Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
Último dia em Buenos Aires: Rosedal, Jardim Japonês e mais de Palermo

Viagem em 22 de novembro de 2022
Compartilhe esse post

Olá aventureiros!

Ufa! Depois de quatro dias extremamente cansativos e proveitosos nos bairros do Centro/Microcentro, Recoleta, San Telmo/La Boca/Puerto Madero e Palermo, finalmente estávamos nos despedindo da capital da Argentina.

No dia anterior, estivemos em Palermo. Mas, ainda sobrou bastante coisa legal para fazer, e, para uma melhor logística, guardamos nossas malas (pois fizemos checkout cedo) na rodoviária e partimos para mais um dia de exploração nesse bairro.

Se deseja ver o roteiro completo de 5 dias em Buenos Aires, é só clicar aqui.

Vamos nessa?

🇦🇷️ Psiu: entra aqui no nosso grupo de WhatsApp sobre a Argentina. É grátis! 🤫️

Dia 5: Palermo > Santo Manjares > Rosedal > Jardim Japonês

Assistindo a estreia da Argentina na Copa do Mundo no bar Locos X El Fútbol

Na segunda-feira, último dia de nossa exploração da capital argentina, acordamos bem cedo, às 07h da manhã. Apesar de cansados, havia um bom motivo: era a estreia da Argentina na Copa do Mundo. Obviamente saímos procurar algum lugar para assistir, para pelo menos sentir o clima da cidade, visto que os hermanos são tão apaixonados pelo futebol do que nós, brasileiros (chegamos à conclusão que são até mais).

Procuramos algum lugar com a palavra “futebol” no nome, e fomos caminhando até o bar Locos X El Fútbol, ao lado do Cemitério da Recoleta. Saímos um pouco depois do início do jogo, e antes mesmo de chegarmos, saiu um pênalti (e posterior gol). Foi muito legal ouvir a gritaria nas ruas e prédios. Assim que chegamos no bar, com uma multidão em frente assistindo à partida, vibrando, torcendo e cantando, ainda vimos outros dois gols (ambos anulados) – confesso que foram cenas engraçadas. Lembrando que era segunda-feira, antes das 8 da manhã.

Bar Locos X El Fútbal - já tinha gente na torre de chopp às 07h de uma segunda feira

Como era só a estreia, sem tanta importância, e já havíamos visto as pessoas torcendo e comemorando o gol, voltamos ao apartamento logo após o fim do primeiro tempo. Era muito cedo – ainda não estava na hora de beber com os argentinos 🤣 – e o dia seria longo.

Para nossa surpresa, a Argentina tomou uma virada rápida da seleção da Arábia Saudita, e acabou perdendo o jogo. Foi divertido ver como os canais abertos da televisão do apartamento trataram aquilo praticamente como o fim dos tempos

Notícia sobre a derrota da Argentina e a última foto do nosso apartamento na Recoleta

Onde guardar temporariamente suas malas e mochilas para aproveitar melhor o dia em buenos Aires: Guarda Equipajes

Arrumamos o apartamento, guardamos todos os nossos pertences, entregamos as chaves e nos despedimos. O Pietro teve a ideia de guardar as mochilas para aproveitar melhor o dia, pois nosso vôo para El Calafate era apenas à noite. Ele pesquisou um lugar e encontrou o Guarda Equipajes, que parecia ter boa reputação e ficava dentro da rodoviária. De cargueira nas costas, pegamos o metrô até a estação Retiro.

Ali na região tem uma estação de trem, rodoviária e estação de metrô, todas praticamente lado a lado, além de estar a alguns poucos minutos do aeroporto. Nem consigo descrever o caos! O local estava fervendo por ser horário comercial e começo de semana.

Estação de trem em Retiro

Insegurança nas estações de Retiro

Inclusive, no caminho entre a estação de metrô e a rodoviária, onde fomos deixar as nossas coisas, mais ou menos em frente à Plaza Canadá, passamos por um dos únicos lugares de Buenos Aires que nos sentimos inseguros. Além das dezenas de barraquinhas e vendedores ambulantes, haviam muitos trambiqueiros, pessoas suspeitas e visivelmente alteradas e moradores de rua agitados, então tomem cuidado e atenção por ali.

Enfim, passamos rapidamente e entramos na rodoviária, onde deixamos nossas mochilas cargueiras no Guarda Equipajes. Foi muito rápido; o funcionário nos deixou cientes do horário que fechava lá (às 22h, mas idealmente deveríamos chegar até às 21:30), e pagamos $500 pesos argentinos por mala. Confesso que, por nunca ter usado um locker e depois de ter passado pela região estranha, fiquei um pouco receosa e angustiada o dia inteiro, mas no final deu tudo certo e recomendo muito o serviço.

Guarda Equipaje
O roteiro do dia só foi possível por conta do Guarda Equipaje

Santo Manjares: excelente Bife de Chorizo em Buenos Aires

Antes da viagem, estávamos selecionando lugares para comermos o bife de chorizo argentino (já havíamos experimentado em Bariloche, 2019). Separei um lugar que vi nas avaliações do Google com uma das maiores notas e muitos comentários positivos e de que tinha preços justos, o restaurante Santo Manjares.

Para a nossa sorte, esse lugar ficava a algumas quadras de onde estávamos. Caminhamos até lá para almoçar. Eu pedi um Bife de Chorizo com Purê de Papas (batatas) e o Pietro pediu o Bife de Ojo com papas fritas. Estava tudo delicioso e no total tudo custou R$ 80, com direito a duas raras garrafinhas de vidro de Coca-Cola – achamos que valeu muito a pena.

Não deixe de ir no Santo Manjares!

Alfajores gourmets da Guolis

A sobremesa não podia ser outra senão algum alfajor. Também anotamos o nome de uma franquia de alfajores que vimos em um reels no Instagram chamada Guolis, e vimos no mapa que era ali pertinho. Pedimos um café e dois alfajores (recomendo o de framboesa). No total nos custou aproximadamente R$ 15, tudo uma delícia e bem gourmet.

Haviam muitas opções de alfajores, ficamos até perdidos

Tentando pegar ônibus circular em Buenos Aires

Precisávamos voltar ao bairro de Palermo pois ainda faltava conhecer alguns últimos pontos para completarmos nosso roteiro no 5º e último dia na capital. Vimos muitos ônibus passando e pensamos em pegar um rumo ao Jardim Japonês, mas ficamos meio perdidos e todos que tentamos entrar não levavam até lá (a gente precisava perguntar para o motorista pois não estava escrito explicitamente o destino do ônibus).

Percebemos que aquela rua era sentido oposto do jardim, então fomos para a rua de trás. Nos pontos de ônibus, há plaquinhas com as linhas e os destinos, então, depois de aprender como o sistema de circulares funcionava em Buenos Aires (no último dia), tentamos subir no ônibus certo. Porém, o motorista nos avisou que só poderíamos subir com o cartão de ônibus, e foi super estúpido mandando a gente descer.

Qualquer caminhada em Buenos Aires = prédios bonitos

Depois de quase meia hora perdidos nesse rolo procurando ônibus, pegamos o metrô na estação Tribunales mesmo, até a estação Palermo. De lá, caminhamos pela extensa Avenida Int. Bullrich, onde tem uma bela mesquita que vimos de longe.

A Avenida Int. Bullrich é bem extensa

Plaza Holanda e Rosedal de Palermo, no Parque Tres de Febrero

Atravessamos a Plaza Holanda, onde nos deparamos com muitos patos aleatórios, até finalmente chegar no Rosedal de Palermo (no Parque Tres de Febrero). Esse lugar é encantador! Um parque extenso enfeitado com inúmeras espécies diferentes de flores, plaquinhas indicando as espécies, e muito verde para todos os lados. Ali também tem um gramado perfeito para piqueniques, um lago com pedalinhos, algumas esculturas, fontes e muitos pássaros.

Chegando no Rosedal

Rosedal de Palermo: Puente Griego e Patio Andaluz

Também se destacam a Puente Griego, provavelmente o lugar mais turístico de lá, e o Patio Andaluz. Passando a ponte, entramos de verdade no rosedal, que parece uma pequena cidade onde os quarteirões são grandes jardins com flores coloridas. É um lugar perfeito para fotos; inclusive estava cheio de mulheres fazendo sessões de fotografia, assim como ensaios de aniversários de 15 anos e famílias passeando com seus filhos. Nos sentimos muito seguros nesse parque.

Rosedal de Palermo, local incrível e tranquilo

Basta abrir o Google Maps nessa parte do bairro de Palermo e você vai ver quantos espaços verdes tem nessa região, é incrível – em cada quarteirão tem alguma praça ou jardim.

Definitivamente vá conhecer o Rosedal de Palermo

Estrutura para assistir à Copa do Mundo na Plaza Intendente Seeber

Enquanto caminhamos para o Jardim japonês, passamos por uma dessas praças, a Plaza Intendente Seeber, onde percebemos uma grande movimentação e descobrimos que havia uma grande estrutura para assistir aos jogos da Copa do Mundo. A praça estava toda cercada por seguranças e bloqueios, e era preciso passar por uma revista para entrar.

A Plaza Intendente Seeber estava muito decorada - o jogo da Argentina foi transmitido lá pela manhã

Tinha um telão gigantesco transmitindo, naquele momento, o jogo da França e o local estava repleto de puffs espalhados pelo chão para o pessoal assistir aos jogos, além de outras decorações interessantes, como uma réplica em tamanho grande do troféu da Copa, totens do Messi e paredes com ilustrações dos jogadores da seleção para tirar foto, e sobrou até mesmo para as árvores, pintadas de azul e branco. Também havia dezenas de barraquinhas de comida e outras atividades disponíveis.

Sobrou até para a coitada da árvore 😂️

Jardim Japonês de Buenos Aires

Como estava ficando tarde, fomos correndo para o Jardim Japonês, que fechava às 18:30. A última entrada, no entanto, era às 17:30, então chegamos bem em cima da hora e com menos de uma hora disponível para explorá-lo. A entrada custou $400 pesos (cerca de R$ 6,80).

O horário deixou o cenário do Jardim Japonês ainda mais bonito

Mesmo sendo uma terça-feira, estava relativamente cheio e foi difícil tirar fotos sem pessoas atrás. Na ponte “principal”, a mais fotogênica e situada bem no centro do local, estava até com fila para fotos. O pessoal ia furando fila sem pudor mesmo, mas, paciência.

De qualquer maneira, o parque é lindo, repleto de caminhos adornados, bonsais, pontes e estruturas com arquitetura japonesa. Toda a estrutura é avermelhada e tem caixinhas de som espalhadas pelo jardim com músicas que preenchiam-no com uma áurea pacífica. Além disso, o horário que fomos, apesar de nos “apressar”, deu uma iluminação sensacional ao ambiente.

Jardim Japonês: mais uma atração imperdível de Buenos Aires

Com o anoitecer, fomos caminhando de volta até a estação de metrô, passando ao lado de outros parques do bairro (como o Ecoparque Buenos Aires, que infelizmente não pudemos visitar). Entramos na estação Plaza Italia, mesmo.

Provando salsichas alemãs no Extrawurst - Bratwurst

Descemos na avenida 9 de Julio, bem ao lado do Obelisco, e seguimos a pé para o último ponto do roteiro antes de buscar nossas mochilas no locker. Esse último ponto foi, na verdade, a cereja no bolo de mais um dia perfeito: o restaurante alemão Extrawurst – Bratwurst, o único (além do Santo Manjares) que eu havia anotado para comermos. Li muitos comentários de que nos sentiríamos na Alemanha e isso despertou minha curiosidade.

Chegamos às 19:58 e o happy hour acabava às 20:00. Rapidamente, pedimos uma cerveja sem nem pensar, e ganhamos outra de brinde. Junto delas, pedimos para a simpática garçonete “o que mais vendia” no cardápio, pois como os nomes dos pratos eram em alemão (e a descrição em espanhol/inglês), estava difícil de entender o que vinha em cada item, mesmo usando a tradução por imagem do Google Tradutor. Tinham coisas que nem em português sabíamos o que era! 😂️

Nossa escolha – ou a escolha da garçonete 🤣️ – foi o “Alles Wurst”, que eram 4 salsichas alemãs acompanhadas de molhinhos deliciosos, purê de abobrinha e batata frita. E, sinceramente, talvez a melhor refeição que fiz em qualquer viagem. Penso nesse prato até hoje e não vejo a hora de voltar para Buenos Aires e comer lá novamente! Pagamos $2500 pesos nesse prato (R$ 43), com um desconto de 10% pagando em dinheiro, e $900 pelas cervejas – muito barato.

Até hoje nos lembramos dessa refeição no Extrawurst - Bratwurst

Resgate das mochilas e Aeroporto Jorge Newbery

De Uber, fomos até a rodoviária retirar nossas mochilas. O bairro Retiro parecia perigoso de manhã, então eu estava com um pouco de medo de passar lá à noite, mas ele nos deixou praticamente dentro do terminal.

Como mencionei, eu estava aflita por ser a primeira vez usando um locker para deixar minha mochila em algum local, mas foi necessário – seria impossível ter andado e aproveitado tanto nesse último dia com 10 kg nas costas. Ao chegarmos na rodoviária, tudo certo com as mochilas e chamamos outro Uber para nos levar até o Aeroporto Jorge Newbery, a cerca de 20 minutos.

Aproveitamos que seriam muitas horas até a decolagem e trabalhamos um pouco, pois levamos um tablet, mouse e teclado portáteis para atendermos nossos clientes (na medida do possível) durante a viagem. Também dormimos um pouco, no chão mesmo.

Esquentando os bancos do Aeroporto Jorge Newbery (AEP)

Essa foi nossa despedida da capital da Argentina, um lugar inesquecível que nos encantou e que definitivamente voltaremos outras vezes – já sabemos onde assistir a próxima Copa do Mundo. 🙂️

🇦🇷️ Clique aqui para entrar em nosso grupo gratuito de WhatsApp sobre a Argentina!

Agora, nosso destino é a Patagônia Argentina – um voo para El Calafate às 05 da manhã, mais especificamente. Usando as estratégias de stopover, fizemos literalmente 4 voos pelo preço do que normalmente seria apenas ida e volta! Sucesso total.

E é claro que vou contar tudinho para vocês nos próximos posts.

➡️ O roteiro completo de 5 dias em Buenos Aires pode ser encontrado de maneira mais resumida e objetiva clicando aqui.

Até a próxima!

Vídeos e fotos nos destaque do Instagram

Quanto gastamos no 5º dia em Buenos Aires?

R$ 212,43

Despesas aproximadas por pessoa

• Alimentação R$ 78,31

Chorizo, linguiça alemã, alfajor, empanadas

• Transporte R$ 15,43

Uber

• Passeios R$ 6,78

Jardim Japonês

• Outros R$ 11,02

Guarda volume e crédito chip Claro

• Hospedagem R$ 100,89

1 noite em Buenos Aires

Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.