Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
Roteiro 5 Dias em Buenos Aires: o Melhor da Capital

Roteiro 5 Dias em Buenos Aires: o Melhor da Capital

Viagem em 18 de novembro de 2022
Compartilhe esse post

Olá, exploradores!

🇦🇷️ Já conhece nosso grupo de WhatsApp sobre a Argentina?

Estivemos em Buenos Aires pela primeira vez em novembro de 2022 e ficamos bem surpresos com a experiência. Ouso dizer que se tornou minha cidade favorita!

Nos dias anteriores, pegamos uma balsa para o Uruguai por 3 dias, conhecendo Colonia del Sacramento, Montevideo e Punta del Este.

E já relatamos cada dia de nossas aventuras pela capital da Argentina: conhecendo o Centro e Microcentro; um sábado completo em Recoleta; domingo de agitos na Feira de San Telmo com o bairro La Boca e Puerto Madero; a vida boêmia de Palermo; e um último dia conhecendo seu Rosedal e Jardim Japonês.

Agora, acompanhe o resumo do nosso roteiro de 5 dias em Buenos Aires – ficamos muito satisfeitos com a logística e otimização de tudo que fizemos. Vamos lá!

Dia 1: Centro e Microcentro - Plazas, Palacios, Galerías, Casa Rosada, 9 de Julio, Obelisco

🌟️ O primeiro dia pode ser usado para explorar o Centro e Microcentro de Buenos Aires. Para os amantes de arquitetura clássica, a caminhada, por si só, já é uma atração.

🛌️ Os bairros de Recoleta e Palermo são definitivamente os melhores bairros para uma primeira visita. Uma outra dica para economizar é aproveitar o câmbio blue vantajoso para alugar um hotel através do Booking, pagando em pesos argentinos.

🚇️ Além disso, o metrô da cidade é um meio muito eficiente e barato para conseguir chegar nas principais atrações, especialmente se estiver hospedado em Palermo, que tem várias coisas legais para fazer mas fica um pouco mais afastado do “núcleo” da cidade.

O metrô de Buenos Aires é realmente uma maravilha para se locomover na cidade

Nesse dia a sugestão é de a caminhada começar nos arredores da Recoleta, passando pela Plaza Lavalle para ver o belo Palacio de Justicia de la Nación e o Teatro Colón, o qual é possível pagar por uma visita agendada para conhecer seu deslumbrante interior.

🛣️ A partir dali, estará bem ao lado da Avenida 9 de Julio, uma das mais largas do mundo. Bastante movimentada, bem no meio dela fica o famoso Obelisco com o letreiro de grama com as iniciais da cidade (B.A).

Só estando lá para ter noção da largura dessa avenida!

Pelo caminho é possível encontrar diversos “kioscos”, que são lojinhas de conveniência empanturradas de alfajores e outras guloseimas a preços interessantes. Há também várias franquias da rede Mostaza, a qual nós experimentamos e gostamos (bons preços).

🏛️ Depois de cruzar a avenida, siga em direção à Plaza Congreso. No caminho, você passará pelo Palacio Barolo, um lindo edifício que por mais de uma década foi considerado o mais alto da América do Sul – vale a pena entrar para ver seus elevadores clássicos.

Os kioscos foram, particularmente para nós, uma verdadeira perdição

☕️ Voltando em direção à avenida novamente e cruzando-a, aproveite para tomar um café da tarde no famoso Gran Café Tortoni, possivelmente o mais tradicional da cidade.

A partir desse momento, são várias atrações localizadas próximas umas das outras (claro, sem contar com os diversos formosos prédios pelo caminho), a primeira delas sendo o museu jesuíta Manzana de las Luces.

Vale a pena a parada para o cafézinho. O museu infelizmente estava reformando quando visitamos

🇦🇷️ Pertinho desse museu fica a Plaza de Mayo, o coração do governo da cidade, onde se situa a Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina – você com certeza já viu ou ouviu falar. Em volta também tem vários edifícios interessantes, como o Palacio de Gobierno, Cabildo de Buenos Aires e Mausoleo del General José de San Martín. Isso sem falar na praça, que por si só já é muito bela, com diversas palmeiras e uma flamulante bandeira da Argentina.

A Casa Rosada é um dos pontos mais famosos da cidade, e em torno da Plaza de Mayo há vários lindos prédios

🛍️ Para terminar o dia de longas caminhadas, suba pela Calle Florida, um calçadão para pedestres muito movimentado onde estão diversas lojas, restaurantes e shoppings, com destaques para a Galería Guemes e a Galerías Pacifico.

É bem divertido caminhar pela Calle Florida. No Galerías Pacifico ainda tivemos a sorte de curtir um Encontro Nacional de Tango

Se ainda tiver energia, pode caminhar até a Plaza San Martin e curtir um fim de tarde admirando a Torre Monumental (inclusive subir em seu mirante) e o Edifício Kavanagh.

Aproveite para descansar à noite e busque por um restaurante próximo de sua hospedagem.

➡️ Lembrando que temos um relato completo e detalhado fazendo esse roteiro.

Um dia puxado mas muito bem aproveitado!

Dia 2: Bairro Recoleta - El Ateneo, Feira da Recoleta, Plazas, Floralis Generica, Museus, Centro Cultural

🌟️ O segundo dia de turismo em Buenos Aires será um dia de exploração completa do bairro da Recoleta. É essencial que seja feito em um sábado, se possível, por conta da feira (a qual em breve darei mais detalhes).

🛌️ Como já mencionamos, Recoleta é um ótimo bairro para se hospedar, com diversas atrações a uma curta distância e uma bela praça a cada esquina.

📚️ O roteiro começa com a visita à famosa Biblioteca El Ateneo Grand Splendid, considerada uma das mais belas do mundo – e com razão. A sensação é de estar em um teatro luxuoso, com detalhes ornamentados e teto dourado. Suba até o último andar para uma visão panorâmica sensacional.

🛍️ Depois, segue-se para o shopping de luxo Patio Bullrich, onde chama a atenção a quantidade de lojas caras e banheiros elegantes. Não é um lugar imperdível, mas se você for uma pessoa disposta a explorar, fica perto do caminho para o destino seguinte.

Essa biblioteca é imperdível!

Após o shopping, continua-se a pé até a Feira da Recoleta, uma feira artesanal que ocorre aos sábados na Plaza Intendente Alvear. Erguem-se dezenas de tendas, ocupando praticamente a praça inteira, e é um lugar “central” em relação a várias outras atrações do bairro.

Muitas barraquinhas e produtos artesanais à venda

🌸️ A partir da feirinha, pode-se caminhar pela Avenida Presidente Figueroa Alcorta. Se você for na época da primavera, terá uma visão incrível das árvores de jacarandá floridas. Siga em direção ao Parque Carlos Thays, que tem algumas esculturas e também várias árvores floridas.

Se puder, faça essa viagem durante a primavera - você não vai se arrepender da decisão

Um pouco mais adiante, chega-se à Puente Peatonal Dr. Alfredo Roque Vítolo, uma pequena ponte colorida com vista para os jacarandás da avenida e para a Facultad de Derecho (UBA), a qual dispõe de lindas colunas gregas.

🌹️ Próximo dali fica a famosa escultura Floralis Generica, na Plaza Naciones Unidas. É uma grande escultura de flor de aço em um espelho d’água. No passado, ela abria e fechava, mas já está sem funcionar dessa forma há muitos anos.

A vista de cima dessa ponte para a avenida também é bem bonita - são dezenas de jacarandás

🖼️ Ainda no bairro da Recoleta, visite o Museu Nacional de Bellas Artes, o qual tem um acervo incrível, salas espaçosas e, o melhor de tudo: gratuito. Dá para ficar pelo menos 2 horas por ali, apreciando as dezenas de obras em exposição.

Caminhando mais um pouco, chegará na Plaza Mitre e, bem próximo dali, a Biblioteca Mariano Moreno (Biblioteca Nacional da Argentina), que tem uma arquitetura bem alternativa.

Adoramos o Museu Nacional de Bellas Artes, não deixe de ir!

🎭️ Retornando até a feirinha, é chegada a hora de conhecer o Centro Cultural Recoleta, um prédio com várias salas para exposições, estudos e atividades diversas, também com entrada gratuita. É um lugar muito dinâmico e divertido, onde em cada ambiente está acontecendo algo totalmente aleatório e diferente do ambiente seguinte.

A visita ao Centro Cultural da Recoleta foi uma experiência muito agradável e inesperada

🪦️ Ao lado do Centro Cultural fica o Cemitério da Recoleta, onde estão sepultadas vários hermanos famosos. É preciso pagar para entrar (por volta de R$ 50 em novembro/22). Atravessando a rua está o Recoleta Urban Mall, onde, a partir de um Mostaza no último andar, é possível ver alguns túmulos do cemitério.

😋️ Para encerrar o dia, sugerimos o restaurante El Club de la Milanesa na Avenida Callao (há outras franquias espalhadas pela cidade), provando especificamente o menu de degustação de milanesas. São servidas diversas milanesas diferentes, como a “suprema”, que é como chamam as milanesas de frango, além de milanesa com guacamole, cheddar e outros sabores exóticos. Comemoramos o aniversário do Pietro ali e estava tudo excelente!

➡️ Clique aqui para ver mais detalhes sobre esse dia completo.

Já não vemos a hora de voltar para Buenos Aires e comer no El Club de la Milanesa novamente

Dia 3: Feira de San Telmo, Bairro La Boca, El Caminito, Puerto Madero, El Cuartito

🌟️ O terceiro dia será dedicado a explorar San Telmo, La Boca e Puerto Madero. Recomendamos fortemente que faça esse roteiro em um domingo, para conhecer mais uma famosa feira.

E a jornada começa justamente com a visita à Feira de San Telmo. A feira é extensa e abrange várias ruas na região do Centro, que ficam repletas de barracas de produtos variados. Você ainda passará pelo banquinho da Mafalda e tem a chance de ver algumas apresentações de rua de danças típicas argentinas, as Milongas.

🚇️ Para chegar de metrô, a sugestão é descer na estação Plaza de Mayo e entrar na rua Defensa, caminhando pelas inúmeras quadras a partir dali em direção ao bairro La Boca.

Pense em um lugar lotado - em algumas partes é até difícil de andar

💃️ O ponto final e principal, a Plaza Dorrego, é onde costuma ter uma apresentação bem animada de tango/milonga. Nessa praça também ficam as principais barraquinhas de antiguidades, e, bem próximo dali, o Mercado San Telmo, um mercadão bem agitado e com várias opções gastronômicas.

A parte que mais gostamos da feirinha foi justamente essa praça com antiguidades

Após explorar San Telmo, siga para o bairro La Boca, mais especificamente até a rua colorida El Caminito, repleta de restaurantes e lojas temáticas. De San Telmo até El Caminito, sugiro pegar um Uber.

🌭️ Aproveite para explorar e se perder pelas lindas ruazinhas. Além de também ter muitas opções de restaurante (mais interessantes que as do mercadão) e barzinhos, recomendo comer o tradicional choripán argentino em uma churrascaria local chamada El Gran Paraiso.

As ruas de Caminito são uma gracinha. Não se esqueça do choripán!

⚽️ A partir de Caminito, caminhe bairro adentro até o famoso estádio La Bombonera, do Boca Juniors. É muito interessante ver como, conforme se aproxima do estádio, as lojas são todas dominadas por artigos, uniformes e decorações do Boca Juniors. No estádio também há uma loja da Adidas e um museu, para aqueles apaixonados pelo futebol. Ao lado do estádio, fica a tranquila Plaza Irala, onde é possível ter uma visão legal do outro lado da fachada do estádio.

O bairro (pelo menos essa parte) é exclusivamente dedicado ao Boca Juniors

🍔️ Antes de ir para o próximo bairro, uma sugestão excelente para refeição também é uma parada na hamburgueria El Banco Rojo, que oferece lanches deliciosos e um ambiente bem agradável.

Essa hamburgueria passa uma vibe de "pub", até as garçonetes se rendiam ao chopp 🍻️

🏗️ Depois de conhecer dois bairros, vamos para o último do dia – Puerto Madero, com sua atmosfera moderna e prédios altos. Esse bairro é um contraste interessante com o resto da cidade. Novamente, recomendo um Uber para ir até lá.

Passeie nas margens do Rio Darsena Sur e aprecie a paisagem. Além de muitos cafés e restaurantes, a sugestão é tomar uma cerveja no bar flutuante Peñón del Águila. Destaque também para a Puente de La Mujer, que tem um visual bem diferenciado.

Infelizmente, quando fomos estava chovendo e o bar, por ser aberto, estava fechado

🎭️ Antes de retornar ao hotel, aproveite o final da tarde para passar no Centro Cultural Kirchner, um prédio imponente que abriga várias exposições e com entrada grátis. É o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo. E, como já estará escuro, não deixe de dar uma passada pela Plaza de Mayo novamente, para ver a Casa Rosada toda iluminada.

Mais uma atração inesperada (e gratuita)

🍕️ Para encerrar o dia, sugiro um jantar na pizzaria El Cuartito, uma das mais tradicionais da cidade, onde se pode degustar uma deliciosas pizzas argentinas.

➡️ Confira o relato completo e com mais detalhes de quando fizemos esse roteiro em novembro de 2022.

Se for em um domingo, como nós, prepare-se para enfrentar longas filas 🥲️

Dia 4: Bairro Palermo e Jardín Botanico

🌟️ O foco do quarto dia de exploração será o bairro de Palermo, conhecendo algumas praças, parques e as dezenas de opções gastronômicas da região. Com o cansaço acumulado dos últimos dias, esse pode ser um itinerário com ritmo mais leve e despacito.

🚇️ Desça na estação Palermo e, a partir dali, caminhe pelo bairro, mais especificamente pelos sub-bairros de Palermo Botânico e Palermo Pacífico, passando em várias praças interessantes como a Plaza Italia, que durante a primavera fica decorada com flores roxas dos jacarandás e onde, ao lado, há um monumento de Giuseppe Garibaldi. Deve ser também muito gostoso passear de bicicleta pelo bairro!

🌳️ O destaque fica para o Jardín Botánico Carlos Thays, de entrada gratuita, onde se pode passar parte da tarde caminhando e apreciando a diversidade de plantas e animais.

Uma horinha de caminhada tranquila pelo Jardin Botánico e se acaba todo o estresse

🌇️ Em seguida, é chegada a hora de explorar o sub-bairro de Palermo Soho. Caminhe ruas adentro em direção à Plaza Inmigrantes de Armenia e Plaza Serrano, de modo que você passará por dezenas de opções de bares, restaurantes e padarias. Cruzando os trilhos do trem, siga para Palermo Hollywood, onde há ainda mais opções gastronômicas.

Queremos nos hospedar em Palermo da próxima vez para conhecer melhor o bairro

🛍️ Já próximo das estações de metrô, passe pelo Distrito Arcos, um outlet a céu aberto com várias lojas de marcas conhecidas e restaurantes movimentados.

➡️ Esse é um dia em ritmo mais tranquilo em comparação aos dias anteriores. Não deixe conferir nosso relato completo!

Esse foi outro lugar bastante enfeitado para exibir os jogos da Copa do Mundo

Dia 5: Bairro Palermo, Rosedal, Jardim Japonês

🌟️ No quinto e último dia da exploração em Buenos Aires, ainda em ritmo desacelerado, aproveite para conhecer melhor o bairro de Palermo, mais especificamente o Rosedal e Jardim Japonês.

🧳️ Inclusive, para não ficar vagando com malas ou mochilas pela cidade, recomendo o serviço de guarda volumes no Guarda Equipajes, que fica na estação de ônibus de Retiro, para guardar seus pertences. Só tome cuidado com a área ao redor da estação Retiro, que é um pouco caótica. Dá para chegar ali perto de metrô ou ir de Uber.

🥩️ Deixo uma recomendação para o almoço, que não fica em Palermo mas é excelente e fica no Centro (no caminho caso vá para o Guarda Equipajes): o restaurante Santo Manjares, onde pode degustar excelentes bifes argentinos de ojo e chorizo a preços justos. E, como sobremesa, experimente os alfajores gourmet da Guolis.

Foi uma ótima ideia guardar as mochilas para passar o dia com mais conforto

🚇️ Mais uma vez usando o metrô, desça na estação Palermo e caminhe pela Avenida Int. Bullrich, onde há uma bela mesquita. Vá em direção à Plaza Holanda e você vai se deparar com uma legião de patos.

Patos ou gansos?

🌷️ Finalmente chega-se no Rosedal de Palermo, situado no Parque Tres de Febrero, um lugar encantador e adornado por dezenas de diferentes espécies de flores e árvores – verde para todo lado. Claro, se for na primavera, será tudo mais espetacular.

📸️ É um lugar sensacional para fotos, inclusive vimos muitas pessoas fazendo ensaios fotográficos profissionais. Há também algumas estruturas e atrações, como a Puente Griego e o Patio Andaluz.

Mais uma vez deixo a recomendação: vá durante a primavera

🌳️ Depois de curtir o rosedal, você pode conhecer o Ecoparque Buenos Aires, coisa que infelizmente não pudemos fazer por falta de tempo, e passar também pela Plaza Intendente Seeber. Lembrando que visitamos a cidade em plena Copa do Mundo do Catar, então estava tudo enfeitado e preparado para transmitir os jogos.

Demos muita sorte de poder viver a experiência da Copa do Mundo na Argentina

🎎️ A partir dali, caminhe até o Jardim Japonês, um lugar maravilhoso, tranquilo e relaxante. O parque é repleto de caminhos, pontes, estruturas de arquitetura japonesa e até uma “exposição” de vários tipos de bonsai. Na saída, tem uma loja incrível com inúmeras mudas à venda. A entrada é paga (cerca de R$ 7 em novembro/22).

Com o cair do sol, a luminosidade vai ficando cada vez mais linda no jardim

🌭️ Para o jantar, procure algum restaurante em Palermo mesmo, ou, se você estiver hospedado em Recoleta ou no Centro, recomendamos muito o restaurante alemão Extrawurst – Bratwurst. Dá tempo de pegar o happy hour e provar saborosas salsichas alemães.

➡️ Veja aqui o nosso relato em mais detalhes. De madrugada, pegamos um vôo para El Calafate e nos despedimos de Buenos Aires.

Essa salsicha com a cerveja ficaram na memória 🤤️

Possíveis melhorias e otimizações para o roteiro

Esses são alguns ajustes que faríamos nesse roteiro, então, caso pretenda segui-lo, leve em consideração essas alterações:

  • 1º dia: almoço ou janta no restaurante Santo Manjares no primeiro dia (pois fica no Centro).
  • 2º dia: a Biblioteca Mariano Moreno é interessante mas um pouco fora de caminho (a não ser que esteja bem disposto a caminhar).
  • 3º dia: almoço no El Banco Rojo, que fica ao lado do mercadão de San Telmo (ao invés de passar lá no meio da tarde, como fizemos). Além disso, chegar mais cedo no Centro Cultural Kirchner, pois quando entramos as atividades já estavam quase cerrando.
  • 4º dia: esse dia na verdade poderia ter sido o último. Saímos bem tarde do apartamento e faria mais sentido deixá-lo para o fim, visto que teve bem menos atrações. Também gostaria de ter escolhido algum restaurante para comer em Palermo.
  • 5º dia: da mesma maneira, esse poderia ter sido o 4º dia, pois faltou tempo para fazer algumas coisas (ida ao Ecoparque, por exemplo, e chegamos um pouco tarde no Jardim Japonês), além de que não precisaríamos ter ido guardar as mochilas, focando o dia todo no bairro de Palermo. Como mencionei, o Santo Manjares poderia ter sido no 1º dia (apesar de ter sido conveniente para nós, pois estava no caminho entre o Guarda Equipajes e Palermo).
  • Outros: demos sorte de presenciar o Encuentro Nacional de Tango no Galerias Pacifico, mas, caso contrário, teríamos ido em um show de tango. E não nos arrependemos de ir no El Cuartito, porém se possível evite ir durante o final de semana (fomos em um domingo) por conta das filas.

Considerações Finais sobre o Roteiro de 5 dias em Buenos Aires

Fizemos esse roteiro em nossa primeira visita à cidade e adoramos Buenos Aires! Pode ser um pouco puxado e cansativo para algumas pessoas, mas vale à pena.

Para mais dicas da Argentina, entre em nosso grupo gratuito do WhatsApp!

Espero que esse roteiro te ajude caso esteja planejando uma viagem para lá. Eu teria feito poucas coisas diferentes (como indiquei no 4º e 5º dia) – foram dias muito otimizados e eficientes, modéstias a parte.

E para um relato mais completo de nossas experiências, dia a dia, basta clicar no nome dos bairros que se interessar: Centro e Microcentro; Recoleta; San Telmo, La Boca e Puerto Madero; Palermo (boêmio); e Palermo (natureza).

➡️ Agora, se quiser ler mais sobre nossa visita a Puerto Iguazú e ao Paraguai, veja esse roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu.

Até a próxima!

Vídeos e fotos nos destaque do Instagram
Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!