Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
O Que Fazer em Colonia del Sacramento: Roteiro de 1 Dia

O Que Fazer em Colonia del Sacramento: Roteiro de 1 Dia

Viagem em 15 de novembro de 2022
Compartilhe esse post

Olá exploradores!

Esse é o primeiro post de uma série de três publicações onde darei mais detalhes sobre o que fizemos em nossa primeira visita ao Uruguai.

🇺🇾 ️Antes de prosseguirmos, saiba que temos um grupo gratuito de WhatsApp sobre o Uruguai.

Assim que pousamos em Buenos Aires, já fomos pegar a balsa para Colonia del Sacramento. Passamos o dia lá, e, nos outros dois, conhecemos a capital Montevideo e a turística Punta del Este.

É um roteiro em forma de relato, mas recheado de dicas e informações. Se preferir, veja nosso roteiro completo resumido de 3 dias no Uruguai. 🙂️

Veja nosso roteiro de 1 dia em Montevideo.

Ou, se quiser, pule diretamente para nossa visita à Punta del Este.

Embarque conosco nessa jornada pelo paisito!

Ferry entre Buenos Aires e Colônia do Sacramento

Como comentei na introdução deste post, embarcamos num ferry em Buenos Aires pela empresa Colonia Express, com ingressos adquiridos diretamente pelo site deles aproveitando uma promoção de Cyber Monday.

Pegamos apenas a ida pois voltamos alguns dias depois. Se a sua ideia for ir e voltar no mesmo dia, confira abaixo esta opção pelo de balsa!

Informações históricas e curiosidades de Colônia do Sacramento

A rica história de Colonia del Sacramento: por que foi fundada pelos portugueses?

Antes de visitar cidades históricas, é interessante saber um pouquinho do que aconteceu por lá para algumas se contextualizar e tornar o passeio mais interessante.

Canhão na muralha da cidade de Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento é uma cidade histórica na costa do Rio da Prata, na fronteira entre o Uruguai e o Brasil. Fundada em 1860 pelo português Manuel Lobo, na época governador do Rio de Janeiro, tinha como objetivo ser uma fortaleza para proteger a região dos espanhóis – a cidade foi disputada por séculos entre os espanhóis e os portugueses, que lutavam pelo controle da região e de suas rotas comerciais importantes. Tanto que há um museu para cada um: o Museu Português e o Museu Espanhol – fica evidente a importância da Colônia do Sacramento para Portugal e Espanha.

A cidade tem um centro histórico encantador, com ruas estreitas e arborizadas e edifícios coloniais, muitos dos quais datam do século XVIII. Em 1995, Colônia do Sacramento foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecendo a importância de sua história e arquitetura. A UNESCO é uma agência das Nações Unidas responsável por promover a cooperação internacional no campo da educação, ciência, cultura e comunicação. A inclusão em tal lista é considerada um grande honra e um reconhecimento da importância histórica, cultural e ambiental do local.

Colônia do Sacramento e Sete Povos das Missões

O catolicismo e os jesuítas tiveram uma forte presença no processo de colonização do Brasil, onde eles disseminaram a fé cristã e catequizaram grande número de indígenas. A prática das missões tinha como objetivo converter os nativos da América portuguesa ao catolicismo. Durante a era colonial, havia uma disputa entre portugueses e espanhóis por áreas de influência política ou religiosa e entre padres e latifundiários.

A criação das sete reduções (ou missões) no Sul do Brasil foi influenciada pela disputa territorial entre a coroa espanhola e a portuguesa. O declínio dessas reduções se deu devido às divergências políticas entre Portugal e Espanha, principalmente depois do Tratado de Madri, em 1750, no qual as reduções do Brasil ficaram com os portugueses e os espanhóis receberam, em troca, a Colônia do Sacramento.

Diversos tratados foram assinados ao longo dos séculos, mas a cidade continuou sendo objeto de disputa entre os dois países até que foi novamente incorporada em 1817 aos domínios portugueses no Brasil. Após a independência do Brasil em 1822 e posterior independência do Uruguai em 1828, passou a integrar os domínios do novo país.

Dicas sobre internet e câmbio no Uruguai

Chip de celular no Uruguai e pontos de wi-fi gratuitos em Colônia do Sacramento

Saindo do catamarã e já em terras uruguaias, guardamos as roupas de frio – o sol estava muito forte – e começamos nossa jornada. Colônia do Sacramento é uma cidade relativamente pequena, e sua região mais turística pode ser tranquilamente explorada caminhando a pé.

Fomos até uma rua mais movimentada atrás de chip de celular, pois estávamos sem internet desde o aeroporto. Infelizmente, a atendente da Claro nos disse que os chips comprados no Uruguai não funcionam na Argentina. Não compensaria comprar um chip (custava cerca de R$ 40) pois nosso roteiro seria de apenas 3 dias no Uruguai, e 25 na Argentina. Nos contentamos em procurar pontos de wi-fi gratuitos pelas cidades e com o wi-fi de nossa hospedagem mesmo.

No entanto, esteja ciente de que encontrar wi-fi aberto em Colônia do Sacramento foi bem difícil para nós. Ficamos andando por um bom tempo na principal via da cidade, a Avenida General Flores – precisávamos de internet para conseguir pesos uruguaios. Nossa dica é a de consumir algo em algum estabelecimento e pedir para usar a internet, mas no momento não tínhamos um tostão. 

A melhor maneira de fazer câmbio no Uruguai

Estávamos tendo problemas para sacar o dinheiro pois a senha estava incorreta e não tínhamos internet para redefini-la. Quando finalmente encontramos um wi-fi aberto na Plaza 25 De Agosto, recuperamos o acesso e conseguimos realizar um saque no caixa eletrônico do Banco República utilizando o cartão da Wise.

Veja aqui tudo sobre o cartão de débito da Wise e como utilizá-lo em viagens internacionais. Cadastrando-se através do link no artigo, você estará ajudando nosso blog ao mesmo tempo em que consegue a melhor cotação possível!

O que fazer em Colônia do Sacramento em uma tarde: Atrações imperdíveis

Otimizando o roteiro de um dia em Colônia do Sacramento, Uruguai

Bem em frente à loja da Claro, havia um centrinho de informações turísticas onde fomos atendidos por uma moça bem simpática. Além de nos dar um mapa gratuito da cidade, também nos explicou o roteiro mais otimizado que poderíamos fazer em apenas uma tarde em Colônia do Sacramento. São comuns roteiros com essa duração na cidade, e, apesar de estarmos com um roteiro já definido, preferimos seguir os conselhos de quem certamente conhece melhor a região.

Centro de informações de Colônia do Sacramento

Resumidamente, os pontos mais famosos da cidade estão localizados no “Barrio Histórico”, uma pequena península onde aconteceram a maioria das batalhas históricas da região. Como nosso tempo era curto – ainda pegaríamos o ônibus às 17h para pernoitar em Montevidéu -, decidimos focar justamente nesse bairro, conforme indicado pela pessoa que nos atendeu no centro turístico. As praias até eram legais também, mas, comparadas às do Brasil, nada surpreendente – o mar é escuro e tem fama de ser gelado (não entramos).

Caso queira explorar o litoral, uma boa ideia é alugar um carrinho de golf para percorrê-lo, por não ser um trecho tão extenso e também por sair mais barato que alugar um carro. Optamos por não alugar pois seria muito corrido e um pouco fora do orçamento – era em torno de $15 dólares americanos por hora, sendo necessárias no mínimo duas horas para conseguir aproveitar o passeio.

Bairro Histórico de Colônia do Sacramento

Basílica do Santíssimo Sacramento e Plaza de Armas

Começamos a explorar o bairro histórico conhecendo rapidamente a Basílica do Santíssimo Sacramento, Igreja Matriz da cidade – simples porém muito linda, interna e externamente.

Com seu estilo barroco, é considerada a igreja mais antiga do Uruguai, construída em 1860, e até hoje mantém colunas e partes de suas paredes originais. Durante os conflitos no período da colonização, foi usada como refúgio por muitas pessoas.

Aproveitamos para sentar e descansar um pouco na pequena praça ao lado, a Plaza de Armas, apreciando a vista e o cheiro saboroso vindo do tradicional restaurante El Drugstore.

Basílica do Santíssimo Sacramento e Plaza de Armas

Portón de Campo

Um dos pontos mais famosos na cidade de Colônia do Sacramento, e também ótimo ponto de partida para começar a explorar a cidade, é o Portón de Campo – um arco histórico que marca a entrada principal da cidade velha. Ficamos um tempinho por ali esperando não passar ninguém para uma foto legal. Em uma coincidência absurda, encontramos nossa amiga Bia passando por lá também.

Portón de Campo em Colônia do Sacramento

Sorveteria Helados Artesanales El Cali

Atravessando o arco fica o Helados Artesanales El Cali, uma sorveteria artesanal muito popular e, seguindo pela esquerda, pode-se caminhar por toda a extensão do que restou da muralha da cidade.

Calle de los Suspiros, ou Rua dos Suspiros

Também tiramos foto na Calle de los Suspiros, uma pequena ruelinha da qual seu nome tem origem incerta. Duas das teorias mais populares: uma é que, devido à grande quantidade de “bordéis”, quem passava pela rua ouvia os suspiros dos homens através das janelas; outra dizia ser por causa dos presos que eram levados para execução no litoral passavam por lá e suspiravam em lamentações. A rua é um atrativo turístico famoso tanto por esse rico contexto histórico como também devido à sua arquitetura colonial e atmosfera romântica.

Sorveteria e Rua dos Suspiros

Plaza Mayor e Farol de Colônia do Sacramento

No coração do bairro histórico fica a Plaza Mayor, onde se encontram vários restaurantes e cafeterias ao redor, além de outros pontos turísticos como algumas ruínas e o Farol de Colônia do Sacramento, que infelizmente estava fechado.

Farol de Colônia do Sacramento

Bastión de San Pedro, Rio de la Plata e Avenida General Flores

Seguindo adiante até a ponta da península, pode-se assistir um belo pôr-do-sol no Bastión de San Pedro, além de uma linda vista para o Rio da Prata. A partir deste ponto, subindo em direção norte, chegamos na Avenida General Flores, a principal da cidade. Agora que não estávamos mais correndo atrás de câmbio e wi-fi, pudemos curtir melhor essa maravilhosa avenida, muito arborizada. Nos lembrou um pouco as ruas e avenidas de Mendoza, na Argentina.

Avenida General Flores em Colônia do Sacramento

Museus de Colônia do Sacramento: Museu Municipal, Museu Português e Museu Espanhol

Outras atrações interessantes de Colonia são os museus. Estando um pouco cientes da história da cidade, compramos um ingresso que custou $150 pesos uruguaios (em torno de R$ 20), o qual nos dava direito a ver vários museus da cidade, variando de acordo com o dia da semana. No dia em que fomos (uma terça-feira), haviam 4 museus abertos:

  • Museu português,
  • Museu espanhol,
  • Museu Municipal,
  • e um museu que nem mesmo conseguimos encontrar.

Cada um deles contava um pouco da história da cidade, do ponto de vista português ou espanhol. O que mais gostamos foi o Museu Municipal, onde compramos os tickets que serviram para os outros.

Museu Municipal em Colônia do Sacramento

Outro que também achamos interessante foi o Museu Português. Já o Museu Espanhol, consideramos como sendo o menor e mais sem graça entre esses três. Todos foram legais de conhecer, mas, como em todo museu, é preciso tempo para curtir melhor o passeio – ler as plaquinhas, ouvir as explicações, assistir os vídeos, etc. Ouvimos dizer também que o Museu do Azulejo é bem legal também, mas infelizmente estava fechado.

Museu Português e Espanhol em Colônia do Sacramento

Ainda se tratando de características marcantes da charmosa cidade, destaca-se a presença de muitas flores cor-de-rosa pelas ruazinhas de ladrilho, deixando-as ainda mais fofas; as lojinhas convidativas; os restaurantes que exalavam os cheiros tentadores do famoso churrasco uruguaio, com suas cadeiras postas pela rua; e a interessante mistura arquitetônica entre as casas portuguesas e espanholas, as quais definitivamente passavam uma vibe européia (apesar de nunca termos viajado para lá – ainda), além da bela e sempre presente vista para o Rio de la Plata.

O charme de Colônia do Sacramento - Ladrilhos, Porto, Flores

Colônia do Sacramento para Montevideo

Dando início ao modo muquirana já nas primeiras horas, nosso café da manhã, almoço e café da tarde foi uma única empanada cada cerca de R$ 10. Esse foi o primeiro grande choque com o Uruguai: achamos os preços da comida neste país um absurdo! Mas, claro que estávamos em uma cidade extremamente turística, então pensamos que ao menos não seria assim na capital.

Por fim, como tínhamos apenas uma tarde para conhecer o máximo que podíamos da cidade – com o detalhe de que estávamos varados de sono -, ao final da tarde caminhamos de volta para a rodoviária. Achamos que o dia foi super bem aproveitado e definitivamente recomendamos um roteiro parecido com o nosso. Sinceramente, não dá para errar muito: um dia na cidade é mais que o suficiente para uma primeira visita.

Flores marcantes pela cidade de Colônia do Sacramento

A rodoviária fica bem próxima de onde desembarcamos pela manhã e não muito longe do centro histórico. Compramos uma passagem no penúltimo horário, por volta das 17h, pela qual pagamos um total de $499 pesos uruguaios (cerca de R$ 70). O Pietro ainda precisou correr até o posto ANCAP ao lado para conseguir trocar um pouco de dinheiro, mas, felizmente, no sufoco e esgotados, em pouco tempo já estávamos em direção à capital uruguaia de Montevidéu.

Ônibus COT de Colônia para Montevideo

Chegada na capital uruguaia

Terminal Tres Cruces

Descemos em Montevidéu depois de dormir ininterruptamente pelas pouco mais de duas horas de viagem no ônibus. Optamos por um albergue próximo da rodoviária (Terminal Tres Cruces) pois lá seria o local visitado com mais frequência na cidade: chegada de Colônia do Sacramento; ida e volta para Punta del Este; e posterior retorno à Colonia.

Já era um pouco tarde, então fomos direto encontrar nosso anfitrião e fazer check-in. Encontramos este hostel no Booking, e, sinceramente, parecia mais bonito e limpo pelas fotos. O local visto de fora parecia uma casa abandonada. Por dentro, até era aconchegante, mas estava tudo um pouco sujo e um dos banheiros interditados. O trajeto desde o Terminal Tres Cruces até lá também foi meio sinistro, mas ficava há apenas cerca de três quadras de distância (na rua Juan Paullier).

Deixamos nossas mochilas na hospedagem e voltamos para a rodoviária, da qual, junto dela, fica o Tres Cruces Shopping. Demos uma volta apenas para conhecer e, na saída, passamos pelo supermercado. Mais uma surpresa desagradável em relação aos preços – só para se ter uma ideia, as barrinhas de cereal normais estavam por mais de R$ 8 a unidade.

Pegamos alguns poucos produtos para o outro dia e jantamos em uma hamburgueria chamada Comida Al Paso, na rua perpendicular e ao lado do Hotel Ciudadano Suites. Ali encontramos algumas opções com valores aceitáveis e levamos os lanches para comer na hospedagem (recomendamos este local se procura uma refeição “barata”). Na saída de frente para o shopping há uma praça grande e bonita que vale uma passada rápida, também.

Hambúrguer em Montevideo

A seguir: Montevideo, a capital do Uruguai

Depois de um longo dia no qual acordamos em Itapira, voamos de Guarulhos até Buenos Aires e navegamos até Colonia del Sacramento, finalmente recarregamos as energias em Montevideo, prontos para mais um dia de exploração no Uruguai.

Clique aqui para conferir como foi nosso dia na capital uruguaia!

Adoramos essa pequena cidade charmosa e, apesar de ter visto muita coisa, sem dúvidas voltaremos no futuro para explorar atrações alternativas e as que faltaram, se houver a oportunidade.

Confira abaixo mais vídeos, fotos e os valores completos de nossa ida à Colônia do Sacramento.

🇺🇾️ Clique aqui para entrar em nosso grupo gratuito de WhatsApp sobre o Uruguai!

Nos vemos no próximo post!

Vídeos e fotos nos destaque do Instagram

Quanto gastamos em 1 dia em Colônia do Sacramento?

R$ 527,91

Despesas aproximadas por pessoa

  • Transporte R$ 320,46

    - Balsa pela Colônia Express comprada na Cyber Monday + taxa de serviço da pessoa que nos emprestou o cartão - (R$ 250)
    - Ônibus para Montevideo (R$ 70,46)

  • Alimentação R$ 81,77

    - Almoço: Empanada (R$ 11,30)
    - Mercado (R$ 37,42)
    - Janta: Hambúrguer (R$ 33,05)

  • Passeios R$ 21,18

    - Ingresso para os museus da cidade

  • Extras R$ 17,43

    - Taxas do cartão Wise

  • Hospedagem R$ 87,07

    - 1 noite em Montevideo

Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!