Viagens com roteiros completos e econômicos. Conheça e explore diversos destinos gastando pouco! ♥️

Pesquisar
Roteiro de 4 Dias em Gramado, Canela e Serra Gaúcha

Roteiro de 4 Dias em Gramado, Canela e Serra Gaúcha

Viagem em 21 de março de 2023
Compartilhe esse post
NOTA (MAIO/2024): é com grande pesar que escrevo esta anotação. Fizemos a viagem que relato neste post em abril de 2023 e, à essa altura, todos já devem estar cientes da situação catastrófica que o estado do Rio Grande do Sul se encontra por conta das enchentes de abril e maio de 2024 - infelizmente todas as cidades que visitamos foram afetadas de alguma forma, e muitos gaúchos perderam desde bens materiais até entes queridos e animais de estimação. Vou deixar esta página, feito por um aluno da UFRGS, que reúne TODAS as informações essenciais sobre as enchentes do RS - lugares de risco, abrigos, resgates de barcos, o que doar, mantimentos, números para ligar, rações, pessoas resgatadas e mais.
Já esta outra página conta com um banco de dados listando quase 700 abrigos e informações referentes às suas disponibilidades e necessidades no momento.
Todo o apoio será necessário para a reconstrução e recuperação do estado. 🥺️💚️❤️‍🩹️💛️

Olá, moxileiros!

No roteiro de hoje, vamos contar um pouco mais sobre a nossa viagem pela região da Serra Gaúcha em março de 2023. Durante a crise sanitária, compramos vários pacotes de viagens de empresas que depois vieram a falir, sendo esse um vôo para Porto Alegre-RS com 4 diárias em um hotel de Gramado.

🇧🇷️ ️Conheça nosso grupo gratuito no WhatsApp para trocar informações, relatos e experiências sobre destinos nacionais.

Essa viagem foi poucos dias depois de retornarmos de Foz do Iguaçu, e você pode conferir como foi clicando aqui. Agora, vamos para nosso roteiro de 4 dias pela bela Serra Gaúcha.

Mapa de Atrações de Gramado e Região da Serra Gaúcha

Montei o mapa abaixo para colocar algumas das muitas atrações que visitamos durante essa viagem (mas não visitamos necessariamente todas). Assim, você consegue visualizar melhor o que se pode fazer na região!

Dia 1: Voo em Congonhas-SP, Carro Alugado em Porto Alegre, Rota Romântica e Gramado-RS

Nosso voo foi pela Gol e partiu cedinho do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para onde nós fomos na noite anterior (pernoitamos no aerohotel, com suas cadeiras “super confortáveis” da parte de fora da área de embarque). Mas, antes disso, cometemos um erro crasso: em todas viagem que fazemos, compramos passagens de ônibus desde Campinas, perto de nossa cidade, diretamente até o aeroporto de Guarulhos. Mas, sem prestar muita atenção, compramos esse trecho e, só quando estavamos a caminho de Campinas que percebemos que voaríamos de Congonhas, e não Guarulhos. Enfim, quem nunca? 😅️

Dessa forma, perdemos nossas passagens e compramos para o Terminal Rodoviário do Tietê, de onde, por conta do horário (era mais de 22:00), pegamos um Uber até o aeroporto, que fica localizado quase no coração da cidade.

A madrugada em Congonhas não é tão animada, e, por conta de sua localização, as decolagens e aterrissagens só são permitidas entre as 06:00 e 22:00. Sendo assim, as lojas fecham – vimos apenas a farmácia aberta logo antes dos controles de acesso.

Sala Advantage VIP Lounge no Aeroporto de Congonhas-SP

Cochilamos por algumas horas ali no segundo andar, e, às 04:30, abriu-se a Advantage VIP Lounge, uma das poucas salas desse aeroporto e a única a qual temos acesso pelo Lounge Key. É uma sala bem pequena e simples, com apenas produtos industrializados (bolachas, biscoitos, bolinhos, etc), além de café, refrigerante e pão de queijo. Estando bem em frente ao raio-X, conseguíamos ter noção do quão cheio a fila estava, e saímos um pouco antes por precaução – o aeroporto estava lotado.

Não é a melhor sala do mundo, mas boa o suficiente (e definitivamente melhor do que os bancos duros da parte de fora)

Chegada em Porto Alegre e Aluguel de Carro na Localiza usando Milhas Smiles

É um trecho bem rápido e por volta das 08:00 pousávamos em Porto Alegre, onde fomos diretamente até o guichê da Localiza.

🚘️ Nós fizemos a reserva usando 22,56 mil milhas da Smiles, e, apesar de não compensar tanto (pois o preço que a Smiles “pagou” no milheiro foi baixo, por volta de R$ 14), queríamos ter essa experiência.

Se você tem interesse em aprender mais sobre milhas, entre em nosso grupo gratuito do WhatsApp.

Uma van da Localiza nos leva (gratuitamente, claro) do aeroporto até o estacionamento deles, que fica a cerca de 1 km de lá – por volta de 5 minutos de carro.

Assinamos a papelada e passamos um caução de R$ 1.000 no cartão de crédito. Todo o processo, desde a conversa no guichê do aeroporto até a retirada do carro, levou cerca de 40 minutos. Saímos da cidade por volta das 09:00.

Todo o processo é muito rápido e eficiente

Como chegar de carro em Gramado a partir de Porto Alegre

duas formas de ir de Porto Alegre até Gramado, sendo uma um pouco mais rápida (cerca de 20 minutos), e a outra mais bonita. Ambas envolvem a BR-116.

A primeira opção é ir pela BR-116 até Novo Hamburgo e tomar a BR-239 em direção a Taquaraali começa a RS-115. Apesar de ser cerca de 20 km mais extensa, essa rota é bem menos sinuosa, praticamente toda duplicada e você passa por Igrejinha, onde tem muitos outlets, e por Três Coroas, uma das cidades que visitamos nos dias seguintes para conhecer o Templo Budista.

Já a segunda opção, que foi nossa escolhida, pode ser percorrida tomando a RS-235 após Nova Petrópolis, e é bem mais sinuosa e com pista única, precisando de um pouco mais de cuidado. Neste caso, porém, passamos pela famosa Rota Romântica

O que é a Rota Romântica da Serra Gaúcha?

🥰️ A Rota Romântica é um roteiro turístico composto por 14 cidades localizadas na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Essa rota é inspirada na Rota Romântica da Alemanha e oferece aos visitantes belas paisagens serranas, influência germânica e uma atmosfera encantadora.

As cidades que fazem parte da Rota Romântica são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

A paisagem é um dos principais atrativos da rota, com destaque para as hortênsias no verão e as folhas de plátano no outono. Além disso, é possível desfrutar da deliciosa gastronomia da região, bem como das festas populares, produtos diretos de fábrica, mirantes, e atrações culturais e naturais ao longo do percurso.

Certifique-se de fazer esse caminho de dia para ver as belezas naturais da Rota Romântica

Mirante Belvedere na Rota Romântica

Fizemos apenas duas rápidas paradas, sendo a primeira delas para ver uma plaquinha da Rota Romântica, logo antes de chegar em Nova Petrópolis, onde já de cara percebemos as decorações de Páscoa, e a segunda no Mirante Belvedere, com belas vistas para um vale arborizado da Serra Gaúcha.

Levamos cerca de 2 horas e 30 minutos para ir do aeroporto de Porto Alegre até Gramado.

Parada rápida mas bem legal (e gratuita)

Life Hotel Portal (Antigo Encantos), em Gramado-RS

🛌️ Nosso hotel estava situado bem na entrada da cidade, logo ao lado de seu famoso portão. Fizemos o check-in rapidamente e demos um cochilo de cerca de uma hora, visto que nossa noite foi exaustiva e praticamente não dormimos. Este hotel se chamava Encantos Portal, mas aparentemente foi renomeado para Life Hotel.

O quarto era excelente – bem espaçoso e confortável -, e o hotel também conta com um elevador antigo e uma bela escadaria.

Dava para ver o pórtico de Gramado de nossas mesas durante o café da manhã!

Almoço em Gramado: Brentana Restaurante

Já por volta das 13:00, fomos almoçar no Brentana Restaurante, um lugar que encontrei no Google Maps e parecia ter bons preços. E os preços realmente eram bons em relação às outras opções – Gramado é uma cidade bem cara. Além disso, os pratos vieram super bem servidos.

Em setembro de 2023, ocorreu uma fatalidade e um incêndio atingiu esse restaurante – ficamos super tristes quando lemos essa notícia.

O restaurante fica muito bem localizado, então depois de encher os buchinhos, deixamos o carro estacionado ali mesmo e aproveitamos para explorar a pé essa região de uma das principais avenidas da cidade.

Atendimento simpático e bons preços, espero que o restaurante se recupere e volte a funcionar

Avenida Borges de Medeiro, o Coração de Gramado

A Avenida Borges de Medeiros em Gramado é talvez a principal via da cidade e é considerada um ponto turístico e econômico. Ela é conhecida por ser um “shopping a céu aberto”, com diversas lojas, restaurantes e atrações em sua extensão.

Cruzando o centro da cidade, esta avenida possui uma arquitetura moderna, com cabos de energia e telefonia subterrâneos, o que traz um charme especial para quem caminha por lá – sem falar das casinhas em estilo germânico que são um charme. Durante o ano, também recebe decorações especiais em datas como a Festa da Colônia e o Natal Luz. Quando visitamos, estava toda decorada para a Páscoa.

Praça das Etnias e Casa do Colono

Por volta das 14:45, a primeira “atração” que visitamos foi a Praça das Etnias, que estava bem florida, com varios canteiros de flores e hortaliças, além de trailers temáticos cheios de enfeites de páscoa e uma feirinha de artesanato bem legal com preços muito bons para quem quer levar souvenirs para casa.

Localizada próxima ao centro de Gramado, a praça reúne uma série de atrativos que representam os povos que colonizaram a região. No local, foram reproduzidas três casas que representam as culturas italiana, alemã e portuguesa. Também é possível adquirir passeios de agroturismo no local.

Estando também próxima da rodoviária, é bastante movimentada, com turistas e moradores locais visitando o local para comprar diariamente pães e cucas fresquinhos, que são feitos em fornos de barro pelos colonos agricultores que se revezam no local.

Na frente da feira, há uma lojinha de produtos coloniais, a Casa do Colono. Esta é a casa alemã famosa por oferecer produtos típicos da região. Lá, pode-se encontrar uma variedade de produtos artesanais feitos pelos colonos, como pães, cucas, biscoitos, geleias, queijos, salames, massas caseiras, chocolates, sucos, vinhos e outras gostosuras.

Além disso, ao lado da casa, há um galpão onde os colonos assam pães e cucas em forno a lenha, e você pode acompanhar a produção e adquirir os quitutes fresquinhos, bem como sentar-se em um balanço para tirar fotos na calçada da loja. O acesso à praça é gratuito, mas não significa que seja fácil sair de lá sem gastar um tostão. 😋️

Deu vontade de comprar tudo…

Loja Kukos e Rua Emilio Sorgetz, a Rua Torta de Gramado

Seguindo adiante, bem em frente à Praça das Etnias fica um estabelecimento curioso, a Loja Kukos, bem como a Rua Emilio Sorgetz – você provavelmente a conhece pelo seu nome mais famoso, a Rua Torta de Gramado.

A loja Kukos é especializada em relógios cuco e decorações importadas da Alemanha e de outros países europeus, tendo uma ampla variedade de produtos de alta qualidade, com destaque para os relógios cuco. Passamos em frente e pela fachada já deu para ver as dezenas de relógios exibidos.

🔀️ Ao lado, a Rua Torta não passará despercebida, visto que ela sempre está cheia de turistas, incluindo fotógrafos fazendo sessões de fotos. Apesar de ter muita gente, as pessoas saem rapidamente, e dá para esperar um pouco para uma foto legal.

Ela é adornada por belas flores e árvores, o que a torna ainda mais encantadora, e é inspirada na famosa Lombard Street, em São Francisco, Califórnia, mas possui uma subida mais suave. Normalmente é aberta para carros, porém, em períodos de alta temporada, como na Páscoa e Natal, é fechada para veículos, permitindo apenas que pedestres circulem. Recomendo que suba e desça!

Tinha bastante gente, mas é só esperar um pouco que vai esvaziando

Rótula das Bandeiras e Kikito

🚩️ Um pouco mais adiante, caminhando novamente em direção à Casa do Colono, há uma rotatória onde estão hasteadas as bandeiras de todos os estados brasileiros. Trata-se da Rótula das Bandeiras, uma homenagem simbólica aos estados brasileiros, e, ao lado, uma réplica gigante do Kikito, o troféu do Festival Internacional de Cinema de Gramado.

Fica pertinho da Praça das Etnias, dá para aproveitar quando estiver por ali…

Mini Mundo em Gramado

Voltamos buscar o carro e fomos até o Mini Mundo, um parque temático que apresenta uma cidade em miniatura, com réplicas de construções famosas de diversas partes do mundo. Esta maquete gigantesca conta com pontos turísticos como castelos da Europa, torres dos Estados Unidos e construções históricas brasileiras.

As miniaturas são feitas manualmente em escala 1:24, ou seja, 24 vezes menor do que o tamanho real! Inaugurado em 1983, é uma das atrações mais visitadas da cidade. Entretanto, como já era 15:40 e o local fecha às 17:00, achamos melhor deixar para uma próxima oportunidade, visto que não daria tempo de aproveitar com calma (e os ingressos não são baratos, saindo na faixa de R$ 78 por adulto).

Lagoa Joaquina Rita Bier

Sendo assim, voltamos em direção à Avenida Borges de Medeiros para conhecer a lagoa artificial Joaquina Rita Bier. É um lugar excelente para relaxar, sendo cercado por casas de veraneio, hotéis e árvores de araucária com mais de 70 anos de idade, além de ser bem florido (muitas lavandas), limpo e tranquilo.

Seu entorno também conta com uma infraestrutura completa, incluindo restaurantes, cafés e quiosques que oferecem opções gastronômicas deliciosas.

Lagoa artificial muito tranquila e limpa

Lago Negro e Parque Alemanha Encantada

Retornamos ao carro para ir até o Lago Negro, um dos lugares mais bonitos da cidade. Assim como a Lagoa Joaquina Rita Bier, foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt (a praça da Rótula das Bandeiras leva seu nome). Ele importou mudas de pinheiros da região da Floresta Negra, na Alemanha, e as plantou ao redor do lago artificial, que tem águas escuras e profundas.

🦢️ No local, é possível alugar pedalinhos em formatos de cisnes e de navios piratas, além de poder caminhar em torno do lago – uma das atividades gratuitas mais prazerosas de se fazer em Gramado. Mesmo no outono, estava bem florido e haviam muitos outros casais lá.

Depois de dar a volta nessa tranquila caminhada, em frente ao lago fica o Parque Alemanha Encantada, um parque temático inspirado na região da Baviera, na Alemanha. Ali tem lojinhas, restaurantes e bares, com destaque para o Biergarten, onde se pode provar chopes importados e pratos típicos da culinária alemã.

O acesso ao parque é gratuito, e o único local onde é necessário pagar para entrar é a Torre da Rapunzel, de 19,5 metros de altura. Também gratuitos são os shows e apresentações de grupos folclóricos que ocorrem aos finais de semana no coreto do pequeno parque.

Um dos lugares que mais gostamos de Gramado!

Explorando a Principal Avenida de Gramado

Já era mais de 17:00 e começava a escurever, então aproveitamos para retornar até a Avenida Borges de Medeiro, pois ainda não a havíamos explorado adequadamente. É complicado de se estacionar, então encontramos essa ruazinha sem saída que parecia segura, perto do Supermercado Berti, e deixamos o carro ali.

Caminhando até a avenida, começamos a ver prédios em estilo “enxaimel” (Fachwerk), uma técnica construtiva característica da arquitetura alemã. Essas casas possuem paredes feitas de vigas de madeira posicionadas na vertical, horizontal e diagonal, formando “X”, ou uma espécie de treliça.

Também passamos pelo Copetín de Buenos Aires, apesar de infelizmente não termos parado para conhecer. É um café porteño, ou seja, um pedacinho da Argentina em Gramado onde servem empanadas, medialunas e outras iguarias dos hermanos. Além disso, tem um banquinho da Mafalda na frente da cafeteria – quem já foi para Buenos Aires sabe como esse banquinho é disputado em San Telmo.

Já entrando de fato na avenida, nos deparamos com um McDonald’s com arquitetura diferenciada, parecendo um “chalé” alto (supostamente inspirado em Harry Potter).

A avenida é muito icônica, passeie bastante por ela…

Lojas de Chocolate de Gramado: Prawer, Florybal, Lugano e mais

Bom, não é novidade para ninguém que a cidade de Gramado dispõe de uma grande variedade de lojas e produtoras de chocolate renomadas. Nesta avenida, você fica realmente perdido com a quantidade de opções disponíveis, por isso eu acho interessante caminhar por ela toda antes de resolver comprar em uma das lojas. Além disso, várias das lojas dão um bombom para experimentar, e, se você for igual a nós, provavelmente será o suficiente para satisfazer a vontade de chocolatinhos gaúchos. 🤣️

🍫️ Algumas das lojas mais conhecidas (as quais vimos diversas franquias, inclusive mais de uma na mesma avenida) são a Florybal, Lugano e Prawer. Além de lojas, você também encontra fábricas de chocolate em Gramado e Canela onde pode acompanhar um pouco da confecção dessas maravilhas.

Optamos por comprar uns chocolatinhos na Florybal, uma loja com “teto de chocolate”. Sinceramente, os preços são todos bem semelhantes entre as lojas – parece até tabelado -, mas lá encontramos opções legais para nós, incluindo trufas para diabéticos (presente para meu pai).

Entre nas lojas, compare os preços e prove as degustações 😋️

Largo da Borges, Palácio dos Festivais e Calçada da Fama de Gramado

⭐️ Além das lojas de chocolate, encontramos muitas outras lojas e restaurantes. O Largo da Borges, por exemplo, é um complexo comercial coberto que dispõe de várias lojinhas. Essa pequena galeria fica ao lado do Palácio dos Festivais, prédio com arquitetura colonial e conhecido por sediar o Festival de Cinema de Gramado, e o qual tem sua própria “Calçada da Fama”, com marcas das mãos e assinaturas de artistas e personalidades.

Gostamos das estátuas de coelhinhos para tirar fotos ali em frente

Rua Coberta de Gramado e Praça Major Nicoletti

Atravessando para o outro lado da avenida está a famosa Rua Coberta, um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas, proporcionando uma atmosfera interessante para os visitantes. A rua recebe esse nome devido à estrutura que a protege, e tem entrada gratuita, apesar de termos achado os preços ali todos exagerados. Ao lado, a Praça Major Nicoletti é uma área verde muito bonita e bem decorada.

Os preços ali embaixo são exorbitantes

Igreja de Gramado: Matriz Paróquia São Pedro

Praticamente na frente da Rua Coberta fica um dos pontos mais icônicos de Gramado, a Matriz Paróquia São Pedro. A construção atual da igreja foi inaugurada no início da década de 1940 e possui uma torre com 46 metros de altura.

⛪️ Com seu revestimento de pedras, a igreja é aberta para visitação gratuita e fica toda decorada na época de Natal. Conta também com um belo termômetro e relógio (parecidos com o de Monte Verde – MG) para tirar as fotos mais clichês possíveis. 😂️

Ao lado da igreja, não deixe de conferir a Fonte do Amor Eterno, que pode facilmente passar despercebida, igual passou conosco (mas visitamos no terceiro dia).

Quem nunca viu uma foto dessa igreja? Maravilhosa!

A Fabulosa Loja de Chocolates Caracol

Vale a pena entrar nesta loja da rede Caracol só para conhecer seu interior. Os preços eram parecidos com as concorrentes, mas os detalhes, o ambiente lúdico e as decorações são impressionantes! Dizem que o chocolate quente é memorável.

A Charmosa cidade de Gramado à noite

🥰️ Era por volta de 18:30 e a avenida ganha um charme especial com o anoitecer: todas as suas lojas se iluminam, os postes com luz amarelada se acendem e a atmosfera aconchegante da cidade toma conta do ambiente. Restaurantes e barzinhos começam a encher, e a música ao vivo predomina nos quarteirões.

Caminhamos até próximo da rotatória, ou seja, tínhamos “zerado” a avenida, e resolvemos voltar explorando o outro lado da rua (lembrando que fomos cruzando a rua várias vezes em nossa caminhada). Dessa vez, paramos na Chocolate Lugano, onde estavam oferecendo chocolates para degustação (com sabores surreais!), e também onde você encontra curiosas e divertidas cadeiras gigantes.

Passamos também na Villa Santa Claus, uma galeria temática com entrada gratuita que traz bons sentimentos natalinos e oferece cenários instagramáveis, e pela Black Entertainment Gramado, um lugar muito bonito com várias daquelas máquinas para pegar bichos de pelúcia (dentre outros jogos de azar). Entramos só por curiosidade, mesmo.

Por fim, percorremos todo o trecho de volta até o carro curtindo a agora iluminada e bela avenida, reparando em novos detalhes que as luzes trouxeram à tona. Compramos alguns lanches no Supermercado Berti para comer no hotel, mesmo, e lá pelas 19:30 retornamos até a hospedagem para descansar. Ou seja, levamos meras 5 horas para fazer todo esse roteiro desde nosso almoço! Percorremos cerca de 135 km de carro.

Com o anoitecer, a cidade se transforma totalmente… muito charmosa

Dia 2: Canela-RS e Bairro Caracol

Gramado e Canela estão localizadas a cerca de 7 km de distância uma da outra, o que torna conveniente visitar ambas em uma mesma viagem. Em nosso segundo dia, tomamos um belo café da manhã reforçado e partimos explorar essa cidade vizinha.

Aviso desde já que o roteiro foi limitado por conta de nosso orçamento e tempo escasso, além do fato que também costumamos cortar algumas atrações “pega turistas” superfaturadas, preferindo focar mais em lugares menos frequentados, mais econômicos, subestimados e, da mesma maneira, com belas paisagens.

< Fique aí! Comercial rapidinho >

Belvedere Vale do Quilombo

A primeira parada foi breve, pertinho do centro de Gramado. Na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias que liga a cidade à Canela, há um mirante que oferece uma vista espetacular do vale e das montanha. Além de ser gratuito, fica no caminho que você já passa de qualquer jeito para ir para Canela.

Sendo assim, basta estacionar no acostamento, que é um “recuo” onde tem uma casinha de madeira, onde você poderá comprar uma fitinha para amarrar nas grades de proteção que fica poucos metros à frente. Você verá também vários cadeados nessa grade, além, claro,  da bela vista para o vale.

Mirante bem localizado e gratuito, é claro que vale a parada, né?

Avenida das Hortênsias e Lojas de Chocolate Prawer, Caracol e Florybal

Nesta mesma Avenida das Hortênsias há uma série de lojas de chocolate das marcas mais renomadas. A parada rápida vale a pena, pois além de estarem mais vazias que a do centro de Gramado (pelo menos quando visitamos), também são muito legais por dentro.

A decoração da Florybal é divertida e tem até um vidro por onde dá para acompanhar o cozinheiro preparando chocolates. Foi lá onde compramos chocolatinhos para os pais do Pietro. Acho que foram os melhores preços que encontramos e há uma grande variedade de sabores e formatos, além do chocolate ser uma delícia!

Se não fosse pelo Pórtico de Canela, nem notaríamos que já tínhamos saído de Gramado. Conforme percorremos a avenida, vimos muitas outras atrações. O Mundo a Vapor, por exemplo, é um parque temático famoso, mas que estava fechado devido às obras de um projeto de expansão. Apesar disso, paramos para ver sua curiosa fachada, com um trem descarrilhado “caindo” do prédio.

Não deixe de entrar pelo menos na loja da Florybal

Bairro de Caracol em Canela

Como mencionei na introdução do dia 2, nosso roteiro desta viagem foi um pouco mais “acelerado”, e acabamos não parando muito tempo em vários lugares e atrações, especialmente as de entrada paga. 😅️ Também passamos “reto” por Canela para gerenciar melhor o tempo (claro que, na volta, paramos), e seguimos diretamente até o bairro de Caracol, conhecido por sua conexão com a natureza e tranquilidade. Ele está localizado próximo a pontos turísticos famosos da cidade.

Castelinho Caracol, Mundo Gelado, Parque do Caracol e Skyglass

🏰️ Um deles é o Castelinho Caracol, uma das primeiras residências de Canela, construída entre 1913 e 1915 em madeira de araucária, utilizando um sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. Atualmente, o Castelinho Caracol funciona como museu e casa de chá, preservando móveis e utensílios da época em que foi construída. Não pudemos provar seu famoso apfelstrudel, torta alemã de maçã considerada uma das melhores da região, mas lemos que vale muito a pena! Não entramos no Castelinho, mas vimos por fora a bela estrutura, bem como seu jardim externo.

Passamos também pelo famoso Mundo Gelado, o qual não nos interessamos muito em entrar (creio que seja mais legal para quem visitar com crianças ou para quem nunca viu neve), além do Museu Egípcio de Canela.

Outra atração famosa nessa estrada é o Parque do Caracol, que conta com várias trilhas, mirante, observatório e bondinho com vistas para a belíssima Cascata do Caracol. Entretanto, o ingresso estava fora do nosso orçamento: R$ 70 por pessoa para entrar além de R$ 30 de estacionamento. Viajar por essa região é um pouco frustrante, pois dá a impressão que até mesmo respirar é pago. Tínhamos lido que a entrada é gratuita, mas parece que havia se tornado paga há pouco tempo. Uma alternativa seria fazendo a trilha do parque, mas não entendemos muito bem se também era pago. Assim, apenas passamos em frente da entrada do bondinho e seguimos adiante.

A estrada termina no famoso Skyglass, um parque que abriga a maior plataforma de aço e vidro do mundo, única na América Latina. A plataforma é suspensa por cabos de aço e oferece uma vista panorâmica deslumbrante da região. Além disso, o parque possui uma atração chamada “Abusado”, que é um tipo de monotrilho com cadeiras suspensas. Mas, como você já deve estar imaginando, também não pudemos pagar a pequena fortuna de R$ 170 por pessoa e R$ 25 de estacionamento. Nessa região de Caracol, apenas aproveitamos nosso drone recém adquirido para curtir um pouco dos belos cenários.

Sendo assim, demos meia volta. Você deve estar pensando: então, não fizeram nada em Caracol? Quase isso, visitamos apenas uma única atração… mas tivemos a felicidade de “acertar” em nossa escolha.

Essas atrações ficaram para uma próxima, mas deu para ter um bom vislumbre

Parque dos Paredões e Parque dos Canyons

O Parque dos Paredões oferece uma vista deslumbrante dos cânions da região, com uma altura aproximada de 400 metros. Apesar de infraestrutura limitada e recepção ao turista um pouco rústica, é o tipo de lugar que adoramos. É basicamente uma chácara/fazenda onde mora um caseiro e sua família. Além de pessoas humildes, simples e gentis nos atendendo, também estava completamente vazio (acho que tinha no máximo um outro carro), e a entrada custou R$ 25 por pessoa – indiscutivelmente mais econômico do que as outras atrações pelas quais passamos. Para chegar lá, são uns 15 minutos em estrada de terra a partir da entrada pela Rua Constante Félix Orsolin – não é das melhores, mas chegamos em carro de passeio sem problemas.

São 3 mirantes que, no caso, são decks de madeira (como se fosse uma rampa), dois para a parte à direita, e o outro à esquerda, passando por um casarão antigo (não erre aqui! Continue subindo, não desça em um caminho de terra pela direita), onde pudemos ter vistas das belezas naturais dos cânions do Rio Caí, além de avistarmos vários macaquinhos também. Um verdadeiro achado! 🙂️

Nossa atração preferida em Canela (além da Igreja)

O caseiro disse que infelizmente algumas pessoas avaliam muito mal o local por não dispor da infraestrutura gourmetizada que outras atrações da região costumam ter, mas, sinceramente, de forma alguma isso é um problema para nós – como eu disse, preferimos assim. Visite o Parque dos Paredões!

Notamos também ali do ladinho uma entrada para o Parque dos Canyons. Estávamos sem internet e acabamos não entrando pois tivemos a impressão que seria a mesma vista do Parque dos Paredões, mas, pelas fotos que vimos posteriormente, parece valer a pena ir em ambos sim. A entrada, pelo que entendi, também custa R$ 25, e além de mirantes, tem uma trilha que vai até o rio.

Letreiro e Catedral de Canela

Não é segredo para ninguém que visitar a Islândia, o país do Fogo e Gelo, é um dos meus maiores sonhos. E antes da viagem, um dos lugares que eu mais queria ver era a Catedral de Canela que se assemelha com a Hallgrímskirkja, aquela igreja famosa da capital islandesa – já vi várias comparações na internet.

Esta igreja católica está localizada na Praça da Matriz, bem no centro de Canela, e é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade e da região da Serra Gaúcha. A Catedral de Pedra possui uma arquitetura deslumbrante, com vitrais coloridos e esculturas ornamentando a nave, que tem capacidade para 800 pessoas. Seu entorno estava lindo, todo floridos.

🛐️ A torre da igreja abriga 12 sinos italianos de bronze, além de ter o museu “Os Sinos da Catedral”, onde os visitantes podem aprender sobre a história da construção do templo. A entrada à igreja é gratuita, mas é preciso comprar ingressos para acessar a igreja e a torre (R$ 25 por pessoa). Desta vez nos contentamos em apreciá-la sem fazer esse tour. O Pietro ainda comprou uma lembrancinha para sua avó na loja da igreja.

A arquitetura dessa igreja é surpreendente, muito linda 😍️

Tiramos muitas fotos ali, e tinha bastante gente fazendo o mesmo, inclusive com alguns fotógrafos oferecendo seus serviços. Ali também fica o disputado letreiro de Canela. Como sempre, nossa dica para esses lugares com fila para tirar foto é de esperar a troca entre duas pessoas e tirar a foto “de longe”, mesmo – basta encontrar um ângulo apropriado. Já economizamos horas e horas fazendo isso!

Como é um lugar que concentra muitos turistas, esteja preparado também para ser abordado por várias pessoas tentendo vender de tudo – desde fotos, como mencionei, até apartamentos e quartos de hotel (!) na região.

Museu de Figuras de Terror de Canela

Deixamos o centro para rapidamente tentar visitar dois pontos fora da cidade que o Pietro encontrou no Maps (mas com informações escassas).

😱️ O primeiro deles foi um “museu de figuras de terror”, local aberto com várias estátuas e esculturas de personagens famosos de filmes de terror, como o Freddy Krueger e a Samara, entre outras coisas aterrorizantes. Infelizmente estava tudo abandonado, mas até que isso combinou com a temática deste lugar, pois o ambiente se tornou ainda mais assustador. Nós não somos fãs deste tipo de filme, mas até que a visita foi divertida. Tinha também uma casinha de Hobbit, que, claro, o Pietro amou.

E não é que o fato de estar abandonado deixou a experiência ainda mais imersiva? 🤔️

Como estávamos por perto, tentamos chegar também no Mirante Morro do Dedão. No entanto, na época não conseguimos encontrar nenhuma informação sobre o acesso ao local e estava começando a choviscar, então achamos melhor voltar para a cidade.

Centro de Canela: Casinhas Coloridas, Rua Coberta e mais

Estacionamos perto da igreja novamente e aproveitamos para percorrer a Rua Felisberto Soares, que termina bem de frente com a catedral e é a principal do centro, contando com diversas opções de compras, com lojas de artesanato, malhas, chocolates e souvenirs.

Andamos mais ou menos até as famosas Casinhas Coloridas de Canela, isto é, a Associação Canelense dos Artesãos. Trata-se de uma feira que acontece de quinta a domingo, das 9h às 18h, onde cada loja apresenta uma proposta de produto diferente, como bonecos de pano, objetos de madeira pintados, panos de prato, latas decoradas e outros artesanatos.

Passamos também pela Estação Campos de Canella, equivalente à Rua Coberta de Gramado. Na verdade, achamos este centro comercial muito mais bonito e interessante do que o da cidade vizinha.

Tão lindo quanto o centrinho de Gramado – e bem mais “íntimo”

Exploramos o centrinho por mais um tempo, principalmente aguardando até que a igreja se iluminasse, mas estava demorando e resolvemos ir embora. Porém, conforme saíamos de carro, às 18:30, as belas luzes rosas finalmente começaram a das as caras. Apesar de não termos visto a igreja exatamente à noite, ela já estava bem bonita. 

Enfim voltamos para Gramado, onde pedimos delivery e ficamos no hotel descansando. Foram por volta de 75 km rodados de carro.

Dia 3: Parque de Lavanda, São Francisco de Paula e Templo Budista em Três Coroas-RS

Para nosso terceiro dia, resolvemos explorar algumas cidades vizinhas de Gramado. Antes, passamos em algumas atrações no “extremo” da cidade, mas que estavam em nosso caminho, mais especificamente no bairro de Várzea Grande.

< Momentinho para propaganda >

Le Jardin Parque de Lavanda

Depois de tomar um café da manhã reforçado, começamos o roteiro do dia no Parque Lavanda Le Jardin, lugar encantador e colorido focado na lavanda, uma planta cheirosa que traz benefícios para nossa saúde.

🥀️ Com muitos jardins, pontos de observação, cafeteria, lojinha e estufa, é perfeito para quem quer desfrutar da beleza e do aroma suave das lavandas, encontrando tranquilidade longe daquela agitação habitual de Gramado. O parque é inspirado nos jardins franceses, especialmente nos campos de lavanda da Provence, e teve sucesso em recriar o charme europeu na cidade gaúcha.

📸️ Pensem em um lugar muito tranquilo e fotogênico! É verde e flores para todo lado… chegamos com a câmera aberta e só saímos de lá com a memória do celular quase cheia. Antes de ir pensei que fosse um jardim simples, coisa de meia hora e ir para o próximo lugar, mas chegamos às 10:10 e saímos às 11:40 – dava para ter ficado ainda mais tempo.

Há uma lojinha com alguns souvenirs do local, além de cafeteria e uma grande estufa onde se vendem várias mudas de plantas, sementes e outros produtos relacionados à jardinagem.

A entrada custa R$ 30 e o estacionamento é gratuito. Lemos que não aceitavam cartão de crédito mas não tínhamos dinheiro e eles aceitaram, apesar da cara de desgosto da moça. Vimos vários ônibus de city tour parando para deixar turistas.

Para mim é uma das atrações imperdíveis da cidade 🌷️

Pórtico Gramado Estilo Normando e Fábrica de Cristais

Você sabia que Gramado tem dois pórticos? Além do mais famoso, de estilo bávaro e na entrada da cidade via Nova Petrópolis (aquele pertinho de nosso hotel, o qual até então ainda nem tínhamos parado para tirar fotos), o menos conhecido é na entrada via RS-115 e possui características germânicas e é projetado em estilo normando, com duas torres ao lado, varandas de madeira entalhada e janelas com venezianas, ficando a menos de 5 minutos do lavandário. Apenas tome cuidado com os carros.

Bem perto do portão fica uma fábrica de Cristais de Gramado. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer esta que é considerada a melhor fábrica de Cristal Murano do Brasil, mas a experiência parece muito interessante. Por R$ 50, você pode conhecer a história da fabricação de cristais e segredos do Murano, assistindo mestres artesãos criando peças ao vivo. Também li que no restaurante servem hamburguers preparados com maçarico. O estacionamento é gratuito. Voltaremos para conhecer!

Qual pórtico você gosta mais?

São Francisco de Paula e Lago São Bernardo

Rumamos pela RS-115 passando por Três Coroas (mas paramos apenas na volta) para São Francisco de Paula. São cerca de 50 km a partir de Gramado, e em uma hora já chegávamos nesta pequena cidade com belas paisagens naturais e campos com araucárias. São Francisco de Paula fica em uma região de transição entre a Serra Gaúcha e os Campos de Altitude gaúchos.

Em uma parada rápida na Praça Capitão Pedro da Silva Chaves, conhecemos a Paróquia São Francisco de Paula, que é a igreja matriz, onde tem também uma estátua bem legal do padroeiro da cidade.

Aquela passada rápida que fazemos na igreja matriz de cada cidade

Seguimos até o Lago São Bernardo, um dos principais pontos turísticos da cidade. Passeamos em seus entornos, onde encontramos muitas araucárias, uma plaquinha de “Eu ♡ São Chico”, grandes famílias de gansos e profunda tranquilidade. Há também outras atrações ao redor do lago, como o belo hotel Cavalinho Branco, um Santuário Ecológico com figuras sacras, um Mural ao Tropeiro, chalés e até um pedalinho.

Estávamos praticamente sozinhos. Que tranquilidade!

Parque Das Oito Cachoeiras

Nossa ideia era conhecer algumas das muitas cachoeiras da cidade no Parque das Oito Cachoeiras, mas devido ao horário (já era 14:15) e ao tempo (tinha começado a chuviscar), achamos melhor deixar para uma próxima. A estrada é de terra, mas até onde li, carros de passeio acessam sem dificuldades. Lemos que custa R$ 30 para entrar, e as trilhas variam em graus de dificuldade, mas é preciso um pouco de preparo para fazê-las.

Xis da Dona Laura

🍔️ Um dos pratos típicos que não poderíamos deixar de provar eram os famosos Xis Gaúchos, um lanche típico do Rio Grande do Sul conhecido por sua generosidade e variedade de recheios. Esse sanduíche se destaca pela combinação de carnes, queijos, vegetais e molhos, e pela “prensada” final.

Encontramos o restaurante “X da Dona Laura” pesquisando no Maps e pedimos dois lanches e uma porção de fritas para almoçar. Estava tudo delicioso, caprichado, recheado e a bons preços. Recomendo!

Só de lembrar me dá água na boca 😋️

Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula e Cascatinha

ℹ️ Nossa passagem pela pequena cidade foi rápida, e, na saída, ainda paramos na Cascatinha da Av. Getúlio Vargas, que estava em nosso caminho (bonitinha mas nada extraordinária).

A última parada foi no Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula, onde fomos muito bem recebidos e pegamos algumas informações para nossas futuras viagens ao município. Eles nos indicaram o Mátria Parque de Flores, que, como o próprio nome indica, é um parque de flores aberto recentemente, em 2021. Parece realmente bonito e bem avaliado, apesar do ingresso relativamente elevado (R$ 120). Outro local que gostaríamos de ter visitado é a Miragem Livraria, então fica a dica. A cidade também pode levar à Rota do Sol, uma das estradas mais bonitas do Rio Grande do Sul.

O pessoal que nos atendeu foi muito gentil e prestativo

Três Coroas e Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling

Retornamos em direção à Gramado e, em menos de 25 minutos (por volta de 20 km), chegamos no famoso Templo Budista. Fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, este templo localizado no topo de uma montanha oferece belas vistas e impressionantes construções tibetanas.

☸️ Sua construção principal é majestosa, com detalhes e ornamentos encantadores, e possui oito estupas, que são monumentos construídos sobre os restos mortais de pessoas importantes na religião budista.

Há também várias esculturas muito bem feitas e uma lojinha, que no dia estava fechada. Este lugar de paz, tranquilidade e harmonia tem entrada e estacionamento gratuitos. A única coisa que pedem é respeito e não fumar dentro do templo, além de não filmar os interiores e entrar descalços. Fique atento pois não abrem às segundas, terças e quartas. Nossa visita durou apenas uma hora.

Mais um lugar que você não pode deixar de ir em sua viagem para Gramado, Canela e Serra Gaúcha

Pórtico Gramado Estilo Bávaro

Chegamos em Gramado por volta das 18:00 e paramos no principal pórtico da cidade que fica bem ao lado de nosso hotel, visto que ainda não tínhamos parado devidamente nesta atração gratuita.

O Pórtico Via Nova Petrópolis, que foi inaugurado em 1973, está localizado na Avenida das Hortênsias e recebe os visitantes que chegam pela Rota Romântica. O estilo do pórtico é bávaro, com construção em pedra e telhado de madeira. É um ponto muito procurado para tirar fotos devido à sua arquitetura icônica.

Esse é o pórtico mais “famoso”. E aí, qual achou mais bonito?

Laçador de Ofertas, Voppi, Tchê Ofertas, Prime Gourmet e Duo Gourmet

🤑️ Uma das coisas legais que descobrimos quando estávamos pesquisando como economizar na região, que não costuma ser barata, foram os aplicativos e sites com descontos e ofertas exclusivos. Tem muitas opções!

Além do Voppi (use o cupom cashbackpara:70096 e ganhe cashback!), pelo qual você pode pegar ofertas de restaurantes e comprar ingressos para várias atrações de Gramado, Canela e Região, tais como Mini Mundo, Castelinho Caracol e Skyglass (além de também ter desconto em atrações de outros destinos famosos do Brasil, como Foz do Iguaçu), nós usamos o Laçador de Ofertas para pegar uma oferta de sequência de fondue. Sabemos também do Tchê Ofertas, Prime Gourmet (com nosso cupom MOXILEIRA você ganha R$ 10 de desconto na assinatura do plano) e Duo Gourmet (usando o cupom VICTORSDD2L você recebe R$ 50 de desconto para assinar o plano anual). Nesses dois últimos você consegue pegar, por exemplo, dois pratos pagando o valor de apenas um.

Sequência de Fondues no restaurante Piatto di Parma

Em nossa primeira (e única) janta fora do hotel 🤣️ aproveitamos uma oferta de R$ 45,90 por pessoa para degustar uma sequência de fondues, que era uma das nossas prioridades ao visitar a região. Essa foi a opção mais econômica que encontramos (e olha que pesquisamos bastante), e não nos decepcionamos.

Estava chovendo bastante, mas isso acabou tornando a noite ainda mais agradável. Apesar de ser um restaurante italiano, no Piatto di Parma o fondue envolve uma sequência de queijos, carnes e chocolate.

🫕️ A comida é abundante e à vontade, com vários filézinhos de carne, porco e frango, além de pães, batatas e até brócolis – isso sem falar nas opções da sequência doce, com a calda derretida de chocolate e uvas, morangos, bananas, bolachas e marshmallows como acompanhamentos. Valeu a pena demais!

As sequências de fondue são uma atração por si só em Gramado

Fonte do Amor Eterno e Igreja de Gramado iluminada

Saímos completamente satisfeitos e, com a chuva dando uma trégua, ainda deu tempo de darmos uma volta novamente na charmosa e iluminada Avenida Borges de Medeiros, quando pudemos apreciar a bela Paróquia de São Pedro iluminada e a Fonte do Amor Eterno, que fica escondidinha ao lado da igreja. Neste dia, rodamos cerca de 120 km de carro no total.

A igreja de Gramado consegue ficar ainda mais linda à noite

Dia 4: Nova Petrópolis, Farroupilha, Caravaggio, Bento Gonçalves e Garibaldi

Em nosso quarto e último dia completo pela Serra Gaúcha, percorremos cerca de 250 km de carro, passando brevemente por algumas das principais cidades da região. Tomamos mais um café reforçado no hotel e partimos para o longo dia às 09:30.

< Pausa rápida para um comercial >

Linha Imperial e Queda D’água Johann Grings

Linha Imperial é uma localidade rural do município de Nova Petrópolis conhecida por seus jardins floridos, casas em estilo enxaimel e belezas naturais. Passamos por ali vindo de Gramado, antes de chegar propriamente na cidade vizinha, em uma atração que o Pietro encontrou no Maps (pois é, ele fuça bastante antes das viagens), a Queda D’água Johann Grings.

No riacho onde a queda d’água está localizada, foi construído o primeiro moinho da região, que também abrigava uma serraria. Entre a cascata e o alicerce da primeira serraria, há uma fonte de água que nunca seca, mesmo durante os períodos de seca. Essa fonte é conhecida por ter água gelada e era utilizada pelos antigos moradores como uma espécie de geladeira para resfriar garrafas de vinho e cerveja. É uma parada bem rápida quase na beira da estrada e as placas estavam em péssimas condições, mal dava para ler, mas o local carrega uma importância histórica.

Árvores Gigantes de Santa Catarina: o Pinheiro Multissecular (Milenar) de Linha Imperial

🌲️ Em seguida, fomos até o Pinheiro Multissecular, um pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) com idade estimada de 1.000 anos, altura de 45 metros e espessura equivalente ao círculo formado por sete adultos de mãos dadas. A trilha é rápida e leva menos de 5 minutos. Achamos uma plaquinha interessante sobre o projeto de árvores gigantes de Santa Catarina. Este pinheiro está na 10ª posição das araucárias gigantes sobreviventes da região.

 O objetivo do projeto é catalogar e preservar árvores gigantes, especialmente a imbuia, que é a árvore símbolo de Santa Catarina e está em risco de extinção, e teve início em 2013, após o professor Marcelo Callegari Scipioni visitar parques nos Estados Unidos, onde cada estado realiza esse tipo de trabalho. Ele percorreu mais de 6,8 mil km ao longo de três anos e identificou as últimas 13 araucárias gigantes da região sul do país, com diâmetro acima de 2 metros.

Trilha super rápida e que certamente vale a pena

Praça Theodor Amstad e Fundação da Sicredi (Berço do Cooperativismo de Crédito na América Latina)

Neste bairro afastado de Linha Imperial, ocorreu a fundação da Cooperativa de Crédito e Poupança (atualmente Sicredi) em 1902, inspirada pelo padre suíço Theodor Amstad. Esse fato tornou Nova Petrópolis o berço do cooperativismo de crédito na América Latina, e, assim, visitamos a praça que leva o nome deste padre. Mesmo sem saber dessa informação, você vai notar como curiosamente o logo da Sicredi está espalhado pelo local. 💰️

Construída em 1942 com o apoio dos colonos da região, a praça possui um busto em homenagem ao padre Amstad, além de ser muito bela, florida, contar com a linda Paróquia São Lourenço Mártir e abrigar o prédio da primeira cooperativa de crédito da América Latina.

Essa pracinha não prometeu nada e entregou tudo!

Nova Petrópolis: Pórtico e Varig Vive

Deixamos o bairro e seguimos até Nova Petrópolis, passando pelo pórtico da cidade, que foi inaugurado em 1973, e é inspirado no estilo bávaro (assim como o de Gramado), sendo construído em pedra, com detalhes em lambrequim (madeira recortada). No entanto, diferente do pórtico bávaro de Gramado, sua localização não é tão boa e segura para fotos.

Obs: enquanto escrevo esse post, percebi um local pouco antes de chegar no pórtico chamado Varig Vive, que parece ter um avião estacionado (ou parte deles) da Varig, a Viação Aérea Rio-Grandense, onde está sendo construído um memorial para relembrar a empresa pioneira da aviação brasileira. ✈️

Tome um pouco de cuidado ali pois fica bem em uma curva da estrada

Restaurantes Alemão Lindenhof, Cervejaria Edelbrau e Influências Germânicas (Arquitetura e Cultura)

Logo ao entrar na cidade vimos o restaurante alemão Lindenhof e a cervejaria Edelbrau, onde se pode degustar vários tipos de chopp e aprender mais sobre o processo de fabricação das cervejas desta marca.

A cidade é conhecida por preservar suas raízes germânicas, tanto na cultura quanto na arquitetura, especialmente a enxaimel (aqueles prédios brancos com listras de madeira), a qual reflete a influência da colonização alemã na região e é rapidamente percebida durante sua visita.

Adoro essa arquitetura germânica típica 🇩🇪️

Parque Aldeia do Imigrante e Galeria Imigrante

Estacionamos perto do centro e demos uma volta a pé, passando em frente ao Parque Aldeia do Imigrante, um famoso atrativo turístico criado com o objetivo de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram a região, principalmente os de origem alemã.

O parque está dividido em duas áreas principais: a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. A Aldeia Bávara é composta por casas comerciais que recriam a atmosfera de vilarejos no sul da Alemanha. Já a Aldeia Histórica é um museu vivo que representa a história dos primeiros imigrantes, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva na cultura e no modo de vida dos colonizadores. O parque ainda conta com belos jardins, áreas de lazer, restaurantes e lojas com produtos artesanais e gastronomia tradicional. Com entradas a partir de R$ 28 e pouco tempo, resolvemos deixar para uma próxima, dando apenas uma bisbilhotada aérea.

Bem ao lado, demos uma volta na Galeria do Imigrante, um centro comercial com diversas lojas, incluindo lojas de roupas, calçados, chocolates, presentes e muitas de tricô. Também há alguns restaurantes no local, mas não achamos nada muito interessante ou especial.

Olhando por cima já deu para ter uma noção que o parque é bem bonito

Rua dos Jardins, Praça das Flores e Labirinto Verde

Saímos dali para estacionar perto da Rua dos Jardins, com curvas acentuadas e um belo projeto de paisagismo, além de uma vista bonitinha da natureza da região. É uma ruazinha bonita sem nada muito especial, basicamente.

🐝️ Caminhamos até a famosa Praça das Flores, também conhecida como Praça da República, muito florido e perfumado. Os canteiros da praça são cuidadosamente mantidos e oferecem uma grande variedade de flores ao longo do ano, em todas as estações. Além disso, a praça também abriga banheiros públicos, a Casa do Artesão e alguns monumentos que homenageiam colonizadores e o cooperativismo surgiu na cidade, e muitas casinhas de abelhas sem ferrão, como Jataí, Mandaçaia e Manduri – o Pietro adorou, pois é entusiasta de Meliponas.

🐇️ O local estava todo enfeitado para a Páscoa, com vários coelhos e ovos gigantes e coloridos. Achamos curioso um Chimarródromo, que era basicamente um bebedouro com água quente para tomar chimarrão. Não deixe de tirar foto também neste belo “quadro” florido simbólico com o nome da cidade.

Tudo enfeitadinho, estava lindo!

😵‍💫️ Também nesta praça aproveitamos para curtir o Labirinto Verde, feito para as crianças mas igualmente divertido tanto para os adultos. O labirinto é formado por ciprestes plantados em círculos, de modo que isso cria uma cerca viva que desafia as pessoas a encontrarem o centro. Com mais de 2 metros de altura e 28 metros de diâmetro, nos aventuramos por uns 5 minutos até encontrar a saída.

Esse é o ponto principal da cidade, não deixe de conhecer

Rua Coberta de Nova Petrópolis

Caminhamos ainda rapidamente sob a Rua Coberta da cidade (pelo visto, cada cidade da região tem sua própria versão 😂️), integrada com a Praça das Flores, onde acontecem apresentações culturais, feiras e eventos da cidade, mas que naquele momento estava completamente deserta e tranquila. Um pano colorido estava cobrindo o local.

Completamente vazio durante nossa visita

Cidade Zaandam e Centro de Informações Turísticas de Nova Petrópolis

E, por fim, voltamos ao carro para abastecer e seguir ao próximo destino, mas, antes, passamos em frente do Cidade Zaandam, um empreendimento cultural e gastronômico que, pelo que li, busca reproduzir a vida de uma cidade típica da Holanda atual. 🇳🇱️

Foi criada por uma família de descendentes holandeses para homenagear as colônias holandesas no Brasil, e o nome se refere à cidade de Zaandam, localizada na província de North Holland, próxima a Amsterdam. Queremos voltar para ver as casas típicas, moinhos de vento, museu, cervejaria e música. Além disso, dá para provar a gastronomia e os pratos típicos da Holanda, como queijos, waffles e cervejas artesanais.

O último ponto de Nova Petrópolis que vimos foi este prédio do Centro de Informações Turísticas. É possível obter informações turísticas sobre a região ou subir os 25 metros de altura da torre estilo alemão e apreciar a paisagem. A cidade – mais especificamente este estabelecimento – é a sede da Rota Romântica, e ali pode-se obter mapas e mais informações desta rota turística.

Só pudemos contemplar as casinhas holandesas de dentro do carro

Caxias do Sul e Farroupilha

Pegamos a rodovia BR-116, passando (sem entrar) por Caxias do Sul e Farroupilha. É uma pena que tivemos tão pouco tempo, pois essas cidades possuem várias atrações a oferecer.

Divagações à parte, cerca de 01h20min depois de sair de Nova Petrópolis, chegamos em nosso próximo destino.

Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio

🛐️ O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio é um importante destino de romaria (peregrinação religiosa) no sul do Brasil. A devoção à Nossa Senhora de Caravaggio remonta à chegada dos imigrantes italianos à região, que trouxeram consigo os valores de fé, família e trabalho.

Não bastasse o belo santuário, tem também lindas vistas

O edifício foi construído em 1960 para substituir a antiga capela de 1879 e é simplesmente lindo e icônico – sua altura chama a atenção, e o interior também é belo, mas achamos o interior da antiga capela ainda mais bonito. Além disso, por estar localizado no topo de um morro, pode-se ter belas vistas para a região.

O local também conta com espaços de visitação, restaurantes e venda de objetos religiosos. No Recanto das Graças, há milhares de fitinhas amarradas nas grades. Ficamos uns 20 minutos explorando o santuário.

A altura do santuário é surpreendente

Caminhos de Pedra

Para ir até Bento Gonçalves, entramos na estrada sentido contrário ao que geralmente se percorre, o roteiro turistico Caminhos de Pedra. Com cerca de 12 km de extensão, o percurso conta com mais de 25 pontos de visitação, como a Casa da Ovelha, Casa da Tecelagem e a Casa do Tomate.

Prédios históricas, restaurantes, museus, vinícolas e lojas preservam a cultura e a arquitetura dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região. Muitas de suas construções antigas são feitas de pedra, que remontam à época da colonização italiana. Como você já deve ter imaginado, como estávamos só passando rapidamente, não deu tempo de parar em nenhuma das atrações.

Belvedere Cascata dos Amores

🏞️ Nossa ideia era conhecer a Cascata dos Amores, mas não daria tempo de fazer a trilha, que para falar a verdade não parece tão longa assim. Sendo assim, tivemos apenas uma vista aérea da cachoeira. Se você não tem um drone, pode ir no mirante gratuito Belvedere Cascata dos Amores.

Belíssimas cachoeiras! Agora quero voltar para conhecer por baixo

Bento Gonçalves, a Capital do Vinho do Brasil

Fiquei animada em visitar a cidade de um casal que começamos a acompanhar em 2019 no Instagram e que nos inspira muito desde então, o João e a Carina do @cronicasnabagagem.

🥰️ Por conta de eles falarem sobre a cidade que nasceram (Bento Gonçalves) desde que conhecemos o perfil, esse nome nos marcou muito e sempre ficou em nossas cabeças. Apesar de ficar a mais de 2 horas de distância de Gramado, como é um dos destinos principais da Serra Gaúcha, resolvemos passar por ali, ainda que fosse breve.

Praça Achyles Mincarone: Monumento aos Imigrantes e Igreja Comunidade São Bento em Formato de Barril

Como era por volta das 16h, resolvemos focar em apenas alguns pontos da cidade, começando pela pequena praça Achyles Mincarone, onde se destacam duas atrações. O Monumento aos Imigrantes é uma escultura totalmente em bronze e com 121 toneladas feito para homenagear o esforço e o trabalho dos imigrantes italianos que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Já a icônica Igreja Comunidade São Bento possui uma arquitetura peculiar: é em formato de um “barril”, e o altar, os vitrais e até a caixa de coleta de ofertas remetem à cultura do vinho. Bem, estamos na capital do vinho, o que mais poderíamos esperar? 🍷️

Diferente de tudo que já vimos, combina bem com a cidade 😂️🍷️

Santuário Santo Antônio, Igreja Cristo Rei e Maria Fumaça (Trem do Vinho)

Em seguida, passamos em frente da Igreja Santo Antônio, muito charmosa, e estacionamos para ver mais de perto a bela Igreja Cristo Rei, em arquitetura estilo gótico e com uma torre central de 40 metros de altura. A igreja apresenta várias das características deste estilo, como as estátuas de leões alados na entrada.

🚂️ Além disso, na rua ao lado se situa a estação da Maria Fumaça, também conhecida como Trem do Vinho, o qual percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o percurso, os vagões do trem se tornam palco para apresentações artísticas, como música, teatro e dança, que ficam ainda mais animadas após degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça para.

O pessoal da Serra Gaúcha é especialista em fazer igrejas bonitas

Pipa Pórtico e Crônicas na Bagagem

Nos despedimos da cidade às 17h, parando em mais um ponto icônico de Bento Gonçalves: o Pipa Pórtico.

Este monumento tem um significado especial para nós, pois ali o casal do Crônicas na Bagagem tirou uma foto simbólica antes de começar sua grande jornada de exploração por diversos países no Sandero. Sendo assim, é claro que iríamos estacionar para tirar uma foto no mesmo estilo.

A única coisa desagradável do local foi uma vendedora tentando enfiar alguns apartamentos em nós, mesmo depois de insistirmos que não tínhamos interesse (nem dinheiro).

Super simbólico para nós 🥰️

Garibaldi

Seguimos para nossa última parada do dia, Garibaldi, a cerca de 20 minutos de Bento Gonçalves. A cidade é reconhecida como uma das mais importantes produtoras de vinhos e espumantes do Brasil.

Paróquia São Pedro, a Igreja Matriz de Garibaldi

Entramos na cidade e logo paramos na igreja matriz de São Pedro, uma construção histórica, com arquitetura em estilo gótico. Seu interior é belíssimo e aproveitamos para dar uma conferida.

Mais uma linda igreja

Mirantes de Garibaldi

Como o centro histórico e a igreja estão em um “vale”, subimos uma pirambeira até um mirante bem legal para contemplar a cidade, além de contar com uma pequena capela, a Ermida da Imaculada Conceição. Comemos um lanche no local tranquilo.

Já na saída da cidade, mais especificamente em frente ao hotel Dall’Onder SKI, há um pequeno deck onde também dá para se ter belas vistas de Garibaldi – no caso, a vista oposta à que tivemos no mirante anterior. Era 18:00 e o sol estava se pondo.

A cidade fica em uma espécie de “vale”, então é cheia de morros

Rodízio em Casa do Restaurante Bella Gramado

🍕️ Retornamos diretamente para Gramado depois de cerca de mais 2 horas de estrada. Estávamos bem cansados e resolvemos pedir comida no IFood, onde encontramos uma opção interessante – o “Rodízio em Casa” do Restaurante Bella Gramado. Foram 4 pizzas de tamanho pequeno/médio nos sabores Tubiano, Colorada, Despacito e Nossa Vanera (Doce). Pagamos R$ 69,80 e, considerando os preços da cidade, achamos que valeu muito a pena.

Aprovadíssimo! 🍕️

Dia 5: Retorno para Porto Alegre e Sala VIP Ambaar Club

Por fim, em nosso último dia acordamos cedinho para tomar um café reforçado, retornar até Porto Alegre, devolver o carro na Localiza e embarcar. Foram duas horas de estrada sem parar em nenhum momento, e pouco antes das 09:00 já devolvíamos o veículo.

Pelo Lounge Key, acessamos o Ambaar Club, perto dos portões 117 e 118, onde comemos um delicioso queijo com doce de leite. Tinha também salgadinhos, caldos quentes, frutas e muito mais. Fechamos a viagem com chave de ouro!

Esse queijo com doce de leite…

Quanto Gastamos na Serra Gaúcha em 5 Dias?

💸️ Como temos feito nos últimos posts, vou deixar a tabelinha abaixo indicando quanto gastamos durante esses pouco menos de 5 dias pela Serra Gaúcha. Lembrando que nosso hotel tinha café da manhã incluído, e que geralmente não almoçamos em nossas viagens – apenas beliscamos durante o dia e comemos melhor à noite. Os preços são por pessoa.

CategoriaGastoObservação
Passagem e HospedagemR$ 398,40 (pacote com voos + hotel)Sim, o pacote saiu em um valor absurdamente barato. São 4 diárias (!!)
TransporteR$ 216,84 (ônibus e Uber)Não somos de SP, então precisamos pegar um ônibus para Campinas e outro até SP
AlimentaçãoR$ 300Obs: tínhamos café da manhã incluso e praticamente não almoçamos...
PasseioR$ 55Pagamos apenas as entradas do Mirante do Paredão e do Le Jardin Lavanda
PresenteR$ 45Aqui estão chocolatinhos e tercinhos para nossas famílias
Carro, Gasolina e PedágioR$ 315 (22,56k milhas Smiles) para 4 diárias + R$ 130 em gasolina + R$ 17,75 em pedágiosTivemos que abastecer poucas vezes e passamos por poucos pedágios. O aluguel do carro pagamos com algumas milhas Smiles para testar esse tipo de uso
TotalR$ 1.300Esse foi o valor que gastamos por pessoa em pouco mais de 4 dias. Saiu muito em conta, né?

Considerações Finais

Sim, é evidente que estamos com muita vontade de voltar para a Serra Gaúcha, pois deixamos de fazer várias coisas, como vocês devem ter notado. Essa viagem foi mais para dar um “geral” na região, conhecer algumas coisas mais clichês e poder voltar com mais calma, sabendo melhor o que faremos.

Também não pudemos explorar várias das cidades próximas ou até mesmo em nosso caminho, como Ivoti, Picada Café, Flores da Cunha, Santa Tereza, Antônio Prado, Cambará do Sul e seus cânions… etc.

De qualquer maneira, espero que este nosso roteiro com tempo limitadíssimo possa te ajudar de alguma forma. Você já conhecia a Serra Gaúcha ou foi apenas para Gramado e Canela? Deixe um comentário abaixo, adoramos ler os relatos alheios. 😍️

E aproveite para entrar em nosso grupo gratuito do WhatsApp, onde falamos sobre destinos nacionais como esse.

Até a próxima!

Vídeos e fotos nos destaque do Instagram
Dicas todos os dias 😍

Lá no Instagram mostro minha rotina e do Pietro durante nossas viagens; quando não estamos viajando mostro como nos preparamos e compartilho dicas valiosas para te ajudar a economizar.

Stories • Roteiros no feed • Reels rápidos • Preços de produtos na gringa • Caixinha de perguntas • Dicas dos seguidores • rotina de viagem • promoção de passagens • melhores apps • fotos bonitas • consultoria gratuita
Seguro Viagem

Não viaje sem um!
Imprevistos acontecem e sua viagem pode sair cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Explore nosso blog
Entre em Contato Conosco
Algum problema, erro, dificuldade, dúvida, crítica, sugestão? Por favor, preencha o formulário abaixo - adoramos receber feedback!