Olá exploradores!
Quando damos dicas ou viajamos com outras pessoas que não possuem esse costume, compartilhamos nosso checklist do que consideramos importante na hora de montar as malas: roupas, utensílios, comida e medicamentos (um kit ou caixa de primeiros socorros). E, em relação ao último item, a dúvida mais recorrente é: o que levar nesse kit de primeiros socorros?
Existem diversos tipos, desde os kits de primeiros socorros para empresas, até os kits de primeiros socorros para acampamentos remotos.
Nesse post, vamos tentar listar itens que consideramos essenciais para montar um kit de primeiros socorros para viagens, especialmente as que envolvam aeroportos ou acampamentos.
Antes de começarmos, precisamos deixar o disclaimer abaixo – um aviso muito importante:
- Não somos médicos, apenas estamos tentando facilitar a organização desse item tão importante para todas as pessoas.
- Cada um deve ser responsável em ir atrás de médicos e profissionais para montar seu próprio kit e deve saber o que está fazendo antes de tomar qualquer remédio.
- Se você não tem certeza de algo, não se arrisque! Às vezes, agir equivocadamente pode até piorar a situação.
➡️ Clique aqui para entrar em nosso grupo gratuito de WhatsApp com dicas, passagens e mais! ✈️
O que é um kit de primeiros socorros?
O kit de primeiros socorros costuma ser uma bolsinha ou caixa contendo diversos remédios, curativos e utensílios, com o objetivo de possibilitar cuidados imediatos a alguém ferido ou doente. Com um kit desses, pode-se fazer um atendimento básico e emergencial até que se tenha contato com um profissional competente que tomará o controle da situação.
Antes do surgimento dos kits gerais de primeiros socorros, quando uma lesão ocorria, o procedimento costumava ser de procurar o mais rápido possível por um médico – isso quando houvesse um. Nesse meio tempo, passavam-se minutos ou horas críticas sem que a pessoa ferida recebesse um tratamento, e era frequente que outras pessoas tentassem mover ou ajudar quem havia se ferido antes da chegada de um profissional e acabasse fazendo mais mal do que bem.