geralmente não é cobrado nada extra do advogado. O marido dela não entra no processo pois ele não é descendente do italiano, o caso dele entraria via matrimônio, que são outras regras.

Os preços dos advogados aumentam coisa de 200 a 300 euros por requerente extra, ou seja, conseguimos dividir o valor total em mais pessoas, diluindo por mais da metade do valor do processo. Crianças abaixo de uma idade estipulada pelo advogado não pagam, como é o caso do filho da minha prima.

Abra uma conta na Wise

O melhor cartão para viajar internacionalmente!

Escolha o advogado para o processo judicial para cidadania italiana

Já que vamos gastar um valor alto nessa parte, é algo a se pesquisar muito antes.

Estava enrolando para ir atrás, já que seria o primeiro baque do processo – ter que desembolsar quase 3 mil euros!

Acredito que antes de tudo, essa parte é essencial, pois é o advogado que vai escolher quais documentos ele precisa para apresentar o caso ao juiz. 

Nós começamos o processo achando que sabemos tudo, que sabemos o que emitir, o que retificar, o que buscar, mas na verdade é o advogado que vai decidir. Já vi casos de gente retificando datas e nomes que não eram necessários (e gastaram uma grana a toa nisso!). 

Então recomendo muito encontrar a pessoa certa antes de qualquer gasto desnecessário e bobo – é ela que vai te instruir certinho sobre os próximos passos. Temos que confiar e deixar para quem sabe, é um alívio terceirizar os problemas e não ter mais dúvidas sobre o que fazer!

grupo face
Grupo do Facebook com muitas informações sobre o processo judicial

Como escolher o melhor advogado para o processo judicial para cidadania italiana

Primeiro de tudo, entrei no grupo do Facebook onde há uma lista de advogados confiáveis.

Antes de ver um por um, procurei por posts de pessoas pedindo sugestões e encontrei muitos nomes nos comentários com feedbacks positivos e encontrei o contato de pelos menos uns 5, os que eu mais vi comentarem.

Encontrei o contato desses advogados e mandei um e-mail pedindo orçamento. Alguns deles não responderam, outros demoraram muito… outros eu vi que tinham tantos casos que malemá estavam conseguindo dar atenção a novos clientes. Então levando tudo isso em consideração, coloquei no papel quais os requisitos que o advogado deveria ter:

 

  • O contato deveria ser pelo Whatsapp e diretamente com o advogado ou com alguém próximo a ele que fale e entenda bem o português – todos os meus contatos por e-mail não foram atenciosos, então me incomodou um pouco – com o Whatsapp eu senti a proximidade;
  • O preço deveria estar na média do preço de todos os outros advogados; abaixo da média, desconfie, porque provavelmente algum documento ou algum serviço ali está faltando;
  • O responsável deveria ter pelo menos alguns feedbacks positivos no grupo do Facebook (além de estar na lista dos advogados confiáveis!), então busque o nome dele na lupa do grupo; também chamei alguns clientes que estavam mencionando ele e confirmei que ele estava fazendo o trabalho certinho;
  • Uma reunião de 1 hora foi o que me fez decidir pelo advogado que contratamos, pois todas as dúvidas foram tiradas e senti muita confiança;

 

grupo whats
Troca de informações pelo grupo de Whatsapp

Liste todos os documentos necessários e encontre as coordenadas

Isso é algo que pode até ser feito antes de fechar o contrato com o advogado, pois é gratuito.

Liste todos os requerentes do processo num bloco de notas ou planilha e anote todas as certidões dessa pessoa que precisará ser emitida.

Por exemplo, minha prima casou, então ela teve que emitir a certidão de casamento dela.

Basicamente é a de nascimento de todos da linhagem até chegar nos requerentes, casamento de quem casou, e óbito do antenato (provavelmente de ele for seu bisavô de 1800 e pouco ele já faleceu, né? rs).

Depois de fazer essa listinha, descubra em qual cidade aconteceu cada coisa. Por exemplo: a mãe nasceu em tal cidade, a prima casou em outra… e assim que tiver as informações necessárias, encontre online o e-mail ou telefone do cartório responsável de cada cidade e peça qual é o número de ordem, livro e folha de cada certidão necessária.

Tendo esses dados, ficará muito mais fácil na hora que for emitir essas certidões. Cartório é algo bem complicado, demora para atender, muitas filas e horários curtos de funcionamento, o quanto você conseguir ir adiantando, melhor!

Coordenadas das certidões em livros de cartórios
Coordenadas de uma certidão

Documentos necessários para a cidadania italiana via judicial contra filas

Antes de contratar o advogado, eu imaginava que fossem somente as certidões, mas também há outros arquivos e detalhes que devemos ir atrás e que o advogado irá utilizar no caso.

Todos os documentos serão analisados pelo advogado responsável que irá instruir caso tenha alguma informação errada ou algum dado que precisa ser modificado – principalmente nas certidões, que na maioria das vezes precisa ser retificada por conta de nomes ou datas alteradas com o tempo.

Prints do Prenotami

O Prenotami é um sistema novo, então ele dá muitos erros. É praticamente impossível fazer a inscrição no consulado por ele.

Parece brincadeira, mas o advogado pediu alguns prints da tela do site do Prenotami dando erro ao tentar entrar na fila para serem usados como “prova” de que não conseguimos entrar na fila, por isso estamos pedindo a cidadania por meio judicial.

O advogado instruiu a tirar 2 prints por semana, por 2 semanas, para cada requerente. Ou seja, todos os requerentes maiores de idade devem criar uma conta no site e fazer esse processo.

Ainda não enviei os prints, acredito que ele só precisará disso quando for apresentar o caso ao juiz.

Atualização 24/02/2023: Hoje, o advogado deu entrada no protocolo do processo no tribunal de Firenze e me pediu esses prints.

Print Prenotami
Print do site Prenotami, a pedido do meu advogado

Contrato do advogado

Esse documento não entrará na pasta, pois é somente o contrato entre você, seus familiares e o advogado. Não precisa de tradução e nem apostilamento. O advogado me mandou o arquivo, meus primos assinaram na cidade deles, escanearam, me enviaram e eu, minha mãe e meu irmão imprimimos e fizemos o mesmo.

Depois de escaneado com todas as assinaturas, o advogado também assina e nos envia para ficar registrado.

CNN (certidão negativa de naturalização)

É um documento que prova que o antenato não se naturalizou brasileiro.

Conseguimos de graça nesse site: https://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do 

cnn
Certidão Negativa de Naturalização

Procuração

É um documento que o seu advogado irá te mandar com um textinho dizendo que você e todos os outros requerentes confirmam que ele poderá te representar na Itália. Não se preocupe, ele te enviará esse arquivo e te instruirá para assinar.

Infelizmente meus primos são de outra cidade, então está sendo um processo chato. Todos os requerentes devem assinar e fazer o reconhecimento de firma por semelhança no cartório – ou seja, cada um deve ir no cartório e assinar na frente do escrivão ou funcionário, que irá carimbar aquela assinatura. O marido da minha prima também deve assinar, apesar dele não estar abdicando a cidadania, ele é o responsável pela criança que está no processo.

Atualização: meus dois primos e o marido da minha prima assinaram na cidade deles e meu primo conseguiu trazer o documento para Jaú, sem precisar enviar pelo Correio. Eu, meu irmão e minha mãe também assinamos, mas foi um processo demorado pois precisamos abrir o registro da nossa assinatura no cartório. O reconhecimento dessas assinaturas nossas nos custou R$20,52 cada. A abertura do registro foi gratuita, porém demorou uns 40 minutos.

Certidão de nascimento do antenato

Talvez o processo mais chatinho, pois se já é complicado obtermos uma certidão no cartório aqui no Brasil, imagina uma certidão na Itália?

Antes de emitir essa certidão, você precisa saber em qual comune ela está. Eu descobri por conta da minha tia já ter feito o processo e ter algumas cópias dessa certidão, onde encontrei o nome da comune no arquivo.

Se você não tiver ideia de qual comune seu antenato nasceu, há empresas especializadas em fazer essa busca. Depois de localizada, essas empresas também enviam o documento para o Brasil – vi alguns orçamentos de 100 a 150 euros para isso.

Para a minha sorte, o advogado que contratei encontrou essa certidão para mim. Ele não precisou enviar ao Brasil porque não seria necessário. Ele enviaria (apostilada para valer no Brasil!) caso eu precisasse dela para retificar algum documento, mas como as certidões do meu avô já foram retificadas, usarei elas em anexo como prova das retificações que terei que fazer.

estratto
Certidão de nascimento do meu bisavô, encontrada na Itália, na comune de Foiania della Chiana

Atualização 01/09/2023: o advogado apostilou a certidão de nascimento do italiano na Itália (para valer no Brasil) e enviou no endereço do meu primo (sem custos), para que ele possa usar esse documento como prova para retificar a certidão de nascimento do meu tio. Como eu já tinha algumas certidões já retificadas em 1995 (outra tia já fez o processo pela mesma linhagem até o avô), eu anexei elas no pedido de retificação da certidão da minha mãe.

WhatsApp Image 2023-09-01 at 11.34.41
Certidão do italiano apostilada para ser usada no processo de retificação no Brasil

Atualização 14/10/2023: estou precisando retificar a certidão de óbito do meu avô para conseguir retificar a do meu tio e da minha mãe. Não aceitaram esse documento como prova pois não está traduzido.

Atualização 26/12/2023: aceitaram a certidão de nascimento e casamento do meu avô como provas para retificar a de óbito, que já estavam retificadas desde 1995. Não precisei da certidão do italiano para fazer as retificações no cartório aqui da minha cidade.

Certidão de casamento e óbito do antenato

No meu caso, meu antenato (bisavô) casou no Brasil – por sorte, na minha cidade. Então essas duas certidões eu consegui pedir no cartório de onde eu moro. Deve-se verificar com o advogado se essas certidões serão necessárias, pois há casos onde esses registros constam na certidão de nascimento do italiano.

Certidão de nascimento, casamento (se tiver) de todos os descendentes

O meu advogado em específico NÃO solicitou as certidões de óbito de ninguém da linhagem, somente a do antenato.

Atualização 26/12/2023: o cartório solicitou a de óbito do meu avô para retificar as certidões de nascimento da minha mãe e do meu tio. Aparentemente, todas as certidões da linhagem precisam estar retificadas para retificar as “que vem depois”, inclusive a de óbito, apesar dela não ser necessária para o processo de cidadania.

É preciso emitir a certidão de nascimento e casamentos de todos descendentes da linhagem dos requerentes – não só dos requerentes, por exemplo, meu tio não é requerente, mas ele está na linhagem dos meus primos, então os documentos dele precisam estar no processo, tanto nascimento, quanto casamento.

Em qual formato preciso emitir as certidões para o processo de cidadania italiana?

As certidões devem ser solicitadas no cartório em inteiro teor e digitado, sem apostilamento de Haia e sem reconhecimento de firma (porque o apostilamento já irá validar o documento posteriormente).

No estado de SP, cartório da cidade de Jaú, estou pagando R$84,16 por certidão em inteiro teor emitida.

inteiro teor
As certidões devem ser emitidas em inteiro teor

Retificação de documentos

No dia 31/08/2023, fiz o primeiro pedido de retificação da certidão da minha mãe.

O erro evidente que devemos consertar no nosso processo é o nome do italiano (avô paterno de minha mãe, avô paterno de meu tio), onde consta errado nas certidões de nascimento de minha mãe e de meu tio.

O nome do avô paterno não consta nas certidões de casamento, somente na de nascimento, então serão duas retificações no total.

Fiz o pedido foi feito direto no balcão do cartório da cidade que a certidão de nascimento dela foi emitida. Preenchi uma ficha (a qual eu já tinha recebido por e-mail quando questionei o cartório sobre o processo). Nessa ficha, é perguntado as coordenadas da certidão, quais os erros evidentes e quais documentos serão anexados para “provar” que tem alguma informação errada ali.

Esse foi um processo que enrolei para fazer, pois é caro e fiquei com medo de fazer errado. Além disso, minha mãe precisava estar junto para assinar, pois a certidão é dela e eu só conseguiria fazer com uma procuração e documentos dela reconhecidos (mais fácil ela ir junto, não é mesmo?).

Por conta isso, apesar da certidão de nascimento do meu tio ter sido emitida no cartório da minha cidade, meu tio tentará fazer o processo de retificação na certidão dele na cidade dele, já que seria mais trabalhoso eu tentar fazer por aqui – atualizarei o post com o resultado. Para ele fazer esse processo, o advogado enviou a documentação necessária, conforme citei nesse trecho do post.

Como eu já tinha as certidões de casamento e óbito do italiano, e de nascimento e casamento do meu avô (as 4 já retificadas em 1995 por outra tia), eu tirei cópias autenticada ali na hora mesmo e usei todas as cópias em anexo do pedido – a de nascimento do meu avô eu já tinha uma cópia, tirei das outras 3 e 1 cópia da de nascimento da minha mãe, não queria usar a original no processo, pois eles não devolvem os documentos anexados. Espero que aceitem o meu pedido de retificação – há casos que eles podem negar, caso não haja provas o suficiente que há algo errado, mas como esse erro já foi corrigido nessas certidões que anexei, acredito que não tenha problemas.

Spoiler: deu problema! 😂 Leia abaixo na seção de “Erro nas retificações – faltou documento!”

A previsão para a retificação ficar pronta foi até 21/09 (20 dias) e mais 7 dias (até 28/09) para uma nova certidão com a grafia correta ser emitida em inteiro teor. Ou seja, a partir do dia do pedido, a certidão com grafia correta será emitida aproximadamente 1 mês depois. Se organize!

O preço para essa retificação foi de R$210,83, já contando com as 4 cópias autenticadas que pedi – sem as cópias, o valor da retificação teria ficado entre R$170 e R$180. Para a emissão da certidão com a grafia correta posteriormente, ficou mais R$84,26.

Atualização 21/09/2023: Meu tio viajou de Assis para Jaú (minha cidade e onde estão as certidões já emitidas) para fazer o pedido de retificação dele. Como eu não estava na cidade, meu pai me ajudou levando as certidões para que meu tio tirasse algumas cópias das certidões do bisavô e avô que já foram retificadas em 1995 e já estavam na pasta e anexasse ao pedido junto com a certidão que veio da Itália – quanto mais provas, melhor. Diferente da retificação da minha mãe, a dele nos deram 15 dias para ir buscar a certidão pronta e retificada. Ou seja, no começo de outubro/2023 terei todas as certidões retificadas e emitidas! 😱

Erro nas retificações - faltou documento!

Atualização 26/09/2023: cinco dias depois do prazo que me deram para finalizar a retificação da minha mãe, recebo um e-mail do cartório dizendo que vão precisar da certidão de óbito do Wilson (meu avô) anexada ao pedido – é uma certidão que eu não havia emitido por não precisar no processo de cidadania italiana, mas aparentemente preciso dela para fazer as retificações. Incrível como o serviço dos cartórios desanimam a gente durante o processo, né?

Detalhe: é uma certidão que provavelmente não está retificada, então já estou ciente de que vou gastar mais uns R$400 nessa brincadeira (emitir, retificar e emitir novamente) e mais uns 3 meses de atraso que eu não estava esperando. Desanimador!

Dias depois meu primo me confirmou que enviaram o mesmo e-mail pra ele, solicitando essa mesma certidão para dar continuidade ao processo de retificação do pai dele (meu tio).

Retificação
E-mail do cartório solicitando mais documentos para que a retificação seja comprovada

Me confirmaram no e-mail que essa certidão não estava retificada, ou seja, mais uma retificação para fazer, para que eu possa seguir com as duas retificações que já havia solicitado! Que raiva!

Fiz o pedido da certidão de óbito não retificada por e-mail e não me responderam. Pela demora, fui até o cartório e depois de 40 minutos tentando entender o caso, a chefe do cartório me disse que para fazer a retificação dessa certidão, não era necessária a emissão da certidão original – coisa que fiz nas outras duas e poderia ter sido evitado e economizado quase R$200, mas ok.

E-mail do cartório que recebi explicando o porque esse documento era necessário abaixo; aparentemente para comprovar o erro, são necessárias TODAS as certidões retificadas até chegar na certidão que tá errada, e faltava essa que não estava retificada e nem emitida, já que era a única que o advogado não solicitou para a cidadania italiana.

Prezada, Beatriz.Conforme informado no e-mail anterior, a certidão de óbito de Wilson deve estar retificada.A não alteração do assento de óbito, impedindo a padronização dos nomes, causaria quebra na continuidade da cadeia registrária.Verificamos o assento de óbito de Wilson, cujo assento foi lavrado nesta Serventia, no Livro C 142, fls. 300, sob o nº 53148 e o mesmo não encontra-se retificado.Deste modo, não basta a apresentação da certidão sem a retificação.Assim, é necessário novo procedimento de retificação para alteração do óbito para posterior prosseguimento do procedimento atual.Caso a senhora não possua a certidão de óbito, poderá realizar o pedido de uma 2ª via da certidão para analisar com os documentos anteriores e verificar quais informações deverão ser retificadas.O procedimento para retificação do óbito é o mesmo utilizado para o presente processo.

Fiz o novo pedido de retificação da certidão de óbito de meu avô e anexei algumas cópias das certidões (de nascimento e casamento dele – as mesmas que anexei nos pedidos de retificação anteriores e a minha de nascimento comprovando que sou neta).

O preço para essa nova retificação foi de R$175,76 – não me cobraram a certidão em inteiro teor que será emitida depois do erro ser corrigido, pelo que eu entendi, com ela retificada, já conseguem dar continuidade nos dois processos. Estou contando com isso, mas certeza que alguma coisa vai acontecer e vão me solicitar mais coisas… aguardemos. Também não me cobraram as cópias que tirei (da outra vez cobraram), o cartório é um lugar caótico, parece que ninguém sabe o que tá acontecendo e na maioria das vezes as cobranças são meio doidas e sem sentido. Eu ainda questionei o valor das cópias, mas disseram que estava tudo certo, vai entender…

Atualização 26/12/2023: DEMOROU, MAS SAIU! Todas as certidões foram retificadas e emitidas! Esses últimos meses foi uma enrolação por parte do cartório, mas conseguiram resolver sem que eu precisasse fazer novos pedidos de retificação. Após retificarem a do meu avô, usaram essa certidão (eu não precisei emitir pois era documento do próprio cartório, eles conseguem usar) para anexar nos pedidos que eu já havia feito em setembro, e com isso, a retificação da minha mãe e do meu tio estavam com todas as provas e certidões anteriores retificadas, assim também foram retificadas. Aleluia!

Todas as certidões foram emitidas e retificadas! O que devo fazer?

No meu processo, eu tenho 14 certidões, a CNN e a procuração para serem traduzidas e apostiladas.

Há dois caminhos para seguir:

  1. Apostilar no Brasil (16 docs) e traduzir na Itália (16 docs)
  2. Traduzir no Brasil (16 docs) e apostilar no Brasil (32 docs)

O apostilamento, como disse nessa seção, é um carimbo para que o documento seja válido em outro país.

Portanto, na primeira opção, você apostila suas certidões no Brasil e envia para a Itália para uma tradutora de confiança do seu advogado. Nesse caso, a tradutora recebe os documentos apostilados (válidos na Itália), traduz as certidões (a tradução na Itália não precisa ser apostilada, pois o serviço de tradução será feito dentro do país) e envia para o advogado a pasta pronta para o processo.

Na segunda opção, você traduz todas as suas certidões no Brasil – ou seja, você duplica a quantidade de documentos, pois terá as versões em português e as versões em italiano. Como eu tenho 16 documentos, eu teria 32 posteriormente. Depois da tradução, é necessário apostilar todos os documentos, ou seja, o valor se duplica por conta de precisar apostilar as originais e as traduzidas, o que não acontece na primeira opção.

A minha escolha foi apostilar no Brasil e traduzir na Itália.

Apostilamento dos documentos e respectivas traduções para o processo de cidadania italiana

Depois de ter a pasta com todas as minhas certidões, CNN emitida e procuração assinada por todo mundo, é hora de apostilar os documentos para que sejam válidos na Itália.

Dica: o valor desse apostilamento é tabelado por estado, procurem cartórios em Brasília ou em Santa Catarina.

Entrei em contato com o cartório JK em Brasília, que é o cartório mais “clichê” que todos recomendam nos grupos do Facebook. Como o valor é tabelado por estado, nem fui atrás de outro cartório comparar preços.

O contato com o cartório foi bem simples, me enviaram uma mensagem automática com o passo a passo do que fazer e eu só segui.

Primeiro, enviei uma caixa com a pasta e todos os documentos para o endereço do cartório em Brasília. Esse processo custou R$97,91 já que escolhi um seguro que cobrisse R$2000, caso o pacote fosse perdido (imagina perder todas as certidões originais?).

Esse valor foi pago entre todos os requerentes, ficou pouco menos de R$20 cada.

Envio das certidões para o caartório JK

Eles me confirmaram o recebimento pelo Whatsapp e finalizaram o apostilamento bem rápido, coisa de 1 ou 2 dias. Assim que me informaram a finalização do serviço, eles enviam um e-mail com o orçamento, o qual eu já sabia o valor, e a conta para que eu fizesse o pagamento. No orçamento também consta o valor do frete de envio, já que a pasta seria enviada direto para a tradutora na Itália e não voltaria para meu endereço.

O valor total ficou em R$892,06 do apostilamento de 16 certidões + R$332 para o envio à Itália = R$1224,06.

Lembrando que esses valores estão sendo dividido entre eu, minha mãe, meu irmão e dois primos, então ficou em R$244,81 cada.

Enviei o comprovante de pagamento por e-mail e eles enviaram a pasta com as certidões originais apostiladas para o endereço da tradutora na Itália, além de me mandarem o código de rastreio. Em poucos dias, a tradutora me confirmou o recebimento.

Valor de apostilamento das certidões no cartório JK

Tradução dos documentos para o processo de cidadania italiana

Depois de emitir, retificar as certidões e apostilá-las, devemos procurar um tradutor juramentado e traduzir todas as certidões, inclusive a CNN e a procuração.

O cartório JK fez o envio das certidões apostiladas para a Cynthia, tradutora recomendada pelo Bruno, advogado do nosso processo. Ela me confirmou o recebimento poucos dias depois, então o envio entre Brasil – Itália não demora muito mais do que uma semana.

Como a Cynthia foi recomendação do Bruno, confiei de olhos fechados nela. Fiz o pagamento de €320 que ela me cobrou (eu já havia orçado uns meses antes e não procurei outra pessoa para comparar preços) – esse valor foi convertido pela Wise, totalizando R$1738,11, valor que também foi dividido entre minha família.

16 documentos * €20 por cada tradução = €320

Tradução das certidões

A Cynthia fez a tradução de todos os 16 documentos em alguns dias e na mesma semana deixou com o Bruno, o advogado.

Abra uma conta na Wise

O melhor cartão para viajar internacionalmente!

Documentos na Itália com o advogado

Finalmente, depois de 7 meses, minha pasta está com o advogado. Certidões foram emitidas, retificadas e apostiladas no Brasil. O cartório fez o envio para a Itália, onde as certidões foram traduzidas e entregues na mão do advogado.

Alguns dias depois, o Dr. Bruno abriu o “protocolo da petição” e me passou um código referente ao protocolo. Como não entendo os termos jurídicos, acredito que seja o início do processo oficialmente. Agora é esperar designarem um juiz para o caso e a data da audiência, onde vão decidir se eu e minha família temos direito ou não à cidadania italiana.

Há uma planilha que é atualizada semanalmente com os casos e pedidos, onde cada atualização de cada processo é inserida ali para termos uma noção de quanto tempo está demorando, quantos casos cada juiz tem na fila, etc… pelo que vi, os processos estão demorando em torno de 1 ano, desde o pedido até o resultado de acolhimento.

Link da planilha aqui!

Quando houver mais informações, escreverei aqui. Agora é esperar e torcer para ser rápido (e dar certo!)

Juíz designado e audiência marcada

No dia 02/04/2024 recebi um e-mail do advogado me dizendo que a juíza havia marcado audiência!

Bom dia Beatriz.
A juiza marcou a audiência, 17.06.2024 10:15h
Att
Bruno

Li o e-mail empolgada pois o advogado confundiu 2025 com 2024, contatei vários amigos e meus familiares dizendo que em 4 meses seriamos considerados italianos, até abrir o anexo do e-mail e ver a data certa kkkkkkkkk

Audiência processo cidadania italiana marcada

Il Giudice dott. Caterina Condò, vista l’assegnazione del fascicolo, letto l’art. 281undecies cpc,
FISSA
per la trattazione della causa la data del 17.6.2025 ore 10.15,
assegnatermine per la costituzione del convenuto sino a venti giorni prima dell’udienza
disponeche la parte ricorrente notifichi il ricorso e il presente decreto alla parte convenuta
almeno sessanta giorni prima della data fissata per la costituzione del convenuto;
mandaalla Cancelleria di comunicare il ricorso e il presente decreto al Pubblico Ministero presso il Tribunale di Firenze per l’eventuale intervento; dispone
che la trattazione della causa abbia svolgimento mediante lo scambio e il deposito in telematico di sintetiche note scritte contenenti le sole istanze e conclusioni ex art. 127ter cpc;
assegnaalle parti termine sino alla data indicata per il deposito telematico delle predette note scritte, contenenti la prova dell’avvenuta notificazione (a cura di parte ricorrente), l’indicazione delle conclusioni e delle argomentazioni finali delle parti per l’eventuale immediata rimessione in decisione ex artt. 281terdecies e 281sexies cpc, salvo richiesta di rinvio ad altra udienza per la precisazione delle conclusioni,
avverte• che, previa verifica della rituale comunicazione a cura della cancelleria del presente provvedimento, verrà adottato fuori udienza il provvedimento decisorio o necessario all’ulteriore corso del giudizio; • la data fissata costituirà, sia per le parti che per il giudice, il momento a partire dal quale dovrà essere adottato il provvedimento.
Si comunichi alla parte ricorrente e al PM.
FIRENZE, 29 marzo 2024
Il Giudice
dott. Caterina Condò

Entendi alguma coisa? Não, mas para quem tiver interesse, esse é o conteúdo da cartinha da juíza marcando a data de audiência.

Confesso que fiquei bem surpresa, mesmo sendo em 2025, pensei que demoraria muito mais para ter uma data concreta. Pela planilha de processos, eu percebia que muitos casos de 2023 ainda nem tinham uma data, então não esperava ter essa informação agora.

O advogado não nos informou nem que havia uma juíza escolhida, então recebemos essas duas atualizações de uma só vez. A juíza responsável pelo nosso caso será a Catarina Condò e a data da audiência foi marcada para junho de 2025. Provavelmente não teremos muitas atualizações no post até lá. Espero que a próxima atualização seja a sentença positiva 🙏🏻

Aparentemente há um aplicativo para acompanhar o processo da cidadania a partir do número de protocolo dado pelo advogado. O nome do app é Giustizia Civile, porém na minha versão do android ele não funcionou. Pedi para uma amiga ver pra mim meu processo e lá não teve a atualização da audiência marcada, então deve ter um delay nas informações.

WhatsApp Image 2024-04-02 at 10.58.59 AM

FAQ - Perguntas frequentes sobre Cidadania Italiana

É a oficialização de que você faz parte da família, com direitos e deveres como qualquer italiano. Isso inclui o direito de viver, trabalhar e viajar pela União Europeia como um verdadeiro cidadão italiano. 

Tirar a cidadania italiana é como abrir a porta para um mundo de oportunidades. Além de se conectar com suas raízes, você ganha acesso fácil à União Europeia, pode trabalhar lá, estudar e viajar sem stress de visto.

A cidadania italiana pode ser obtida por descendentes de italianos (jure sanguinis), por meio do casamento com um cidadão italiano (jure matrimonii) ou após um período de residência legal na Itália (jure domicili). As regras variam de acordo com o tipo de processo e os requisitos específicos de cada situação.

Os custos envolvidos na obtenção da cidadania italiana podem variar bastante. Eles incluem taxas consulares, gastos com traduções e legalizações de documentos, além de possíveis despesas de viagem para processos que ocorrem na Itália. Os valores exatos dependerão do processo escolhido, das taxas vigentes e dos serviços adicionais necessários. É recomendável verificar as taxas atualizadas nos consulados italianos e considerar um orçamento flexível para esses gastos.

No meu caso judicial, estou tendo gastos com o advogado (aprox. 3600 euros dividido em 5 parentes + valor de todas as certidões, aprox. R$90 e aprox. 20 certidões – também estamos dividindo os custos entre os parentes; após isso, farei duas retificações, que custam em torno de R$180, tradução das 20 certidões e apostilamento de aprox. 40 certidões. Todos os gastos estarão disponíveis detalhadamente quando os passos do processo forem se finalizando. Continue acompanhando!

O tempo para obter a cidadania italiana varia conforme o tipo de processo escolhido e outros fatores, como a documentação necessária e a eficiência do processo no consulado ou na Itália. O processo por descendência (jure sanguinis) pode levar vários meses a alguns anos, dependendo da complexidade da linhagem. O processo de residência (jure domicili) pode levar de 2 a 10 anos, enquanto o processo por casamento (jure matrimonii) pode variar de alguns anos, após cumprir os requisitos de residência.

Lembrando que cada caso é único, e o tempo exato pode diferir. Manter-se atualizado com as informações do consulado ou das autoridades italianas é fundamental para ter uma ideia realista do prazo.

O processo jure sanguinis via consulado está demorando mais de 10 anos para ser convocado, morando na Itália já vi casos de conseguir em 2 a 6 meses e via judicial já vi casos de 6 meses até 3 anos.

O primeiro documento é a certidão de nascimento do italiano, é por onde sua linhagem vai começar. Esse documento eu consegui com meu advogado na Itália, mas há pessoas que fazem o serviço de busca aqui do Brasil. É por essa certidão que a pesquisa dos outros documentos vai começar. Ela estará em italiano, já que o antenato é a pessoa que nasceu na Itália (não obrigatoriamente casou e morreu na Itália).

Além da certidão de nascimento do italiano, você deverá reunir a de casamento e de óbito (em caso do antenato tiver falecido). Essas duas podem ser conseguidas no Brasil, como foi o meu caso. Meu bisavô nasceu na Itália, mas casou e morreu na mesma cidade onde eu moro no Brasil.

A partir dessas três certidões do italiano, a busca vai começar a “descer” para os filhos do italiano e todos os seus descendentes, até chegar em você. Para cada um deles, deverá ser solicitadas as certidões de nascimento e casamento, as de óbito não (somente em caso de retificação, conforme a seção “Retificações” aqui do post).

Não há necessidade de certidões repetidas, caso o processo seja feito em conjunto com outros parentes, é necessário somente uma certidão de cada do antenato e de seus descendentes até chegar em todos os requerentes do processo.

A cidadania italiana pode ser solicitada em consulados italianos fora da Itália, se estiver buscando pelo processo por descendência (jure sanguinis). Se optar pelo processo de residência (jure domicili), você pode solicitar diretamente na Itália após cumprir o período de residência exigido. O processo por casamento (jure matrimonii) também pode ser realizado em consulados ou na Itália, dependendo das circunstâncias. Verifique a disponibilidade e os requisitos do processo em seu país de residência ou diretamente na Itália, dependendo da abordagem escolhida.

Eu estou no processo aqui no Brasil mesmo, contatando um advogado que está na Itália para me representar.

Com a cidadania italiana, você pode morar em qualquer lugar dentro da União Europeia (UE), já que a Itália faz parte desse bloco. Além disso, como cidadão italiano, você pode viver e trabalhar em todos os países da UE sem a necessidade de um visto de trabalho. Isso abre um leque de opções, permitindo que você escolha um lugar para morar e trabalhar que se alinhe aos seus interesses e objetivos pessoais. 

Cidadãos italianos não precisam de um visto de turista para entrar nos Estados Unidos para estadias de até 90 dias, contanto que estejam viajando a negócios ou turismo e possuam um passaporte italiano válido. No entanto, você ainda precisará se registrar no ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem) antes de viajar para os Estados Unidos. O ESTA é um processo eletrônico de autorização de viagem que determina sua elegibilidade para viajar sem visto para os EUA.

Para obter a cidadania italiana, os requisitos variam de acordo com o tipo de processo que você escolheu:

 

  1. Cidadania por Descendência (Jure Sanguinis): Se você está buscando cidadania italiana através da descendência de um antepassado italiano, você geralmente precisará fornecer documentos que comprovem a sua árvore genealógica, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus ancestrais italianos.

  2. Cidadania por Casamento (Jure Matrimonii): Se você está casada com um cidadão italiano, os requisitos incluem um período mínimo de casamento e residência conjugal, além de comprovar o conhecimento da língua italiana e a integração na sociedade italiana.

  3. Cidadania por Residência (Jure Domicili): Se você deseja obter a cidadania por residência, normalmente precisará residir legalmente na Itália por um período específico, comprovar sua estabilidade financeira, integração na sociedade italiana e possuir um conhecimento básico da língua italiana.

Os documentos e requisitos específicos podem variar dependendo da sua situação pessoal e do tipo de processo. Verifique os detalhes nos sites oficiais dos consulados italianos ou outras fontes confiáveis para garantir que você esteja seguindo os requisitos corretos para o seu caso.

O AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero) é um registro de cidadãos italianos que residem no exterior. O AIRE é mantido pelo governo italiano e é uma forma de acompanhar os cidadãos italianos que vivem fora do país. Quando você obtém a cidadania italiana, é importante se inscrever no AIRE no consulado italiano correspondente à sua área de residência no exterior. Isso permite que o governo italiano tenha um registro preciso de seus cidadãos no exterior e forneça assistência consular quando necessário, além de garantir que você possa exercer seus direitos e deveres como cidadão italiano, mesmo vivendo fora da Itália.

Se você acredita ter direito à cidadania italiana por descendência (jure sanguinis), o primeiro passo é coletar documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados italianos. Verifique se você se enquadra nas regras de transmissão da cidadania italiana ao longo das gerações.

Se você está considerando a cidadania por casamento ou residência, consulte as regulamentações específicas para determinar se você atende aos requisitos de tempo de casamento ou residência legal na Itália.

Conversar com especialistas em cidadania italiana ou pesquisar nos sites oficiais dos consulados italianos pode ser uma ótima maneira de obter informações precisas e atualizadas sobre o processo. Em resumo, descobrir sua elegibilidade envolve compreender as regras específicas do processo que você está considerando e reunir a documentação necessária para comprovar sua conexão com a Itália.

Tirar a cidadania italiana por conta própria é definitivamente possível, mas requer pesquisa, paciência e organização. Aqui estão os passos gerais a considerar:

  1. Pesquisa Inicial: Entenda os requisitos e processos para o tipo de cidadania que você deseja (jure sanguinis, jure matrimonii ou jure domicili). Pesquise fontes confiáveis, como sites oficiais de consulados italianos.

  2. Documentação: Reúna documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados italianos, bem como seus próprios documentos.

  3. Tradução e Legalização: Em muitos casos, você precisará traduzir e legalizar documentos. Verifique os requisitos específicos do consulado.

  4. Preparação de Documentos: Prepare seu arquivo de documentos de acordo com as exigências do consulado italiano.

  5. Agendamento: Agende um horário no consulado para apresentar sua solicitação e documentos. Aguarde o agendamento, que pode ter lista de espera em alguns consulados.

  6. Acompanhamento: Mantenha-se atualizado sobre o andamento do processo e forneça quaisquer informações adicionais solicitadas.

  7. Aprovação e Juramento: Se aprovado, você receberá uma notificação. Em alguns casos, é necessário fazer um juramento de lealdade à Itália.

  8. Inscrição no AIRE: Após a cidadania ser concedida, inscreva-se no AIRE no consulado italiano local, se estiver fora da Itália.

Lembre-se de que o processo pode ser complexo e pode variar entre os consulados. Pesquise, esteja preparado para esperas e siga as orientações do consulado. Considere também consultar especialistas ou grupos online para compartilhar experiências e obter conselhos práticos.

 

Se você está considerando o processo de cidadania italiana através do comune (município) na Itália, em vez de fazê-lo através do consulado, o processo pode ser um pouco diferente. Aqui estão os passos gerais a serem considerados:

  1. Pesquisa Inicial: Primeiro, certifique-se de entender os requisitos específicos do comune em que deseja iniciar o processo. Cada comune pode ter regulamentos ligeiramente diferentes.

  2. Escolha do Comune: Escolha um comune onde você pretende residir ou já está residindo, uma vez que normalmente o processo de cidadania por residência é mais relevante para esse método.

  3. Residência na Itália: Resida legalmente na Itália pelo período de tempo necessário para se qualificar para o processo de cidadania por residência (jure domicili), que geralmente varia de 2 a 10 anos.

  4. Documentação e Processo: Durante o período de residência, prepare a documentação necessária de acordo com os requisitos do comune. Isso pode incluir prova de residência contínua, comprovante de renda, histórico criminal limpo e outros documentos.

  5. Apresentação: Agende um encontro com o comune para apresentar sua solicitação de cidadania. Eles revisarão sua documentação e, se estiver tudo em ordem, poderão iniciar o processo.

  6. Acompanhamento: Mantenha-se em contato com o comune para acompanhar o andamento do processo e fornecer quaisquer informações adicionais necessárias.

  7. Aprovação e Juramento: Se sua solicitação for aprovada, você poderá receber uma notificação para fazer um juramento de lealdade ao município ou à Itália.

  8. Registro no AIRE: Após a cidadania ser concedida, inscreva-se no AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero) para manter o registro de sua cidadania.

Lembre-se de que cada comune pode ter seus próprios procedimentos e requisitos. Certifique-se de estar bem informado sobre os regulamentos específicos do comune em que deseja solicitar a cidadania. Considere também buscar orientação legal especializada para garantir que você esteja cumprindo todos os requisitos adequadamente.

Para conseguir a cidadania italiana, você precisa seguir um processo específico, dependendo da sua situação. Aqui estão os passos básicos para cada um dos principais tipos de processo:

  1. Cidadania por Descendência (Jure Sanguinis):

    • Pesquise sua árvore genealógica e colete documentos que comprovem sua linhagem italiana.
    • Verifique se você se qualifica para a cidadania italiana por meio de ancestrais italianos.
    • Traduza e legalize os documentos, se necessário.
    • Agende um encontro no consulado italiano para apresentar sua solicitação e documentos ou contrate um advogado para te representar na Itália ou se mude para a Itália e apresente os documentos na comune escolhida.
    • Aguarde o processamento e siga quaisquer instruções adicionais do consulado.
  2. Cidadania por Casamento (Jure Matrimonii):

    • Caso esteja casado com um cidadão italiano, verifique os requisitos de tempo de casamento e residência conjugal.
    • Comprove seu conhecimento da língua italiana, se necessário.
    • Prepare documentos que comprovem seu casamento e relacionamento.
    • Agende um encontro no consulado italiano ou siga o processo no comune, dependendo das circunstâncias.
  3. Cidadania por Residência (Jure Domicili):

    • Resida legalmente na Itália por um período específico, geralmente entre 2 e 10 anos.
    • Comprove sua estabilidade financeira e integração na sociedade italiana.
    • Possua um conhecimento básico da língua italiana.
    • Prepare documentos que comprovem seu período de residência.

Lembre-se de que cada processo pode ter detalhes específicos e requisitos que variam de acordo com a sua situação. É aconselhável pesquisar bem, reunir a documentação necessária e seguir as orientações do consulado ou comune. Se necessário, considere buscar orientação de especialistas em cidadania italiana para garantir que você esteja seguindo os passos corretamente.

A obtenção da cidadania italiana geralmente envolve custos, como taxas consulares, traduções e legalizações de documentos, entre outros. No entanto, alguns processos podem ter menos custos associados. Aqui estão algumas situações em que você pode obter a cidadania italiana com menos despesas:

  1. Cidadania por Residência (Jure Domicili): Se você optar por residir na Itália pelo período necessário para se qualificar para a cidadania por residência, os custos podem ser relativamente baixos em comparação com outros métodos. No entanto, você ainda precisará cobrir as despesas de moradia, sustento e possivelmente aulas de italiano.

  2. Cidadania por Matrimônio (Jure Matrimonii): Se você é casado com um cidadão italiano e atende aos requisitos de tempo de casamento e residência conjugal, as taxas podem ser menos significativas. Novamente, você ainda precisará fornecer documentos e talvez traduções.

  3. Pesquisa e Documentação Própria: Ao coletar documentos de família por conta própria para comprovar a descendência italiana, você pode economizar em taxas de assessoria. No entanto, ainda haverá despesas de tradução e legalização.

Lembre-se de que mesmo nesses casos, ainda haverá gastos envolvidos, como taxas administrativas, traduções e possíveis despesas de viagem. Certifique-se de orçar adequadamente e verificar as taxas atuais nos sites oficiais dos consulados italianos e outras fontes confiáveis.

Pedir a cidadania italiana envolve seguir um conjunto específico de etapas, dependendo do tipo de processo que você escolheu. Aqui estão os passos gerais para solicitar a cidadania italiana:

  1. Cidadania por Descendência (Jure Sanguinis):

    • Pesquise e reúna documentos que comprovem sua linhagem italiana.
    • Verifique a elegibilidade de acordo com as regras de transmissão de cidadania.
    • Traduza e legalize documentos, se necessário.
    • Agende um encontro no consulado italiano para apresentar sua solicitação e documentos ou contrate um advogado para te representar na Itália ou se mude para a Itália e apresente os documentos na comune escolhida.
    • Aguarde o processamento e siga as instruções do consulado.
  2. Cidadania por Casamento (Jure Matrimonii):

    • Reúna documentos que comprovem seu casamento e relacionamento.
    • Verifique os requisitos de tempo de casamento e residência conjugal.
    • Comprove seu conhecimento da língua italiana, se necessário.
    • Agende um encontro no consulado italiano ou no comune (se estiver na Itália) para apresentar sua solicitação.
  3. Cidadania por Residência (Jure Domicili):

    • Resida legalmente na Itália pelo período exigido.
    • Comprove sua estabilidade financeira e integração na sociedade italiana.
    • Possua um conhecimento básico da língua italiana.
    • Reúna documentos que comprovem seu período de residência.
    • Siga o processo no comune (município) onde você reside na Itália.

Lembre-se de que cada processo pode ter detalhes específicos e requisitos que variam de acordo com a sua situação. Consultar os sites oficiais dos consulados italianos e outras fontes confiáveis, além de buscar orientação especializada se necessário, é altamente recomendado para garantir que você esteja seguindo as etapas corretamente.

A obtenção da cidadania italiana apenas pelo sobrenome não é um método oficialmente reconhecido. A cidadania italiana é geralmente obtida por meio de descendência (jure sanguinis), casamento (jure matrimonii) ou residência (jure domicili) na Itália, cumprindo requisitos específicos estabelecidos pelas leis italianas.

Ter um sobrenome italiano pode indicar uma possível ascendência italiana, o que pode torná-lo elegível para a cidadania italiana por descendência. No entanto, você precisaria fornecer documentos que comprovem sua ligação de descendência com um cidadão italiano, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus ancestrais italianos.

Se você acredita que seu sobrenome está relacionado à Itália, pesquisa genealógica e documentação adequada são os primeiros passos para descobrir se você se qualifica para a cidadania italiana por descendência. Consultar especialistas em cidadania italiana ou sites oficiais dos consulados italianos pode fornecer orientações adicionais.

Para comprovar a cidadania italiana, você geralmente precisará fornecer documentos que demonstrem seu direito à cidadania. A documentação varia de acordo com o tipo de processo que você está seguindo:

  1. Cidadania por Descendência (Jure Sanguinis):

    • Certidões de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados italianos, provando a linhagem de descendência.
  2. Cidadania por Casamento (Jure Matrimonii):

    • Documentos que comprovem seu casamento com um cidadão italiano, como certidões de casamento e evidências de relacionamento.
  3. Cidadania por Residência (Jure Domicili):

    • Documentos que comprovem sua residência legal na Itália pelo período necessário, incluindo comprovantes de residência, contratos de aluguel, etc.

Certifique-se de que os documentos estejam corretamente traduzidos para o italiano e, se necessário, legalizados para serem aceitos. Você também precisará seguir os procedimentos específicos do consulado ou comune (município) correspondente ao seu processo.

Consultar o site oficial do consulado italiano ou buscar orientação de especialistas em cidadania italiana pode ajudar a garantir que você esteja fornecendo a documentação correta e cumprindo os requisitos.

Para consultar a elegibilidade para a cidadania italiana, você pode seguir essas etapas:

  1. Pesquisa Inicial: Comece pesquisando sobre os requisitos e processos de cidadania italiana, dependendo do tipo de processo que você está interessado (jure sanguinis, jure matrimonii, jure domicili).

  2. Documentos de Família: Colete documentos de nascimento, casamento e óbito de seus ancestrais italianos, se estiver considerando a cidadania por descendência.

  3. Árvore Genealógica: Construa sua árvore genealógica para entender sua conexão com os antepassados italianos.

  4. Regras de Transmissão: Verifique as regras de transmissão da cidadania italiana ao longo das gerações para ver se você se qualifica.

  5. Consultoria Especializada: Caso esteja inseguro, consulte especialistas em cidadania italiana ou empresas que prestam serviços de assessoria. Eles podem avaliar sua situação e oferecer orientação sobre sua elegibilidade.

  6. Sites Oficiais dos Consulados: Visite os sites oficiais dos consulados italianos para obter informações detalhadas sobre os requisitos e processos específicos.

  7. Grupos e Fóruns Online: Participe de grupos e fóruns online de pessoas que estão passando pelo mesmo processo. Eles podem compartilhar informações e experiências úteis.

Lembre-se de que cada situação é única, e consultar fontes confiáveis e especialistas pode ser fundamental para entender sua elegibilidade e tomar as decisões certas em relação ao processo de cidadania italiana.

A escolha do melhor comune (município) para solicitar a cidadania italiana depende de vários fatores, como sua situação pessoal, preferências e objetivos. Aqui estão algumas considerações a ter em mente ao escolher um comune:

  1. Localização: Considere onde você gostaria de residir na Itália, caso esteja buscando a cidadania por residência. Escolha um comune que esteja alinhado com suas preferências em termos de cidade ou região.

  2. Requisitos e Processo: Verifique os requisitos específicos do comune para o processo de cidadania. Alguns podem ter regulamentos mais flexíveis ou requisitos mais estritos.

  3. Tempo de Residência: Se você está optando pelo processo de cidadania por residência, verifique o período de residência necessário no comune escolhido.

  4. Custos e Taxas: Considere as taxas envolvidas no processo de cidadania e o custo de vida na área do comune.

  5. Recursos Disponíveis: Verifique se o comune oferece suporte e recursos para os candidatos à cidadania.

  6. Histórico de Aprovação: Pesquise se o comune tem histórico de processar pedidos de cidadania de forma eficiente e bem-sucedida.

  7. Experiências de Outros: Consulte fóruns e grupos online para obter insights de pessoas que já passaram pelo processo em diferentes comunes.

Não há um comune “melhor” universalmente; depende do que é mais importante para você. Pesquise bem, leve em consideração suas preferências pessoais e consulte fontes confiáveis para tomar uma decisão informada.

A escolha entre a cidadania italiana e portuguesa depende dos seus objetivos, preferências pessoais e situação individual. Ambas as cidadanias têm seus próprios benefícios e considerações. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Cidadania Italiana:

  • A Itália faz parte da União Europeia, o que permite viver, trabalhar e viajar livremente em todos os países membros.
  • A Itália tem uma rica história cultural, patrimônio e estilo de vida que podem atrair pessoas interessadas na cultura italiana.
  • A cidadania italiana pode ter benefícios específicos, como acesso a serviços sociais italianos.

Cidadania Portuguesa:

  • Portugal também é um membro da União Europeia, o que oferece as mesmas vantagens de livre movimentação dentro da UE.
  • Portugal tem um custo de vida relativamente mais baixo do que muitos outros países europeus.
  • O idioma português é falado em vários países ao redor do mundo, o que pode ser útil para viagens e oportunidades de trabalho.

A escolha entre as duas cidadanias depende das suas preferências em relação ao país, cultura, oportunidades de trabalho e estilo de vida. Além disso, considere também os requisitos específicos para obtenção de cada cidadania, que podem variar com base na sua situação pessoal. Se possível, consultar um especialista em imigração ou cidadania pode ajudar a tomar uma decisão informada.

Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.

Respostas de 4

  1. Bia voce consegue me passar o contato da tradutora na Itália? Minha familia tem muitos documentos + de 60 certidoes, e sempre o que for mais barato seria melhor pra gente.

    Muito obrigado pelo post é bem esclarecedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!