Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
Buenos Aires: um dia completo no bairro da Recoleta

Buenos Aires: um dia completo no bairro da Recoleta

Viagem em 19 de novembro de 2022
Compartilhe esse post

Olá aventureiros!

Seguindo nossa série de posts pela capital da Argentina (viagem em novembro de 2022), nesse segundo dia percorremos todo o bairro da Recoleta, onde estávamos hospedados. Se preferir, veja o roteiro completo de 5 dias.

🇦🇷️ Clique aqui para entrar em nosso grupo gratuito de WhatsApp sobre a Argentina!

É impressionante a quantidade de coisas que se tem para fazer lá. Mesmo estudando muito para montar esse roteiro, ainda assim fomos descobrindo lugares inesperados e fazendo coisas novas que não estavam planejadas. 🙂️

Dia 2: Conhecendo o bairro da Recoleta

A bela biblioteca El Ateneo Grand Splendid, com formato de teatro

Começamos nosso segundo dia turistando por Buenos Aires dando uma passada na famosa biblioteca El Ateneo Grand Splendid, que fica bem perto de nosso apartamento

Li em algum lugar na internet que era considerada a biblioteca mais bonita do mundo. Não sei se de fato é, pois isso é muito relativo, mas até então é a mais bonita que já fomos! Me senti num teatro luxuoso, com detalhes ornamentados pelo salão, que tem um formato muito interessante de anfiteatro, além de seu teto dourado com uma bela pintura, cortinas vermelhas separando a biblioteca do café, e a iluminação forte que deixava o cenário ainda mais realçado e impressionante.

El Ateneo Grand Splendid e seus "camarotes"

É possível (e eu recomendo muito) subir os 3 andares, e de fato haviam muitas opções de livros e discos (esses, no andar de baixo). A biblioteca também estava lotada e as filas no caixa eram enormes! Todos os livros estavam no idioma em espanhol, e tivemos a impressão de que o público que compra livros lá de fato era local.

El Ateneo Grand Splendid

Patio Bullrich

De lá, entramos em um shopping de luxo chamado Patio Bullrich, mais um edifício com um teto incrível, mas nada fora de série. O que mais me chamou atenção foram a quantidade de lojas caras e os banheiros super chiques.

Patio Bullrich - shopping luxuoso

Feira da Recoleta, na Plaza Intendente Alvear

Seguimos a pé rumo à Feira da Recoleta, que tradicionalmente ocorre todo sábado, também conhecida como Feria Artesanal Intendente Alvear ou Feria Plaza Francia. Não compramos nada, mas foi um passeio muito legal. Há muitas tendas, praticamente na praça inteira, e, ali pelos arredores, havia muitos lugares para visitar, então é uma boa ideia tirar uma tarde toda para essa região – e foi isso que fizemos.

Feira da Recoleta

Corredor de jacarandás na Avenida Presidente Figueroa Alcorta

Ao lado da feira, passa a Avenida Presidente Figueroa Alcorta, que, diga-se de passagem, possui uma infinidade de jacarandás (árvores com flores roxas) e formavam um cenário maravilhoso por si só. Um lugar bom para fotos é de cima da ponte que veremos a seguir.

Avenida cheia de jacarandás

Parque Carlos Thays

Atravessamos a avenida e fomos conhecer o Parque Carlos Thays, onde há algumas esculturas curiosas, como um torso definido. E, por termos ido na primavera, lá também estava muito bonito cheio de árvores floridas. Só tome cuidado pois lemos que à noite pode ser perigoso por lá (e, de fato, até de dia estava bem deserto).

Parque Carlos Thays

Puente Peatonal Dr. Alfredo Roque Vítolo e Facultad de Derecho (UBA)

Um pouco adiante, chegamos na Puente Peatonal Dr. Alfredo Roque Vítolo, que é simplesmente uma pequena ponte colorida que passa por cima da avenida e tem uma linda vista para fotos, com um corredor de jacarandás ao fundo e a Facultad de Derecho (UBA), que tem uma arquitetura clássica linda de colunas gregas.

Puente Peatonal Dr. Alfredo Roque Vítolo e Facultad de Derecho (UBA)

Dia Mundial da Sanita e privadas infláveis

Como de praxe, estavam rolando atividades aleatórias – dessa vez, alguns vasos sanitários infláveis gigantes celebrando o Dia Mundial da Sanita (Día Mundial del Inodoro), que ocorre anualmente no dia 19 de novembro. Outra celebração importantíssima mundialmente aclamada nesse dia é o aniversário do Pietro.

Dia Mundial da Sanita e privadas infláveis

Floralis Generica, na Plaza Naciones Unidas

Bem ao lado da faculdade, fica a Plaza Naciones Unidas, onde se situa a famosa Floralis Generica. Trata-se de uma enorme e imponente escultura de flor de aço em um espelho d’água que antigamente abria e fechava, mas supostamente está quebrada desde 2010 – atualmente não funciona mais. Ao redor, tem muitos bancos e um gramado gostoso para descansar. E, falando em quebrar, em determinado momento derrubei e quebrei meus óculos. Por sorte, comprei outro bem baratinho no dia seguinte em San Telmo.

Floralis Generica, na Plaza Naciones Unidas

Museu Nacional de Bellas Artes: gratuito e imperdível

Ainda no bairro Recoleta, visitamos o Museu Nacional de Bellas Artes. É um lugar onde você facilmente passa pelo menos 2 horas ali dentro, e o melhor: gratuito. Com um acervo incrível e amplas salas espaçosas e acessíveis, vimos diversos quadros e esculturas sofisticadas.

Museu Nacional de Bellas Artes

Há marcações no chão e seguranças por toda parte para garantir que ninguém esbarre em algo sem querer. São 3 pavimentos com exposições e um pequeno pátio aberto no último andar, com uma vista maravilhosa para a faculdade de direito e a Floralis Genérica – infelizmente, não encontramos este andar quando fomos.

Plaza Mitre e Biblioteca Mariano Moreno (Biblioteca Nacional da Argentina)

Como já mencionado anteriormente, reparamos que a cada quarteirão, há uma praça pequena com esculturas muito bem feitas de homens em cima de cavalos; até perdemos a conta de quantas vimos. Entre o museu e o nosso próximo destino, vimos outra na Plaza Mitre.

Plaza Francia, Plaza Mitre e Biblioteca Mariano Moreno

Depois de passar quase duas horas no museu, caminhamos até a Biblioteca Mariano Moreno, ou Biblioteca Nacional da Argentina. Fomos apenas contemplar sua arquitetura peculiar e tentar dar uma bisbilhotada lá dentro, mas logo na entrada vimos muitas pessoas entregando carteirinha para entrar, então a burocracia nos repeliu e saímos dali sem nem tentar entrar.

Centro Cultural Recoleta: uma tarde inesperada

De volta para a praça onde ocorria a feira artesanal, vimos um prédio colorido movimentado e resolvemos entrar. Tratava-se do Centro Cultural Recoleta, um lugar perfeito tanto para relaxar como também para se divertir.

Centro Cultural Recoleta

Um prédio gigante com muitas salas integradas a algumas áreas externas, onde em cada uma estava acontecendo alguma atividade ou exposição diferente.  Salas para estudos, outras com videogames, outras com estudantes se reunindo para discutir projetos de faculdade, outras com quadros e obras, outras com experimentos auditivos e visuais, exposições coloridas e alternativas, e até mesmo ensaios de dança, discotecagem e duelos de ping pong nós vimos… foi uma experiência muito marcante, entramos despretensiosamente e acabamos sentindo a pujância e a energia de se morar em Buenos Aires. Um dos lugares que mais gostamos da cidade.

🇦🇷️ [BUENOS AIRES] Recoleta: Feira e Centro Cultural (Dia 2)

🇦🇷️ [BUENOS AIRES] Recoleta: Feira e Centro Cultural (Dia 2)Tomamos o dia para explorar o maravilhoso bairro da Recoleta, onde estávamos hospedados.🖼️ Antes de ir na feira, conhecemos a bela biblioteca El Ateneo Grand Splendid e o Museu Nacional de Bellas Artes.🌳️ A região é bastante arborizada e adornada por jacarandás, contando com muitas praças e outras atrações interessantes, como a Floralis Generica.👇️ Leia nosso post abaixo para conferir tudo que fizemos! https://moxileira.com.br/buenos-aires-recoleta-roteiro-dia-completo/🪙️ Dicas de ouro: a Feira acontece apenas aos sábados. Visite o Museu Nacional de Bellas Artes, a entrada é gratuita. Recoleta é um bom bairro para se hospedar.🥰️ Gosta de viagens? Me segue em @moxileira: https://www.instagram.com/moxileira

Posted by Moxileira on Saturday, September 23, 2023
Centro Cultural Recoleta

A entrada é gratuita e, provavelmente, durante a semana deve ser um local meio parado, então vá durante o final de semana para vivenciar a caixinha de surpresas positivas que esse lugar pode se tornar em sua viagem.

Cemitério da Recoleta

O Centro Cultural é vizinho do famoso Cemitério da Recoleta. Ali estão enterradas algumas pessoas argentinas famosas, e existem até mesmo passeios guiados para conhecer os túmulos. Entretanto, achamos o valor cobrado ($1400 pesos argentinos) um pouco desproporcional, visto que aceitavam apenas pagamentos com cartão de crédito (ou seja, seria por volta de R$ 50 no câmbio oficial, o qual não é vantajoso).

Shopping Recoleta Urban Mall, vista para o cemitério no Mostaza e chocolates da Mamuska

Sendo assim, seguimos para o Recoleta Urban Mall, um shopping praticamente vizinho do cemitério, e aqui vou te dar uma dica muquirana: se quiser dar uma pequena bisbilhotada dentro do cemitério, suba até o restaurante Mostaza, no último andar, onde tem uma sacada na qual você pode ver justamente alguns túmulos.

Cemitério da Recoleta visto do Shopping

Usamos o banheiro do Mostaza e saímos de carao com a loja Mamuska, ao lado, onde compramos alguns chocolatinhos bem caros, porém gostosos. Entramos para conhecer e a vendedora milagrosamente conseguiu nos convencer a levar alguns docinhos. Ela nos serviu alguns pedaços para degustação, e, como era aniversário do Pietro, nos permitimos comprar um de cada para experimentar. 😂️

Mostaza e Mamuska

Comemorando o aniversário no El Club de La Milanesa da Avenida Callao

Finalizando mais um dia muito bem aproveitado na capital da Argentina e em comemoração aos 26 anos do Pietro, fomos comer no restaurante El Club de la Milanesa, que possui algumas unidades espalhadas pela cidade (fomos na da Avenida Callao).

El Club de La Milanesa

Pedimos o menu de degustação, onde vieram 6 rodelas a milanesa, 3 de frango e 3 de carne, cada uma com uma cobertura diferente conforme a foto abaixo. Simplesmente incrível!

Gostamos mais das “supremas”, que são como chamam as milanesas de frango, principalmente a com guacamole. O rodízio também incluía uma deliciosa porção de batatas fritas com cebola roxa e cheddar.

Menu degustação do restaurante El Club de La Milanesa

Toda essa abundância com mais duas cocas nos custaram R$ 40 cada um, o que achamos MUITO barato pelo tanto que comemos! De sobremesa, apreciamos os chocolatinhos comprados no shopping.

Qual bairro ficar em Buenos Aires: Recoleta

Depois de todo esse relato, acho que você já deve saber a nossa resposta. É impressionante pensar em quantas coisas legais e interessantes vimos apenas em um raio de aproximadamente 2 km.

Começando no luxo do Pátio Bullrich, seguindo pela Feirinha Artesanal da Recoleta, a infinidade de jacarandás enfeitando as avenidas, as esculturas do parque Carlos Thays, a ponte colorida, a Faculdade de Direito com suas privadas infláveis, a impressionante flor metálica, o Museu Nacional gratuito, as esculturas de homens montados em cavalos espalhadas pelas praças, a arquitetura curiosa da Biblioteca Nacional, o agito do Centro Cultural, o Shopping com sua vista privilegiada para o Cemitério… ufa!

Para nós, foi apenas uma confirmação de que escolhemos corretamente o melhor bairro para se hospedar em Buenos Aires: Recoleta. Em breve estaremos na cidade novamente, dessa vez ficando em Palermo – quem sabe mudamos de opinião? 🙂️

Mapa do que fazer no bairro Recoleta

Um dia inesquecível

Mais um dia muito bem aproveitado – fazemos questão de aproveitar ao máximo quando estamos viajando, e, sim, enxergamos que às vezes passamos um pouco do limite do “saudável”. 😅️

De qualquer maneira, foi uma ótima maneira de conhecer o bairro e também de assimilar o fato de que escolhemos o lugar certo para se hospedar em nossa primeira visita à cidade.

Como de costume, deixo abaixo uma relação detalhada dos gastos que tivemos. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

🇦🇷️ Confira nosso grupo de WhatsApp com muitas dicas e troca de informações da Argentina!

No terceiro dia, aproveitamos o domingo para conhecer a famosa e movimentada Feira de San Telmo e também otimizamos o roteiro, encaixando também os bairros de La Boca e Puerto Madero – não perca o próximo post.

Clique aqui para conferir como foi o nosso terceiro dia em Buenos Aires!

E, se quiser ver o roteiro completo de 5 dias, é nesse post aqui.

Até a próxima!

Vídeos e fotos nos destaque do Instagram

Quanto gastamos no 2º dia em Buenos Aires?

R$ 163,19

Despesas aproximadas por pessoa

  • Alimentação R$ 62,30

    Milanesa, água e cerveja, Mamuska, frutas, empanadas

  • Hospedagem R$ 100,89

    1 noite em Buenos Aires

Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!